Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Matheus   Itapetinga - BA
Leandro Mendonça   Curitiba PR - PR
denner20   blumenau - SC
mdpontes   Macapá - AP
Edson   Salvador-Bahia - BA

Portfólios Ver Mais

luizsouzah   São Paulo - AC
Andrencr   Rio de Janeiro - AC
kainkiller   sao paulo - SP
SilvioRibeiro   Embu-SP - AC

Manchas na Iluminação Indireta

Por: Lucasf  

Em: 27/01/2011 18:11

Pessoal, estou com uma dificuldade séria quando renderizo imagens com iluminação tipo "sanca", indireta, no Mental Ray (Max 2010). Aparecem manchas estranhas como vocês podem ver no forro da imagem (que não foi completamente renderizada). Vocês sabem me dizer como posso resolver isso? Usei uma luz fotométrica em forma de linha no forro, que modelei no CAD. Ela está mesmo embutida e sendo rebatida, mas não é a primeira imagem que dá esse problema. Agradeço muito se alguém puder ajudar! Valeu!!
Essas manchas podem ocorrer quando o raio do FG não está configurado corretamente, ou quando não tem photons suficientes na cena, ou quando a configuração de FG está muito baixa. Faz um render somente com GI pra ver se os photons estão cobrindo toda a cena (principalmente onde tem as manchas), veja se o rays per fg point do FG não está muito baixo (se tiver com menos de 64 coloque 128 pra ver se melhora). Se vc colocar uma imagem com as configurações de GI e Fg pode ser mais fácil pra lhe ajudar
Pode ser uma boa usar para sanca material com o glow e a opção de iluminar a cena ligados, mas tem que ter luz de reforço para não ficar muito manchado. Outra dica é usas uma dezena de luzes sem sombra (photometric area) apenas para "pintar" o brilho da sanca e outra luz para silumas a iluminação dela. Normalmente quando temos rasgos deluz muito longos é interessante fazer mais de uma luz, como seria na realidade porque o mentalray funciona melhor com situações mais parecidas com as quais encontramos na real. Tenta iniciar a setagem apenas com o FG e depois, se quiser ganhar tempo de render habita o GI, pois ficará bem mais fácil de configurar. observa tbm se as luzes não estão por dentro da geometria. Elas devem estar livres de barreiras, salvo em situações com vidros ou tecidos por onde possa passar por transparência. Fazer sanca dá um trabalhinho no início mas depois que vc pega o jeito é tranquilo e fica muito bom. abrs!
Valeu pessoal. Vou tentar aumentar a configuração do FG e mando pra vcs verem o resultado. Obrigado por enquanto!
Lucas, Aqui vão algumas imagens com sanca que eu fiz por aqui. Na verdade é possível controlar o aspecto que queremos estourando mais ou menos a iluminação. Em todos estes casos eu utilizei várias luzes juntas sem sombra, apenas para o efeito da sanca, mas recentemente estive fazendo outros testes com material glow e sabendo ajustar funciona bem. abrs!
Ei eduardoqf? Um dia eu chego no seu nível!
Os trabalhos do Eduardo são excelentes! A sua imagem também está ficando boa. Aqui tem um teste de sanca, baixa o arquivo e olha as configurações http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=53322
New, obrigado cara, quero melhorar ainda mais e espero poder ajudar sempre o pessoal aqui no 3d1. Gustavo, legal a colaboração, depois vou olhar esta cena para ver se posso fazer algo interessante. abrs!
O quêeee? Melhorar ainda mais? Rapaiz, tu não brinca em serviço não, heim! Gustavo Barbosa> obrigado pela contribuição. Já estou dando uma olhada no tópico e baixando o arquivo.
Lucas, materiais que emitem luz pedem configurações altas de FG para ficarem suaves e quanto mais próximo estiver de outro objeto, mais alta precisa ser a configuração. É mais fácil para o render se configurar com luzes photometrics em vez de modelar um tubo e aplicar material iluminado. Se aplicar material iluminado precisa configurar com a intensidade de uma photometric real, se não estoura igual estouraria se fosse a photometric. Quantas candelas está usando na iluminação da luz da sanca? Acho que está forte demais.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711230.

Total de membros registrados: 138761

Últimos membros registrados: lack francisco, Joselito.silva, dan_df, alan_espessato, kellylops, Figurol696, artizynt, Varney.

Usuário(s) on-line na última hora: 705, sendo 2 membro(s) e 703 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: JesusEnzo , Leonardo.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.