Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

An3dre   Araras / SP - SP
bernardojl   rio de janeiro
Javo_M   españa - AC
claudiosdr   Brasil - CE

Portfólios Ver Mais

Lukaum   Rinópolis - SP
Lucas   Brasil - SP
ken3d   brasil - AC
farcfox   Rio de Janeiro RJ - RJ

Paredes e janelas

Por: Mago  

Em: 28/07/2004 18:21

Pessoal, estou tentando fazer uma casa. Já tenho planta e tudo definido. Comecei a modelar as paredes (todas de uma vez ) com shape line e depois aplioquei um extrude. Até aí tudo bem, parti para fazer os buracos das janelas usando Boolean - sei que ele causa defeitos na malha que temos que corrigir ai está o meu problema, tentei remover as edges só que para cada buraco (janela) sempre fica uma edge fixa de cada lado (não consigo remover) pq isto acontece? e como poderia resolver isto? existe outra maneira melhor? será que devo fazer uma parede de cada vez? Se alguem puder me ajudar agradeço muito e se não der para entender amanhã posto uns ups para ver melhor Valeu pessoal!!!! :)
olha, tenta ir no setor de tutoriais da 3d1, dai voce procura pelos tutoriais de autocad, tem um sobre coisas relevantes da maquete eletronica, acho que aquilo se aplica ao seu problema......
P2 350mhz 196mb video onboad 8mb http://andreisperid.vila.bol.com.br
Eai Mago, blz? Então, a melhor maneira é modelar a maquete inteira no AutoCAD, mas... :D Bom, eu não me acostumo com o AutoCad de maneira alguma, portanto, modelo tudo no max, como no max6 tem os componentes wall/doors/windows, eu faço tudo por ele, coisas simples, claro. Mas é bem prático, basta vc fazer as paredes na viewport top, posicionar as portas e janelas e depois linkar tudo nas paredes. Mas quando usava o max 5, que não tinha estes componentes, eu fazia da mesma forma que vc citou, só que depois eu transformava as paredes em edit poly e depois usava cut ou quick slice para fazer os cortes das aberturas, e depois deletava os faces. Flw! T+! :joiad:
bom, eu estou modelando há ums 4 meses para arquitetura, e uso uma forma de fazer as portas e janelas que vem me dando ons resultados, pode não ser a melhor. bom, se vc está partindo de uma planta do cad, as portas e janelas quando estrudidas formas aberturas, certo. nas janelas temos que criar uma parte em cima e outra em baixo. o negocio é mais complicado de fazer quando são aquelas pertas e janelas coloniais, tem que usar algumas artimanhas. mas voltando às portas quadradas, o que eu faço é dar dois cuts em cada um dos poligonos dos lados, aqueles que formam a espessura da parede(1). depois volto ao modo vertex e aplico scale 0 em z nos pares que quero que fiquem da mesma altura , nos dois lados(2). isso é para facilitar movimentação. a vantagem deste método é que se pode criar várias janelas de uma vez, desde que seja cuidadoso com os procedimentos. bom, depois de alinhar os vértices, podemos move-los na altura desejada, no caso comecei em 90 e terminei em 210 (3). o proximo passo é olar os lados, mas como??? uma forma que uso é deletar o poligono de um dos lados, extrudir os do outro lado e depois deletar o poligono extrudido (4), mas não os lados. apos isso, vc seleciona os 4 vertices dos poligonos extrudados e deletados em cima e em baixo, e os deixa junto aos do outro lado, valendo-ser do snap vertex para isso (5). parece que já estão juntos. mas não estão. selecione com uma janela os 16 vértices que estão juntos e pressione na área Weld o botão selected. para ver se não selecionou nenhum vértice a mais, no menu modify tem uma parte que conta quantos subobjects estão selecionados. pronto, se tudo deu certo voce verá apena oito vértices selecionados. pode rotacionar à vontade que a janela tem as quatro paredes da moldura, e sem deformar a malha. também poderia ser feito com edit poly, mas aqui usamos o mesh. Um abraço!!!
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos
Oi aabb, tudo bem? Vc modelava antes no AutoCAD? Porque o jeito que você faz é muito parecido com uma das formas de fazer no AutoCAD, a diferença é que extrude um Box para o peitoril e outro para a bandeira, depois une com as pareder com o Boolean, que nele é perfeito. Aproveitando as suas imagens, é isso que falo as vezes sobre usar o Boolean do Max, tem que fazer assim modelando o Mesh que é a forma mais adequada de modelar no Max. Abraços
