Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!! :)
ap_sonic: ai cara!! tudo bem?? sobre o seu comentário, eu não concordo muito mas respeito a sua opinião. Se vc quiser um comentário CONSTRUTIVO sobre a sua forma de estudar estou a sua disposição.
Sobre vc deixar de usar o Mental Ray para estudar somente o V-Ray não acho que seja uma saída legal para vc, quem estuda muito sabe fazer render bom até com o Scanline default do 3ds Max, a única coisa que precisa é só estudar e estudar o renderizador.
Ao invés de vc só usar o V-Ray, porque vc não estuda o V-Ray e estuda também o Mental Ray em paralelo, garanto a vc que tem muita coisa, mas muita mesmo a ser aprendida.
O Mental Ray é um super render, faz alguns efeitos que o V-Ray não faz ainda, sem falar que o V-Ray depende de muitos plugins e por ser um plug-in externo ao 3ds Max perde em algumas coisas, ao invés do Mental Ray ser um render nativo do 3ds Max, aonde todos os recursos, todos os shaders são próprios so software, vc tem muito mais opção e liberdade de compor com diversos shader e diversos efeitos, e no dia que vc quiser fazer um efeito diferente, é só abrir um bloco de notas e escrever um shader, só precisa saber programar em C++.
Só dando um alerta em algum possível usuário de render V-Ray vir aqui discutir nesse tópico, o que eu falei foi um fato, uma verdade. Não defendo render algum e sim o conhecimento técnico e avançado do renderizador que vc mais se acostuma, se habitua a trabalhar para produzir uma imagem realista.
Quem faz arte é o artista gráfico e não o renderizador em si, ok?? o renderizador é só uma consequência da arte.
Os dois renders são super ótimos, mas acho que vc poderia estudar os dois juntos, já que na minha opinião é claro, vc perde muito mesmo se deixar de usar o Mental Ray como render.
Veja que o render V-Ray é o mais usado no mundo pra Arquitetura mas o que custa a vc estudar os dois e se aperfeiçoar nos dois. Quanto mais vc saber dos dois renderizadores, sempre será melhor pra vc.
Abraços e sucesso!!