Oi gente, tudo bem?
Manoel, realmente o Max é muito superior ao Viz em questão de recursos e plugins disponíveis, o Viz é um pacote mais barato para atender a área de aquitetura como o Sandro disse, e um arquiteto não vai pagar o preço do Max para ter um programa que não vai usar nem um oitavo do que ele oferece, a Discreet retirou tudo que era de efeitos, partículas, animação, simulações físicas, Constraints, e tudo mais, só deixando o que seria usado por arquitetos para desenvolvimento de maquetes eletrônicas, geralmente criadas em outros programas e importadas no Max/Viz apenas para renderizar, mas eu acho que a Discreet retirou coisas demais, partículas seria muito importante em arquitetura também para fazer uma cachoeira, uma fonte no canto de uma piscina, simulações físicas podem ser muito úteis para colocar panos sobre objetos e mesmo para animar uma cortina ou coisa parecida, então acho que eles poderiam ter deixado mais coisas no Viz, e tem o problema de não aceitar alguns plugins, os renderizadores demoraram para sair para ele, porque dão mais importância para o Max, tem coisa do Max que roda na boa no Viz, mas tem coisa que não porque ele não tem todos os módulos do programa, então eu acho que num nível top o arquiteto também vai sentir falta de coisas no Viz que no Max tem na boa.
Agora por tudo isso ele ocupa muito menos recursos do sistema, é mais leve, roda no Windows amador, tem essas vantagens.
E Hawf, sobre não ter máquina para usar o MR, se roda o V-Ray na sua máquina o MR roda na mesma velocidade, e as vezes mais rápido que o V-Ray, é uma questão de pegar as manhas do render, pode lembrar no seu começo com o V-Ray, também demorava para render não é? E não obtinha o melhor resultado, mas agora que tem as manhas consegue renders ótimos com um bom tempo, pegando as manhas do MR ou de qualquer outro render é a mesma coisa, o MR só era mais lento na versão passada, porque estava uma geração atrás de FR, V-Ray e Brazil, agora estão na mesma geração.
Abraços