Oi Regis, tudo bem?
Era esse o problema que eu queria mostrar para os leitores no grupo de estudo sobre o MR, mas aconteceu uns imprevistos aqui que me deixaram muito enrrolado e não deu para fazer, mas vou ver se essa semana eu posto alguns testes lá no tópico do grupo de estudo.
Tem muitas coisas que podem estar erradas para acontecer isso, a primeira coisa que testaria são as configuração dos Radius dos Photons no GI, o radius dos Samples de GI e o Radius do FG, principalmente o Radius do GI e do FG.
Outra coisa é a quantidade de Photons emitidas e sua dispersão pela cena, é fácil de perceber isso desligando o FG e diminuindo o Radius para poder "ver" onde estão os Photons.
Outra coisa são os materiais, certamente deve estar com branco puro no Specular que controla a emissão de Photons na parece, isso faz a luz refletida (GI) fica muito forte assim que reflete, então as surfaces próximas ficam muito iluminadas por essa reflexão, as distantes não porque o Decay da luz vai "matando" ela durante o percurso, tente colocar um tom de cinza no Specular do Photon Basic que está no material da parede.
Desligue o Caustics para testar isso, se não vai ficar difícil de saber se é erro de Caustics ou de GI.
Abraços