Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Inverno   Jandira SP
MARCELO HS   PINHAL - SP
decosouza   Rio de Janeiro - RJ
R3D   Rio de Janeiro - AC
Leo Maciel   Salvador - BA

Portfólios Ver Mais

Matheus   RS - AC
arteiro   guarulhos - SP
melon3d   Porto Alegre
Tallud   mato grosso

Ajuda - Primeiro trabalho usando Ivy para vegetação

Por: SONIC  

Em: 20/12/2010 15:33

Tive modificando esse trabalho e resolvi usar o programa Ivy para fazer a vegetação da arvore, q é padrão do 3D max. Gostei muito do resultado espero q gostem. Abraço.
Blog 3dsonicmaquetes.blogspot.com
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!! :) ap_sonic: ai cara!! tudo bem?? SEJA BEM VINDO A 3D1, ESPERO QUE PARTICIPE BASTANTE CONOSCO E QUE GOSTE MUITO!! ;) sobre o seu trabalho, meus Parabéns, está ficando legal mas ainda precisa MELHORAR em algumas coisas. Primeiro de tudo sua imagem está boa no quesito modelagem. não vejo problemas de modelagem e nem de malha com seu trabalho, mas acho que no quesito ILUMINAÇÃO que é realmente muito importante para deixar uma cena real, vc não acertou. Primeiro precisamos saber que render vc usa?? V-Ray ? Mental Ray ?? se vc nos disser que render vc usou já nos ajudará bastante. A iluminação é a "menina de olhos" da Computação Gráfica. Para uma cena ficar bem realista precisa de um cuidado muito ESPECIAL quanto a iluminação. Se vc tivesse como escolher entre uma cena bem modelada e MAL iluminada, e uma cena mal modelada e BEM ILUMINADA, era melhor a 2a. opção ( mal modelada e BEM ILUMINADA ), porque a iluminação mostra todos os detalhes de uma cena. Claro que tem que ter um cuidado em especial com os materiais, mas é muito bom que vc tenha esse tipo de preocupação. Tem que existir uma "HIERARQUIA" de preocupação com o artista gráfico: vc tem que se preocupar primeiramente com a modelagem, depois com a aplicação de materiais realistas, texturização, ILUMINAÇÃO, renderização e composição. Fala pra gente qual render vc trabalha?? fica mais fácil para tentar te ajudar. De qualquer forma, Parabéns pelo seu trabalho, empenho e esforço. Sua imagem ficou boa, mas tem que melhorar BASTANTE a iluminação. Abraços e sucesso!! __________________________ [i:ffe2934eaf]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...[/i:ffe2934eaf]
Bem eu uso o Mental Ray, tive q fazer a iluminação vindo de traz para frente por na frente dessa estrutura tem varios prédios para serem refletidos no vidro espelhado, e para iluminar esses prédios foi preciso, eu jogar o sol de traz para frente, não costumo fazer isso. Mais vou tentar mudar a posição do sol de forma q pegue mais por cima atingindo tbm os prédios. Vlw a dica.
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!! :) ap_sonic: ai cara!! tudo bem, sobre o seu comentário, note que a luz direta (fonte do sol) acabou prejudicando a sua imagem pela posição da luz solar. Quando tem prédios na frente que de certa forma "atrapalham" a vinda da luz solar, vc tem a opção de esconder esses prédios, selecionando os mesmo e clicando com o botão direito do mouse escolhendo a opção "hide selection". Depois disso vc pode iluminar a sua cena tranquilamente. Já que vc usa o Mental Ray eu posso te ajudar tranquilamente, já que meu receio era de que vc usasse o V-Ray como render, porque faz tempo que não trabalho mais com o V-Ray e não me lembro mais das setagens e configurações deste ótimo renderizador. Como hoje eu só trabalho com o Mental Ray , eu posso te ajudar tranquilamente. Posicione a mr sun de modo que o compasso da luz fique posicionado na sua fachada frontal. Renderiza a sua cena usando o Exposure Control, teclando "8" para acessar este efeito. Depois vc habilita a opção de Daylight in outdorr se não me engano, já que não estou com o 3ds Max aberto aqui para te falar o nome correto do efeito. Tenta usar a técnica de LWF ( LINEAR WORK FLOW ) ou LCS ( LINEAR COLOR SPACE) do Mental Ray, habilitando o gamma do seu monitor e calibrando-o corretamente. Com essa técnica é melhor que a técnica "Old school" para a área de Arquitetura, ok?? Vc também tem a opção de afetar os materiais editors do Mental Ray que é melhor ainda. Com relação