Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Designer RS   Bento Gonçalves - RS - RS
marcelo de moraes   Osasco (SP) - AC
wilson medeiros   SÃO PAULO - SP
Guilherme Galiciani   São Caetano do Sul - SP - SP
elisalage   italia - Internacional

Portfólios Ver Mais

bronoo   Taubaté
JGBRENE   SAO PAULO - AC
tonyantunes   Curitiba - AC

Melhorar Iluminaão da Cena

Por: everaldocost  

Em: 01/08/2010 14:57

Fala galera TRESD1! Gostaria de uma ajudinha de vocês para melhorar essa cena. Não tenho experiência avançada em vray. Apenas uso configurações baseadas em alguns tutoriais que vejo por aqui. A cena ficou muito cheio de granulado e ainda ficou com alguns pontos brancos espalhado pela cena que eu corrigir no photoshop e infelismente salvei por cima e não tenho como mostrar esse problema para vocês. Mas o granulado tá aí! Vi até um tutorial aqui que fala um pouco a respeito do granulado http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=19563, mas quando fiz as alterações de acordo com o tutorial o tempo de render estimado tava em muuuuuuitas horas. Aí cancelei, pois tinha deixado já umas 4 horas e os quadradinhos da janela de render nem se quer sairam do lugar. Segue as configurações que utilizei e se alguém puder ajudar, não só a mim mas como a outros que possam ter as mesmas dúvidas, fique a vontade. Abração!
faz o seguinte, colocao noise trshj pra 0,01 , e aumenta o lighjt caceh pra uns 2500, coloca o Irrdiance no High, cv tem a aumentar o subdivs do vray light, com 8 eh mto poco, granula facil, coloca uns 18 pra testar, e vai aumentando.. nao entendi pq vc coloco o skylight pra 1,5, pra ficar mais claro?/ Pq seu gamma ta menos de 1, isso vai deixar a cena escura de qualquer jeito, e as luzes que inlfuenciarem vai estourar facil tb,.. apesar doq ta boa a iluminacao.. faz essa mudancas e posta a configuracao pra gente ver.! abraco
Vc tem mto pontos de luzes, então tem que aumentar a subd das sombras, a configuração Medium para o IR ja esta bom, aumente o LC para 1500 ou 2000, mais o importante e aumenta a sub divisão, vc pode aumentar na aba system logo em DMC Sampler, o Global que esta 1 para 3 e o Mini para 16, e no noise deixa 0.001... abraços
Boa noite dneo_! Primeiramente te agradeço pela disposição em ajudar! Eu fiz lá todas as alterações que você surgeriu acrescentando deixar o gama com 1. Quanto o skylight eu nem sei te dizer pq eu deixei com 1,5... é que eu peguei uma configuração de uma cena "parecida" com essa minha. Tipo, cena interna com janelas laterais! E sai editando algumas coisas dessa configuração. É que não entendo quase nada de vray ou qualquer outro renderizador. Sei que não se tem uma receita de bolo para configuração de vray mas é o que geralmente costumo fazer uma vez que é muito complexo. Mas aos poucos, a medida que vou fazendo cenas diferentes, vou aprendendo uma coisa ou outra. Eu sou arquiteto e comecei a me interessar pelo 3ds max + vray por ver a qualidade das imagens que a galera aqui consegue desenvolver. E claro, vi nisso a oportunidade de "ganhar" o cliente. Que todos ficam estusiasmados com essas imagens, mas que comparado com a de vocês aqui sei que fico ano-luz atrás. Mas como o 3d não é meu foco principal, tá dando pra o gasto. Mas aos poucos (a medida que o tempo permite) vou vendo um tutorial aqui outro ali e vou absorvendo novos conhecimentos e macetes. Acho que fugi do tema, né? hehehe... foi mal. Mas enfim, segue a imagens com tuas dicas! Só uma coisa: as subdivisões da iluminação para ser aumentadas seriam só para as vray light mesmo, não é? As outras internas continuariam na mesma? Pois foi assim que entendi e fiz... E o legal seria que todos respondessem como você fez: explicando o pq de cada alteração! para não ficar aquela coisa mecânica que eu já estou hehehe Esqueci de falar que reduzi a resolução para o render ser mais rápido e o render final ficou com 2h 47min. Abraço e Valeu!
Vlw Mauricio3d, vou seguir suas dicas agora! afinal é assim que se consegue os bons resultados, não é? Assim que eu renderizar posto aqui, blz?
Entao, out dica pra qndo for renderizar, vc pode aumentar o Global subdisv multplier la na aba _DMC : sampler ele vai multiplicar os valores de subdisv pelo valor q vc coloca, isso inclui materiais e luzes tambem entre outras coisas., entao se sua light estiver com 12, colocando 2 no multplier ela fica com 24, é mais pratico q mudar uma por uma, e os materiais tambem, mas o tempo de render vai aumentar bastant tb.. Abraco! Sobre essa ultima imagem parece q melhoro a iluminacao, fico mais visivel as coisas, agora tem q tirar o granulado msmo, como o mauricio falo, da pra colocar o IR no medium e tentar mecher nos subdisv e noise thres.
Fala Dneo_ e Maurício, td blz? Então, segue a nova imagem renderizada de acordo com as dicas, dessa vez do maurício. A renderização demorou um pouco mais de 10 horas pra uma resolução de 800x433... deixei durante a noite e fui dormir hehehe Ah dneo_, agora eu entendi essa questão do Global subdisv multplier. Por isso que no teste que fiz seguindo o tutorial que falei passaram-se hooooooooras - 4 horas - e os blukets (os quadradrinhos da janela do render que não sei se o nome é esse mesmo) não saíram do lugar. Pq eu coloquei 24 kkkkkkkk... Nesse novo render eu coloquei segundo a dica do Mauricio3d que foi de 3. Com certeza o granulado melhorou. Agora ficou esses pontos brancos aí que num faço a mínima de como controlar isso. Ah, e eu diminui o skylight de 1,5 para 1. Abraço!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711302.

Total de membros registrados: 138829

Últimos membros registrados: phb.barbacena, sofiarossini, DBJURIS85, Sakura, fmoreira, optivision, Glucovate45, Gabriel01.

Usuário(s) on-line na última hora: 555, sendo 26 membro(s) e 529 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Le_Andro, Carlos E. Nogueira, Victor Mendonça, kkcoelho, nandao, Antonio, Luana Chen, Pedro Juliato, renaz, Starter, Evandro00, Eduardo Ramos, Daniel Monteiro, maxoliveira.archviz, magster, mastermax, Lucas Reis, Eber.Silva, Gabriel.C, TadeuB79, marcola, Duda, Baldo, JMDesign, Vladis, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.