Melhorar Iluminaão da Cena

Por: everaldocost  

Em: 01/08/2010 14:57

Fala galera TRESD1! Gostaria de uma ajudinha de vocês para melhorar essa cena. Não tenho experiência avançada em vray. Apenas uso configurações baseadas em alguns tutoriais que vejo por aqui. A cena ficou muito cheio de granulado e ainda ficou com alguns pontos brancos espalhado pela cena que eu corrigir no photoshop e infelismente salvei por cima e não tenho como mostrar esse problema para vocês. Mas o granulado tá aí! Vi até um tutorial aqui que fala um pouco a respeito do granulado http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=19563, mas quando fiz as alterações de acordo com o tutorial o tempo de render estimado tava em muuuuuuitas horas. Aí cancelei, pois tinha deixado já umas 4 horas e os quadradinhos da janela de render nem se quer sairam do lugar. Segue as configurações que utilizei e se alguém puder ajudar, não só a mim mas como a outros que possam ter as mesmas dúvidas, fique a vontade. Abração!
faz o seguinte, colocao noise trshj pra 0,01 , e aumenta o lighjt caceh pra uns 2500, coloca o Irrdiance no High, cv tem a aumentar o subdivs do vray light, com 8 eh mto poco, granula facil, coloca uns 18 pra testar, e vai aumentando.. nao entendi pq vc coloco o skylight pra 1,5, pra ficar mais claro?/ Pq seu gamma ta menos de 1, isso vai deixar a cena escura de qualquer jeito, e as luzes que inlfuenciarem vai estourar facil tb,.. apesar doq ta boa a iluminacao.. faz essa mudancas e posta a configuracao pra gente ver.! abraco
Vc tem mto pontos de luzes, então tem que aumentar a subd das sombras, a configuração Medium para o IR ja esta bom, aumente o LC para 1500 ou 2000, mais o importante e aumenta a sub divisão, vc pode aumentar na aba system logo em DMC Sampler, o Global que esta 1 para 3 e o Mini para 16, e no noise deixa 0.001... abraços
Boa noite dneo_! Primeiramente te agradeço pela disposição em ajudar! Eu fiz lá todas as alterações que você surgeriu acrescentando deixar o gama com 1. Quanto o skylight eu nem sei te dizer pq eu deixei com 1,5... é que eu peguei uma configuração de uma cena "parecida" com essa minha. Tipo, cena interna com janelas laterais! E sai editando algumas coisas dessa configuração. É que não entendo quase nada de vray ou qualquer outro renderizador. Sei que não se tem uma receita de bolo para configuração de vray mas é o que geralmente costumo fazer uma vez que é muito complexo. Mas aos poucos, a medida que vou fazendo cenas diferentes, vou aprendendo uma coisa ou outra. Eu sou arquiteto e comecei a me interessar pelo 3ds max + vray por ver a qualidade das imagens que a galera aqui consegue desenvolver. E claro, vi nisso a oportunidade de "ganhar" o cliente. Que todos ficam estusiasmados com essas imagens, mas que comparado com a de vocês aqui sei que fico ano-luz atrás. Mas como o 3d não é meu foco principal, tá dando pra o gasto. Mas aos poucos (a medida que o tempo permite) vou vendo um tutorial aqui outro ali e vou absorvendo novos conhecimentos e macetes. Acho que fugi do tema, né? hehehe... foi mal. Mas enfim, segue a imagens com tuas dicas! Só uma coisa: as subdivisões da iluminação para ser aumentadas seriam só para as vray light mesmo, não é? As outras internas continuariam na mesma? Pois foi assim que entendi e fiz... E o legal seria que todos respondessem como você fez: explicando o pq de cada alteração! para não ficar aquela coisa mecânica que eu já estou hehehe Esqueci de falar que reduzi a resolução para o render ser mais rápido e o render final ficou com 2h 47min. Abraço e Valeu!
Vlw Mauricio3d, vou seguir suas dicas agora! afinal é assim que se consegue os bons resultados, não é? Assim que eu renderizar posto aqui, blz?
Entao, out dica pra qndo for renderizar, vc pode aumentar o Global subdisv multplier la na aba _DMC : sampler ele vai multiplicar os valores de subdisv pelo valor q vc coloca, isso inclui materiais e luzes tambem entre outras coisas., entao se sua light estiver com 12, colocando 2 no multplier ela fica com 24, é mais pratico q mudar uma por uma, e os materiais tambem, mas o tempo de render vai aumentar bastant tb.. Abraco! Sobre essa ultima imagem parece q melhoro a iluminacao, fico mais visivel as coisas, agora tem q tirar o granulado msmo, como o mauricio falo, da pra colocar o IR no medium e tentar mecher nos subdisv e noise thres.
Fala Dneo_ e Maurício, td blz? Então, segue a nova imagem renderizada de acordo com as dicas, dessa vez do maurício. A renderização demorou um pouco mais de 10 horas pra uma resolução de 800x433... deixei durante a noite e fui dormir hehehe Ah dneo_, agora eu entendi essa questão do Global subdisv multplier. Por isso que no teste que fiz seguindo o tutorial que falei passaram-se hooooooooras - 4 horas - e os blukets (os quadradrinhos da janela do render que não sei se o nome é esse mesmo) não saíram do lugar. Pq eu coloquei 24 kkkkkkkk... Nesse novo render eu coloquei segundo a dica do Mauricio3d que foi de 3. Com certeza o granulado melhorou. Agora ficou esses pontos brancos aí que num faço a mínima de como controlar isso. Ah, e eu diminui o skylight de 1,5 para 1. Abraço!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717359.

Total de membros registrados: 143147

Últimos membros registrados: adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh.

Usuário(s) on-line na última hora: 302

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.