aos materiais, tenta usar os materiais Arch & design (mi) do Mental Ray ou então os Pro materials (mi), ou os materiais do Mental mill (mi) que estão disponíveis a partir do 3ds Max 2010. Habilite a opção de "ambient occlusion" dos materiais arch & design ,coloque algo em torno de 32 samples e habilite a opção de aparecer os samples do material arch & design. Coloca uma luz daylight, no mr sun coloque 1,00, ou pode colocar 1,10, na mr sky coloque 4,00 porque a iluminação do céu tem que ser maior que a da fonte de luz direta ( luz solar ). Na janela de configurações do Mental Ray coloque 250 samples ( IMAGEM FINAL ) em Initial FG per point e 2,00 em diffuse bounces para melhorar a radiosidade da luz. Coloque o filtro em Mitchell e 1/4 em minimum samples e 1/16 em maximum samples. Se quiser uma imagem bem limpa mesmo sem serrilhamento é só colocar no lugar de 1/16 samples em maximum samples, vc colocar 16 samples, mas ai o render irá ser bem mais demorado e não compensa. Só em animação que tem que usar muitos samples de maximum samples para retirar o serrilhamento dos keyframes. Espero ter ajudado com algumas informações. Abraços e boa sorte!! __________________________ [i:526dd7add6]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...[/i:526dd7add6]
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!! :) ap_sonic: ai cara!! tudo bem?? sobre a técnica a que eu me referi de LCS ( LINEAR COLOR SPACE ) ou de LWF ( LINEAR WORK FLOW ) do Mental Ray é uma ótima técnica e funciona melhor do que alguns recursos da técnica de "Old school". Infelizmente alguns shaders do Mental Ray não funcionam bem com esta nova técnica de LCS ( LINEAR COLOR SPACE ) ou de LWF ( LINEAR WORK FLOW ), mas é só migrar para a técnica antiga quando isso acontecer. Ou então continuar na técnica nova e escolher outros milhares de shaders do Mental Ray que não tenham problema com a nova técnica de LCS ( LINEAR COLOR SPACE ) ou de LWF ( LINEAR WORK FLOW ). Mas basicamente a técnica nova (Linear Color Space) é muito melhor, mais fácil e mais rápida, permite criar imagens realistas com mais facilidade do que a técnica antiga, mas não é adequada para TUDO e nem todos os recursos do 3ds max e do Mental Ray funcionam bem nesta técnica. Portanto, para usar bem tem que seguir diversas regras e usar apenas recursos compatíveis. Somente cenas em escala REAL podem ser iluminadas com a técnica nova, pois qualquer coisa fora de escala não terá o resultado esperado. Sendo assim, se a pessoa for fazer uma animação da Via láctea, por exemplo, não será boa idéia usar Linear Color Space, é melhor trabalhar na técnica antiga, pois ninguém vai fazer a via lactea em escala real. Cenas de fantasia e animações tipo cartoon também não são adequadas para Linear Color Space. Agora, para criação de maquete eletrônica é disparadamente a melhor técnica com certeza absoluta, pois seguindo as regras e usando os recursos compatíveis, até um iniciante completo no 3ds Max consegue obter imagens realistas. As regras básicas são: 1.0- Modelar tudo em escala real. 2.0- Usar apenas luzes Photometrics e Daylight. 3.0- Usar apenas materiais Arch&Design, SSS, Carpaint e Pro Materials (Autodesk Library) e os Mental mill. 4.0- Habilitar a configuração do Gamma nos materiais (gamma override) 5.0- Sempre usar Exposure Control O ideal é conhecer bem as duas técnicas para aplicar a que for melhor em cada situação, mas se a pessoa trabalha apenas com maquete, é melhor se dedicar apenas a técnica nova,ok?? Abraços e boa sorte!! __________________________ [i:e046ac7573]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...[/i:e046ac7573]
Fiz algumas das modificações só não entendi direito como coloco o efeito do Exposure Control e onde que eu coloco os 250 samples na configuração do Mental Ray, o restante eu modifiquei. E que tipo de Exposure Control pois tem algumas opções. Bem eu sincera-mente não conheço nem uma das duas técnicas, como chego em uma delas?
