Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Sieben.Sieben   Rio de Janeiro, RJ - AC
mauriciodgsantos   São Paulo - SP - AC
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
Bona Studio 3D   Jaraguá do Sul/SC - Brazil - SC
resident11   Piracicaba - SP

Portfólios Ver Mais

brunathais   rio de janeiro - RJ
maaxxwel   campina grande paraiba - PB
adr_max   Recife - AC

Auto cad e 3D Max!

Por: skiter  

Em: 11/09/2004 11:36

Ae galera blz? Faz um tempo que eu jah venho lendo os posts da galera aki.....mas nunca postei nada...sohuma vez...mas jah faz mto tempo. bom...eu toh com um puta problemão...e gostria de saber se alguem pode me ajudar! é o seguinte, eu toh fazendo uma maquete eletronica e toh modelando ela 1º no auto cad, depois eu exporto pra 3ds e texturizo no max, mas entaum, aí que tá o problema, tipow...no cad eu deixo cada coisa em seu layer, tipo, piso em um layer, parede em um layer....etc......até aí blz, mas qdo eu importo o aruivo 3ds pro max, se eu não mudar a textura de nada e renderizar, fica tudo normal, mas qdo eu coloco uma textura qualquer, por exemplo...uma cor cinza....ele fica todo zuado,a mallha fica toda furada....naum sei porque issu acontece...alguém poderia me dizer pq issu acontece e como eu faço pra resolver isso?? Valew mesmo galera! as fotos estão hospedas no index desse end: www.skiterstudio.cjb.net a foto 1 é a maquete normal sem nenhuma textura (soh com os layers) a foto 2 é a 3 já e maquete mudada pra outra cor no max....que fica zuada...
Quando faço algo no Cad ou em outro modelador de sólidos eu não exporto como .3ds e sim como .stl extenção de estereolitografia ai não da nenhum problema. Mas até que sua exportação ta boa, não seia só o caso de fazer uma pequena manutenção na malha.
valew pela dica cara. mas tipow.....o problema naum é soh mecher na malha eu achu, eu vou dar uma fuçada aki e deopis eu falo.. é que qdo eu modelo solids no cad, tipow um cilindro.......ele fica todo facetado, não fica redondinho.... mas vou ver aki, se o problema é resolvido se exportar em .stl valew
fala skiter blz? cara vc tem que habilitar a opção 2side no material editor..aplicar um modificador chamado normal e habilita flip normal.. da uma lida na materia do cad pro max que tem no site da 3d1. e da proxima vez posta a duvida no forumde computação gráfica que o pessoal responde bem mais rápido valeu
Caríssimo, Quanto a seu problema com algumas faces isso é bem comum de acontecer quando sua modelagem é feita com objetos extrudados. O Max tem aguns problemas para reconhecer as normais das faces geradas por esse método. Procure fazer sua modelagem utilizando 3dfaces e a propriedade thickness. Dá mais trabalho porém você tem um controle mais preciso das faces. Quanto aos objetos facetados isso é uma propriedade do CAD que vc deve definir antes de começar a modelar: MENU TOOLS >> OPTIONS Na guia DISPLAY, no canto superior direito estão as propriedades que você precisa configurar. Os valores vão depender da sua máquina e das suas necessidades particulares no trabalho. Qualquer duvida o HELP do AutoCAD é muito bom. Ah.. vale sempre lembrar: o tutorial da 3D1 sobre o assunto é muito bom. Abraços
Bruno do Amaral
só complementando a resposta do Bruno, se vc tiver o tal cilindo no max todo facetado, pode tb tentar usar o modifier smooth sobre o objeto, se for só suavização isso resolve o seu problema. Falou!!!
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos
Ae galera, valew pelas dicas mesmo, eu vou dar uma fuçada por aki..e depois eu mando umas imgs pra vcs analisarem, se fiz direito....bom...valew mesmo! ah...uma coisa.....no tuto da 3d1, tava dizendo que se eu digitar facetres nas linhas de comando do cad, eu posso mudar um valor....que está relacionado ao numero de faces.....eu mudei pro nº max que é 10...mas mesmo assim...fica um pouco facetado no max....c a camera estiver de perto.....aki vai uma imagem. bom....Abraço e mais uma vez valew! www.skiterstudio.cjb.net a foto 4 é a qdo eu naum tinha mechido no facetres e a foto 5 é a depois que eu mudei o valor do facetres para 10
Skiter, Geralmente este problema de facetar é resolvido com o facetres mesmo... Aqui eu nem ponho sempre em 10... Mas tem os parâmetros de importação do dwg pelo max que vc pode mexer... Tô usando weld thresold = 0 smoth-angle=60 e acis=0... comigo funciona, mas vc pode testar antes de importar o final... Valeu, Márcio
Ponha mais emoção em sua vida: faça pipoca com a panela destampada !!!
Oi Skiter, tudo bem? Depende de qual versão do AutoCAD e do 3DS Max está usando e a forma que está exportando, dependendo a versão pode usar DWG, dependendo da versão não é bom usar DWG, melhor 3DS, e como explico no tutorial "Modelando uma maquete em 3D no AutoCAD" na seção de tutoriais da Três D1, é comum chegar com alguns pequenos defeitos de Normals nas faces, basta selecionar todos os objetos de uma vez e aplicar o Modify Smooth (NÃO É O MESH SMOOTH), assim ele normalmente resolve estes problemas, e como também explico no tutorial, todos os materiais aplicados nos objetos devem ter a opção 2-sided habilitada. Já na questão da modelagem no AutoCAD, dependendo da versão não vai adiantar mesmo colocando FACETRES com 10, porque os programas não eram tão compatíveis como são hoje, no R14 por exemplo pode ter esse problema de facetado que mostrou na imagem, na matéria "Do AutoCAD para o 3DS Max" na seção matérias da Três D1 tem um artigo sobre isso, eu usava uma gambiarra nessa época, refazia a curvatura de círculos do AutoCAD com Line, porque assim tem total controle da Surface no Max, cada segmento de reta vai ser uma surface no Max depois do objeto extrudido, pode até fazer um scriptzinho para isso. Agora prefira usar Solid mesmo se está com versões mais antigas do AutoCAD, porque Thickness dá um monte de problemas com luzes e tudo mais, Face 3D também é bom, mas Thickness não, só nas versões mais novas mesmo. Abraços
olá! bom...eu dei uma lida no tutorial da 3d1 "do auto cad pra o max", eu fiz tudo oq estava escrito lah.....me ajudou mto.... mas o único problema que ainda continua é o da modelagem, eu uso versões novas, auto cad 2004 e max 6 bom...vou tentar usar essa dica de refazer as curvas com line....mas não entendo por que naum está dando certo do jeito que eu fazia, c eu estou usando versões atuais.... bom... valew e até mais!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707656.

Total de membros registrados: 135263

Últimos membros registrados: spiceland, federickpaul, mitsuki026, Vanessa Rôxo , May Alencar, adriellex, sabrina-bomfi, graceholan64.

Usuário(s) on-line na última hora: 538, sendo 4 membro(s) e 534 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: nildoe, spiceland, RAPH, deathstars.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.