Como criar texturas sem aquelas repetições ridículas?

Por: Darfferson  

Em: 22/11/2010 18:21

E aí galera. Criei esse tópico pra gente discutir esse assunto. Vamos trocar idéias sobre como cada um faz para criar texturas numa cena sem aquela idéia de repetição que muitas vezes fica na imagem. Como vocês fazem?
Darfferson, eu gostei destes dois tutoriais. http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=65487 http://www.cgarena.com/freestuff/tutorials/photoshop/seamless/seamless.php
Eu vou falar pra vcs uma coisa, "isso é um saco!" claramente dá pra notar as repetições. O negocio é fazer uma edição da imagem no photoshop ou quaquer outro programa do gênero. E em vez colocar somente quatro imagens aleatoriamente (igual no tutorial que o Ruberscss indicou) eu faria com outo imagens aleatoriamente, dependendo da cena. Porque até mesmo com quatro imagens para deixar a textura sem muitas repetições, em determinada situação da câmera, ainda assim vai dá pra perseber as repetições. As vezes eu uso o noise ou smoke e coloco duas texturas em cada canal de cor, depois configuro o noise ou smoke para que passe gradativamente de uma textura para outra, mas antes eu faço ima edição nas texturas para que não fique muito repetitivas. Em muitas cenas funciona muito bem.
Sempre que possível eu tento usar um mapa procedural, mas quando tem que usar uma textura pequena repetindo muitas vezes, o negócio é diminuir ao máximo a diferença de iluminação e cor deixando o mais uniforme possível.
Darfferson eu tenho o mesmo problema e fico impressionado de ver alguns projetos aqui no fórum tão perfeitos.
Que Deus seja louvado.
eu procuro sempre usar texturas inteiras... tipo se eu quero fazer uma parede de tijolos eu pego a textura de uma parede inteira entendem? se eu quero uma textura de grama, eu tento por exemplo achar uma textura com a maior área possível!!! dessa forma não preciso usar repetições!!!
Jefferson R. Camargo, 23 anos - Designer Gráfico - trabalha no ramo à 7 anos - Contato (46) 9972-6018
Ah sim Jefferson. Esse esqueminha que você faz é interessante. Eu também carrego essa teoria: quanto maior a área da textura, menos repetição terá.
Uma das soluções é emendar as texturas no Photoshop.
Cara, Isso daí que o Jefferson Ribas Camargo é bem melhor. As vezes eu costumo fazer assim também. Pegando texturas inteiras vc não tem que ficar editando ela no photoshop, é só usar diretamente no material. As vezes leva algum tempo para achar uma textura inteira que seja conforme o que vc está querendo, mas vale a pena ficar um tempinho procurando na internet ou tirar foto mesmo (do muro da sua casa ou do vizinho por exemplo).
Exato...mas tem texturas que não dão um efeito feio quando se repetem, como por exemplo texturas de pastilhas e azulejos.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711236.

Total de membros registrados: 138768

Últimos membros registrados: cito, Rn1234, LEANDRO.AUGUSTO, matheus050199, heliocrispim, Dietzejoanns, peddleon14, lack francisco.

Usuário(s) on-line na última hora: 848, sendo 10 membro(s) e 838 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: cito, Victor Mendonça, Rn1234, moisesratts, Michelazzo, Le_Andro, Osvaldo Arquiteto, Fabio Catelleno, Geraldo Nunes, Adalberto Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.