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Iluminação interiores

Por: Huguenote  

Em: 03/09/2004 12:21

Ola gostaria de uma ajuda com iluminação que para mim é o mais complicado. Gostaria saber como fazer o efeito da luz entrando po uma janela com uma cortina e que material usar na cortina para dar aquele brilho. Segue o link de uma imagem de referencia http://www.3dtotal.com/home2/gallery/images/big/1607.jpg Alguem conhece algum tutorial especificamente falando disso bem explicado ou alguem poderia disponibilizar um mini tutorial aqui para a galera do forum agradeço muito valeu!!!! Ah uso o mental ray não consigo fazer uma boa iluminação com o scanline
Anyone Can Play Guitar (RadioHead)
Oi Huguenote, tudo bem? Iluminação não é o mais complicado só para você, pode ficar tranquilo porque é complicado para todo mundo, eu acho que é tão complicado quanto animação de personagens, depende de muita prática, anos, e muita observação do mundo real, com isso e conhecendo muito bem os recursos de criação de materiais e iluminação vai ser possível criar materiais reais e iluminar uma cena com perfeição, mas mesmo com muita experiência não vai iluminar de primeira uma cena, sempre vai ter que fazer alguns testes, é difícil mesmo. Eu sugiro que primeiro teste a luz entrando pelo janela e iluminando o ambiente, para só depois poder testar com a cortina na frente. Usando Omnis com multipler bem baixo pelo ambiente você consegue reproduzir a iluminação do mundo real, deve lembrar que em 3D quase sempre usa diversas luzes virtuais para simular a ação de uma luz real, mesmo quando tem GI, estudando essa técnica de atenuação com Omnis vai conseguir iluminações melhores em qualquer renderizador, essa é uma das diversas técnicas de iluminação que usam, e sempre depende de muitos renders de teste, o que torna o estudo chato e entediante, mas é a parte mais bonita do programa :) Na internet tem diversos tutoriais em inglês que explicam muitas destas técnicas. A cortina deve ser um material com Translucency, mas nos renderizadores padrões do Max vai ser muito difícil obter um resultado realistíco neste caso, porque depende de Scattering, ai o assunto já complica muito e depende de muito mais conhecimento do programa e de um render robusto, tem muita coisa para estudar antes, caso contrário vai quebrar muito a cabeça sem chegar onde deseja. Abraços

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