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!! :) ap_sonic: ai cara!! tudo bem?? não se preocupe que é natural que se tenha dúvidas de como usar cenas de Arquitetura com uma configuração proveniente de uma técnica nova, que é a "LCS" ou "LWF". Quase todo mundo usa essa técnica antiga que é a "Old School", pois ela não dá a "tonalidade" correta das cores dos materiais. A cor muitas vezes que está no seu monitor não é a mesma cor que será impressa em um estúdio de fotografia por exemplo. Sobre a sua dúvida de Exposure Control é façinho: basta teclar "8" que abrirá a janela do Environment and Effects. Basta clicar na setinha de cabeça pra baixo e escolher a opção "mr photographic exposure control". Quanto a questão de não saber aonde colocar os 250 sampes de Initial FG per point (esse é o nome antigo nas configurações do Mental Ray), eu anexei a imagem das configurações do render Mental Ray que pode te ajudar ainda mais. Quanto ao uso das técnicas, com certeza se vc não está com o gamma habilitado no monitor, nas texturas e nem no material editor, vc está usando a técnica antiga, que é também chamada de "Old school". Somente quando vc habilita o gamma das texturas, da calibragem do monitor e dos slots do material editor, vc está trabalhando com a técnica nova que é chamada de Linear Color Space (LCS) ou Linear Work Flow (LWF). Com relação a colocar os 250 samples, basta vc teclar F10 que abrirá a janela do render scene do Mental Ray; no campo "Final Gather" vc coloca na opção "Rays Per FG point", por padrão este valor vêm com 50 samples, mas é um valor baixo, para IMAGENS FINAIS coloque algo em torno de 250 samples no parâmetro "Rays Per FG point", depende de cada imagem é claro, tem que fazer alguns testes. Anexei algumas imagens que podem ajudar a vc quanto as configurações, ok?? A primeira imagem anexada é para habilitar o gamma do seu monitor, mas o valor do gamma varia de 1,80 a 2,20 para calibrar o seu monitor. Essa imagem que eu anexei não é a forma como eu trabalho na técnica nova do LINEAR COLOR SPACE (LCS) ou LINEAR WORK FLOW (LWF). Nas minhas configurações, o meu monitor se calibrou com o valor de 1,80 que é o valor diferente que está nessa imagem. O valor correto do gamma do seu monitor será quando o quadrado de dentro (inscrito) ficar na mesma cor que o quadrado de fora (circunscrito) Em Bitmap Files, eu coloquei 1,80 em Input Gamma e 1,80 em Output Gamma. Habilitei também a opção de "Afect Colors selectors" e "Afect Material editor" para o gamma 1,80 afetar a paleta (seletor) de cores e também o material editor do 3ds Max. Na segunda imagem é a janela flutuante de configurações do Mental Ray, aonde vc deve substituir o valor de 50 samples no campo "Rays Per FG point" por 250 samples, ok?? Espero ter sido o mais claro possível. Abraços e sucesso!! __________________________ [i:e7077f5e03]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...[/i:e7077f5e03]
Maravilha, não tinha ideia de que eu podia trabalhar com o Gama nessa forma eu sempre dexei ele ligado com 2.2, mais nunca notei si era o meu ideal. Eu sempre uso Arch & Desing e sempre abilito em cada textura o Gama com mesmo numero do Gama do Max. Sobre a setagem do Mental Ray, fiz exatamente oq vc me falou e gostei muito ta setagem. Minha unica duvida agora é na abilitação do Efeito, dentro do "mr photographic exposure control", pois eu fiz uma modificação mais não sei se fiz corretamente. Desntro do "mr photographic exposure control" eu coloquei no (Preset) a opção (Physically Based Lighting, Outdoor Daylight, Clear Sky), fiz isso na tentativa de ativar o efeito q foi dito para ser ativado dentro do "exposure control" mais não sei se esta correto. Muito Obrigado pelas dicas logo estarei postando novo render com as modificações feitas.
