bom, eu estou modelando há ums 4 meses para arquitetura, e uso uma forma de fazer as portas e janelas que vem me dando ons resultados, pode não ser a melhor. bom, se vc está partindo de uma planta do cad, as portas e janelas quando estrudidas formas aberturas, certo. nas janelas temos que criar uma parte em cima e outra em baixo. o negocio é mais complicado de fazer quando são aquelas pertas e janelas coloniais, tem que usar algumas artimanhas. mas voltando às portas quadradas, o que eu faço é dar dois cuts em cada um dos poligonos dos lados, aqueles que formam a espessura da parede(1). depois volto ao modo vertex e aplico scale 0 em z nos pares que quero que fiquem da mesma altura , nos dois lados(2). isso é para facilitar movimentação. a vantagem deste método é que se pode criar várias janelas de uma vez, desde que seja cuidadoso com os procedimentos. bom, depois de alinhar os vértices, podemos move-los na altura desejada, no caso comecei em 90 e terminei em 210 (3). o proximo passo é olar os lados, mas como??? uma forma que uso é deletar o poligono de um dos lados, extrudir os do outro lado e depois deletar o poligono extrudido (4), mas não os lados. apos isso, vc seleciona os 4 vertices dos poligonos extrudados e deletados em cima e em baixo, e os deixa junto aos do outro lado, valendo-ser do snap vertex para isso (5). parece que já estão juntos. mas não estão. selecione com uma janela os 16 vértices que estão juntos e pressione na área Weld o botão selected. para ver se não selecionou nenhum vértice a mais, no menu modify tem uma parte que conta quantos subobjects estão selecionados. pronto, se tudo deu certo voce verá apena oito vértices selecionados. pode rotacionar à vontade que a janela tem as quatro paredes da moldura, e sem deformar a malha. também poderia ser feito com edit poly, mas aqui usamos o mesh.
Um abraço!!!