GI_Vray_Brute Force x Light Cache

Por: ederandres  

Em: 22/12/2010 11:12

Sempre usei o irradiance map como sistema primário e o light cache como sistema secundário.Porém desde que comecei a trabalhar em uma nova empresa há uns 2 meses, encontrei pessoas utilizando o irradiance map com o brute force no sistema secundário. Não quero comparar métodos de trabalho, pois cada um tem o seu.Mas com o brute force o calculo é extremamente demorado e quando comecei a ter que dar andamento a trabalhos começados por outros tive problemas com tempo de render. Estou acostumado a renderizar imagens em alta resolução em tempos de aproximadamente 1,5h(externas) a 3h(internas) e de repente com o brute force vi imagens internas demorando 12 ou 14 horas para renderizar. Sei que isso levanta muitas outras questões como , configurações de render, materiais, máquinas e outras.Mas este não é o meu ponto. Onde quero chegar é o seguinte: Um belo dia um colega chegou e me disse que eu poderia fazer o calculo do GI para uma imagem em 1500pixels e salvar o mapa do irradiance map.Depois usar este cálculo para renderizar a imagem em 4500pixels. Isso contraria o que eu achei que sabia.Pois o as configurações do irradiance map tratam de quantidade de amostras por pixel...correto? Sendo assim não é mesma coisa fazer o cálculo do GI para uma imagem em 1500 ou para 4500.Esse cara que me disse isso garante que chega aos mesmos resultados... Deu para entender a dúvida? Obrigado. Abraço
olá ederandres... não entendo de vray... eu uso mental (mas como são 2 renderizadores fisicamente corretos).. imagino que o conceito seja semelhante.... no mental.. o calculo de GI não depende de camera ou resolução.. ele é feito com base nos photons (dentre outros fatores)... então eu posso sim salvar o mapa de GI em um tamanho menor e utilizar o mesmo mapa p/ renderizar em um tamanho bem maior (ou em outra camera).... já o FG depende da camera.. aí não dá p/ fazer isso... mas vamos esperar os feras do VRAY responder.. já já o flávio pinta por aí e dá uma aula.. hehehe
Mano, eu já tentei fazer isso, usar um cálculo de Irradiance numa resolução maior do que a que ele foi calculado e fica uns ruídos toscos na imagem, e tb ja tentei usar o calculo de gi em uma outra camera e aparecem umas manchas no render, se vc pudesse perguntar do seu colega como ele faz ou se vc proprio pudesse testar pra comprovar ajudaria muita gente do fórum.
Um aprendiz em busca de conhecimento.
cara eu fazia isso antigamente pensando que estava fazendo a coisa correta..mas nao.. nao é correto fazer calculo de uma imagem pequena salvar o mapa e depois tacar numa imagem maior .. vai funcionar vc vai economizar varias horas. porem sua imagem vai perder qualidade sim... com questao sobre o brute force, ele demora mais pois ele nao tem interpolaçao... ele calcula tudo na cena como o propio nome diz.. eh na força bruta memo.. paulada.. vai ficar um resultado finissimo com ele.. porem o tempo de render vai subir bastante... nao custa nada vc nas proximas imagens ae usar o light cache e economizar horas de render.. seu patrao nao ira achar ruim .. muito pelo contrario se vc conseguir chegar nos mesmo resultados em menos tempo.. pq ele vai achar ruim nao é? afinal "time is money"..
www.pehde3d.blogspot.com

http://wellingtongb.deviantart.com/

Para o alto, e avante!!!!!
Nao tem fundamento fazer o calculo de GI numa resolucao menor e usar numa maior, pois no proprio setup do Irradiance da pra se fazer isso, quando se coloca o irradiance map pra renderizar o ultimo passe em -1 ele ja esta calculando a metade da resolucao da imagem final, quando se coloca o ultimo passe em 0 ele calcula na resolucao total da imagem, e assim por diante, entao nao tem o pq ficar salvando mapa e reutilizando num render em resolucao maior.
Brute Force na minha cubeta nao!!! http://www.kornlu.blogspot.com
O light cache não chega num nivel de precisão do brute force com configurações básicas, talvez se vc mecher numas setagens finas dele, vc pode sim chegar num resultado muito próximo. Primeiramente, tenta diminuir o tamanho dos samples dele, assim ele chega nas "quinas". Abraço!
Kornlu, eu usso isso pra fazer render de teste, é a mesma coisa de guardar o gi e usar numa resolução maior?
Um aprendiz em busca de conhecimento.
Aldenification, nao entendi o q vc usa, vc salva os mapas de resolucao menor pra usar em maior ou diminui o ultimo passe do irradiance pra -1 ou -2?
Brute Force na minha cubeta nao!!! http://www.kornlu.blogspot.com
É meio difícil de dizer o motivo do brute force estar tão mais lento que o light cache, mas com certeza ele deve estar com qualidade mais baixa ou tem algum parametro deixando o BF lento. Em geral eu vejo usarem o brute force no secondary pela simplicidade, é só ligar e renderizar, enquanto o light cache precisa testar os parametros pra ver se não vai aparecer alguma mancha ou perder muito detalhe, logo o tempo que vc perde no render do BF vc ganha no tempo de ajustes. Por outro lado o BF tem limite nos bounces enquanto no LC ele é infinito até a luz perder sua energia, por isso é mais comum usar o BF em externas e o LC em internas, mas sempre depende de cada um. Ja vi caras que não largam mão do brute force do primary bounce porque não quer perder nenhum detalhe, vi uma vez o Alex Roman comentando que usa Brute Force com Light Cache nos seus filmes, sacrifica o tempo de render mas tem aquele detalhe que todo mundo conhece. Sobre usar o irradiance em menor resolução, é como o kornlu falou, usando o max em -1 ou -2 ja esta reduzindo a resolução que ele calcula pela metade ou em 1/4, melhor usar essa opção do que forçar um calculo em resolução mais baixa. Só pra lembrar, com o irradiance vc pode sempre usar uma qualidade mais baixa quando subir a resolução, ja que ele automaticamente vai adicionar mais detalhes. Com o light cache é o contrário, se vc aumenta a resolução vc também precisa aumentar o subdivis dele ja que será necessário traçar mais raios, tudo isso está explicado no help do vray.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711231.

Total de membros registrados: 138765

Últimos membros registrados: matheus050199, heliocrispim, Dietzejoanns, peddleon14, lack francisco, Joselito.silva, dan_df, alan_espessato.

Usuário(s) on-line na última hora: 737, sendo 13 membro(s) e 724 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Celso Borttoloto, Leonardo, Geraldo Nunes, Victor Mendonça, matheus050199, Adalberto Rocha, Fabio Catelleno, Vladis, heliocrispim, Roberto Movanni, jgarquides3d, Osvaldo Arquiteto, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.