Dúvidas sobre normas

Por: vinicius silva  

Em: 04/06/2010 02:28

Bom dia galera! Estou com dúvidas sobre normas, normas do tipo : Como saber a altura correta de um telhado, como saber quantas aguas usar no telhado, qual é a altura mínima de uma porta, largura mínima.... tamanho de janelas essas coisas... alguem pode me dar uma ajudar? aonde arrumo documentos relativos a isso? Grande abraço! E desde já obrigado!
Bom dia Vinicius, Essas informações facilmente vc encontrará em um bom livro de Arquitetura!
Colega, vou lhe passar o que eu sei: Caimento de telhado: Telha de concreto ou cerâmica, funciona com caimento de 22º a 25º, dá para colocar mais se quiser e se pegar o catálogo de cada modelo tem o caimento ideal, quando o cliente ainda não escolheu o tipo eu coloco no projeto 25º. Fibrocimento o caimento é menor 15 a 17°. Quanto às águas depende do contorno da casa, quanto mais quebrada mais águas dá, aí é uma questão de pegar alguns projetos e dar uma estudada. Portas, alturas de portas internas 2,10 m, largura de portas de dormitórios 80 cm, largura porta de banheiros 70 cm, isso não impede que se faça mais largas mas acho que é isso o mínimo. Altura de portas externas 2,20 ou 2,30, a parte superior das janelas externas devem fechar também nessa altura. Procure por ergonomia que de repente ache coisas, tipo altura ideal de mesas, cadeira, etc. tb.
Ola tudo bem? O assunto é bem complexo mais vou resumir um pouco aqui pra vc. O telhado varia conforme o tipo de cobertura que ser feito, como fibrocimento, telhas, zinco etc, e o tipo de construção. O calculo da inclinação varia conforme o tipo de telha e o vão da cobertura esse tipo de informação vc consegue em catalos de telhas onde o fabricante indica o tipo de estrutura e inclinação conforme o tipo de telha e o vão do telhado. As portas por padão tem 210/220 cm de altura a largura varia conforme o tipo de abertura, portas de abrir geralmente tem de 120 a 60 cm de largura, portas de entrada costumam ser mais largas algo em torno de 90 a 120 cm, porta de dormitorios e fundos 80x210 cm e banheiros 60x210 cm essas são as medidas mais comuns. As janelas vc se baseia por um calculo proporcional a área do ambiente salas e dormitorios a área cozinha pode considerar a area minima de abertura para iluminação e ventilação de 1/6 do total da area do ambinete e ambientes como o banheiro 1/8 Ex: Dormitório 9 m² (1/6) = 1,5 m² de abertura minima por normae gostariamos que a janela tivesse 120 cm de altura Sabemos que o alinhamento das portas é 210cm de altura e queremos manter todas as esquadria no mesmo alinhamento entao fazemos a seguinte conta área minima/altura=largura (150/120=125) entao nossa janela tera 125x120x90cm larguraxalturaxpeitoril (ué da onde saiu o 90? 210-120 da altura = 90 cm de peitoril) Abaixo segue algumas apostilas http://www.4shared.com/document/nQF0VRy3/Apostila_de_impressao_em_ACAD_.html http://www.ufrgs.br/destec/donwloads/Desenho%20de%20Projetos%20de%20Edifica%E7%F5es.pdf
cara.. o juliano é um dicionário... kkk tutor man... belas dicas.. essa continha eu não sabia... fazia no "zóio" mesmo.. hehe
Brigadão ae galera pelos links e pelas dicas!! VALEU MESMO!! :)
Se fosse fácil não teria graça!

www.viniciusbaltazar.com.br

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711312.

Total de membros registrados: 138848

Últimos membros registrados: Sanders4Amir, WildVictor93, bnlo1234, braddock, Waltonediths, douglaskuhn, albert138, naturegardencbd.

Usuário(s) on-line na última hora: 712, sendo 24 membro(s) e 688 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Roberto Movanni, Sanders4Amir, Le_Andro, Leonardo, chockspvp, Joao Barreto, m.schnaider, Eduardo Ramos, Reinaldo Silva, emersonforentin, Eng Damasceno, Eber.Silva, Lucas Reis, WildVictor93, Gabriel.C, Daniel Monteiro, Duda, bnlo1234, marcelo de moraes, mdpontes, Celso Borttoloto, TadeuB79, Sergio1987, Elis.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.