outro dia, eu fiz assim: fiz a parede com um box, este com os normals flipados, dai usei o shape merge, dos compounds, para os orificios das janelas, deletei o shape mergeado, e pronto, sem destruição da malha.....
P2 350mhz 196mb video onboad 8mb http://andreisperid.vila.bol.com.br
Então, quem modela no AutoCAD mesmo sabe que faz essas paredes da forma que o AABB fez assistindo novela, sem nem olhar para a tela, só dando alguns comandos, não tem que cortar nada para unir, é só unir e boa, e dependendo do programa que estiver usando, tipo Arqui 3D ou ADT, você cria uma linha ele faz a parede com espessura, pé direito correto e tudo mais, até com textura do material Architectural do Max aplicada, para usar com perfeição física no Mental Ray depois, ai você quer colocar uma janela, clica na parede e a janela aparece com as medidas em relação a outras paredes, ao chão, ao teto, tudo em tempo real, mova a janela e vê as medidas bem grandes se modificarem em tempo real, clicou a janela está na parede. Ai o telhado que é meio simples nele, no Arqui 3D é bem melhor, mas então, pode fazer o telhado no Rhino como faria no AutoCAD, mas com um poder de modelagem oferecido por uma tecnologia 20 anos mais nova, chamada Nurbs. Abraços
e aí André, blz??? eu nunca modelei em autocad, só tive contato com a parte 3d dele a partir aqui do site. meu pai trabalha com autocad em projeto mecanico 2d, então nunca soube dessas funcionalidades do cad. eu realmente passo maus bocados modelando algumas coisas no 3d direto, mas até o momento não pude me dedicar mais ao aprendizado do 3d no cad, porque onde trabalho o pessoal vive em cima de mim apertando os prazos de entrega, então o tempo todo é so para modelar mesmo. li o tutorial de maquete eletronica, achei muito legal, mas ainda sobram muitas dúvidas que tenho que sanar pra modelar de forma produtiva no autocad. esta forma de modelar as janelas e portas eu descobri depois de apanhar com vários outros jeitos de fazer, entre estes o boolean. até dá pra usar o boolean em muitos casos, mas o problema é que o arquiteto às vezes faz alterações no projeto original e aí já viu, o boolean deixa aquelas faces estranhas e atrapalha tudo. essas janelas e portas quadradas nem são tão difíceis, o que eu acho mais complicado são aquelas coloniais, eu faço várias extrusões em cima e uso soft selection com buble para dar a forma de arco. mas dá pra ver que devem haver formas mais fáceis e produtivas de fazer isso. Um abraço!!!
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos
Oi aabb, tudo bem? Putz cara, você é uma pessoa que eu gosto muito, ajuda todo mundo aqui faz tempo, sempre com respostas bem completas, me manda um email do que precisa, me passa as dúvidas que tem e eu tento responder se souber, modelei por 4 anos maquetes eletrônicas, passava o dia modelando maquete no AutoCAD e ADT, nem conhecia o Rhino, aliás, ele não existia ainda :), o Max é um programa foda, eu já tive muito mais prática e segurança no AutoCAD do que tenho hoje no Max, mas faz tempo que não modelo mais para arquitetura, só que graças ao site e o fórum eu não esqueci, no que puder ajudar estou a disposição, sebe meu email né? Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707755.

Total de membros registrados: 135346

Últimos membros registrados: diego henrique, mcarval, Giovanni Avanzo, santos3231, Danielblackse, Akimaru026, drsavcta, Philaraujoo.

Usuário(s) on-line na última hora: 441, sendo 25 membro(s) e 416 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: emersonforentin, Hot, deathstars, Eber.Silva, Abilio, rafa.carvalho, Sergio1987, TadeuB79, Ronaldo Junior, OSNAP, HALTTEMBERG, clastac, Daniel Monteiro, diego henrique, Celso Borttoloto, Geraldo Nunes, Gabriel.C, Junior, Giovanni Avanzo, Reinaldo Silva, Le_Andro, look, mcarval, Nuno, mauricio prisco.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.