Quando se usa o AO do arch design não há necessidade alguma de usar photoshop compondo imagens, pois o AO do arch design é correto (lembre-se de marcar o exact AO).
Em materiais que tem muita refração e reflexão ou que são escuros desabilite o AO (é desperdício de render manter AO habilitado nesses tipos de materiais porque simplesmente não irá aparecer).
Tente fazer um render sem a grama pra ver se o aumento de render é devido a ela). Se for, vs já sabe qual é o problema do tempo de render (lembre-se de retornar com a grama no render final).
As vezes para melhorar um pouco a imagem final o tempo de render aumenta bastante. Tudo depende do que vc quer, uma imagem mais realista ou uma imagem bonita, mas sem necessidade de ser fisicamente correto.
No efeito de caustics, por exemplo, há shaders que deixam o efeito fisicamente correto e a shader que não são fisicamente corretos, mas que pode deixar o efeito até mais bonito, apesar de não ser correto.
O bounces também aumenta bastante o tempo de render, mantenha-o com o valor
2.
No ant-aliasing vc deve encontrar um valor ideal em minimum: e maximum: na cena para ter uma imagem sem serrilhado e que economize o máximo possivel de tempo de render. o comum é minimum: 1/4 ou 1 e maximum: 16 ou 64.
Já no filter, o mitchell se sai melhor que o box, mas este último também é um bom filtro).
Spatial contrast mantenha no valor 0,02
Mantenha desmarcado o lock samples.
O ideal é mexer nas configurações de cada parâmetro por vez e fazer renders para ver como fica a imagem e o tempo que gastou para renderizar em cada configuração do determinado parâmetro.
Faça o render para ser a imagem final e, sem compor no photoshop com outro render somente com AO, posta aí pra gente ver.