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!! :) ap_sonic: ai cara!! tudo bem?? sobre o seu comentário, fico feliz que tenha gostado das dicas e informações. Posta pra gente logo a sua nova imagem com as configurações que nós te ajudamos a colocar, ok?? Sobre a opção do efeito de "Environment and effects" teclando "8" para acessar este efeito, vc escolheu a opção certa: mr photographic exposure control, e escolheu também a opção correta, que é o presset (Physically Based Lighting, Outdoor Daylight, Clear Sky). Iluminação é uma parte muito importante na criação de imagens em programas 3D, é combinando uma boa iluminação e bons materiais que se consegue obter uma imagem foto-realística. As luzes virtuais em 3D não se comportam da mesma forma que as luzes reais. No mundo 3D o raio de luz “morre” quando atinge um objeto, isso deixa as sombras totalmente pretas num ambiente com apenas uma luz, enquanto que no mundo real, o raio de luz ricocheteia pelo ambiente diversas vezes até perder intensidade e “morrer”. A luz refletida pelas paredes e objetos ao redor ajudam a iluminar a cena, esse efeito é chamado radiosidade, sendo assim, é comum usar diversas luzes virtuais em 3D para simular a ação de uma única luz real, lançando mão de técnicas que permitem melhorar a iluminação. No mundo real a luz não é apenas refletida, ela reflete o espectro na cor da superfície que incide: um objeto é azul porque quando a luz incide sobre ele, reflete o espectro azul; é vermelho porque reflete o espectro vermelho; uma sala com três paredes brancas e uma vermelha vai refletir o espectro vermelho da luz, mesclando um pouco a cor vermelha nas paredes brancas, esse efeito é um componente da radiosidade chamado Color Blend, é difícil de perceber a olho nu se não tem um olho bem treinado, mas em fotografias é notado claramente. Uma dica que vou te falar é a respeito do Final Gather: Da mesma forma que no Global Illumination, é possível usar apenas o Final Gather para gerar radiosidade na cena. O Samples controla a qualidade do Final Gather. Quanto maior for este valor, mais suave fica a iluminação, mas também maior é o tempo de renderização. Os parâmetros de Max Radius e Min Radius permitem controlar a amplitude do raio usado pelo Final Gather. Diminuindo estes valores melhora a qualidade do cálculo, mas aumenta o tempo de renderização, aumentando estes valores diminui a qualidade do Final Gather, mas melhora o tempo de renderização. O Fast Lookup (Slower GI) é usado quando vai salvar o arquivo do Final Gather, para ganhar tempo nas renderizações posteriores. O Preview (No Precalculations) faz o Mental Ray desprezar os cálculos prévios e renderizar a imagem direto, isso gera diferenças entre os Buckets de Render, criando blocos na imagem, mas permite uma renderização bem mais rápida. O Rebuild, quando habilitado, calcula o Final Gather a cada renderização, se tem o arquivo com o cálculo gravado, pode usa-lo desabilitando o Rebuild e habilitando o Use File. No Max 7.0 ou versão superior isso ficou melhor, tem um grupo próprio para o Final Gather Map e você pode deletar o mapa salvo clicando no botão com o "X". O Rebuild tem a mesma função e o Use File também, mas agora estão juntos. Usando o recurso de Bounces, disponível a partir do Mental Ray 3.40 (3ds Max7.5), você pode gerar o efeito de radiosidade de forma mais intensa apenas com o Final Gather, mas leva muito mais tempo de render. A seguir posto as configurações em anexo da ficha do Mental Ray que vc pode usar na sua cena, ok?? coloque 0,40 no parâmetro "Initial FG Point Density" que o seu render vai bem mais veloz. Para render em IMAGENS FINAIS vc coloca "250" samples em "Rays Per FG Point" e coloque 2,00 em Diffuse bounces, ok?? Espero ter ajudado com algumas dicas. Abraços e boa sorte!! __________________________ [i:0256b1060f]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...[/i:0256b1060f]
Eu fiz a minha Final imagem com 250 samples e 3.00 em Diffuse bounces com 2.0 em intial FG. No proximo 3D q eu postar mudarei para 2.0 diffuse bounces e acho q 0.4 em Initial FG. Da certo? Unica coisa q eu não consegui fazer foi aparecer os prédios no vidro espelhado.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711231.

Total de membros registrados: 138765

Últimos membros registrados: matheus050199, heliocrispim, Dietzejoanns, peddleon14, lack francisco, Joselito.silva, dan_df, alan_espessato.

Usuário(s) on-line na última hora: 798, sendo 12 membro(s) e 786 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Celso Borttoloto, Leonardo, Geraldo Nunes, JMDesign, Victor Mendonça, matheus050199, Adalberto Rocha, Fabio Catelleno, Vladis, jgarquides3d, Osvaldo Arquiteto, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.