Oi Huguenote, tudo bem?
Iluminação não é o mais complicado só para você, pode ficar tranquilo porque é complicado para todo mundo, eu acho que é tão complicado quanto animação de personagens, depende de muita prática, anos, e muita observação do mundo real, com isso e conhecendo muito bem os recursos de criação de materiais e iluminação vai ser possível criar materiais reais e iluminar uma cena com perfeição, mas mesmo com muita experiência não vai iluminar de primeira uma cena, sempre vai ter que fazer alguns testes, é difícil mesmo.
Eu sugiro que primeiro teste a luz entrando pelo janela e iluminando o ambiente, para só depois poder testar com a cortina na frente.
Usando Omnis com multipler bem baixo pelo ambiente você consegue reproduzir a iluminação do mundo real, deve lembrar que em 3D quase sempre usa diversas luzes virtuais para simular a ação de uma luz real, mesmo quando tem GI, estudando essa técnica de atenuação com Omnis vai conseguir iluminações melhores em qualquer renderizador, essa é uma das diversas técnicas de iluminação que usam, e sempre depende de muitos renders de teste, o que torna o estudo chato e entediante, mas é a parte mais bonita do programa :)
Na internet tem diversos tutoriais em inglês que explicam muitas destas técnicas.
A cortina deve ser um material com Translucency, mas nos renderizadores padrões do Max vai ser muito difícil obter um resultado realistíco neste caso, porque depende de Scattering, ai o assunto já complica muito e depende de muito mais conhecimento do programa e de um render robusto, tem muita coisa para estudar antes, caso contrário vai quebrar muito a cabeça sem chegar onde deseja.
Abraços