Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

HALTTEMBERG   fortaleza - CE
guarabana   Galicia, España
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
Joao Neto CG   Recife PE - PE

Portfólios Ver Mais

Andre Bittencourt   Rio de Janeiro - RJ
Armando   Angola - AC
Reinaldo   Cuiabá MT - MT
B3D-BONFIM   PORTO VELHO - RONDÔNIA - AC

iluminação/sombras

Por: rodghimaraes  

Em: 10/02/2011 15:24

Bem, eu sou novo por aqui, me chamo Rodrigo, essa é a minha primeira postagem nesta seção. Eu fiz uma imagem , a qual vocês podem ver anexada, e iluminei com global ilumination, mas achei q ficou muito artificial, sem sombras, por exemplo, nas prateleiras. Como faço pra melhorar isso? Outra dúvida... Eu criei um outro ambiente, com uma uma janela na parede, liguei o daylightsystem , tentando colocar iluminação solar dentro da sala, e também junto com o global ilumination, e na hora de renderizar, ficou tudo escuro, preto mesmo. Inclusive sem colocar janelas nem aberturas na sala, só de habilitar o daylight system, junto com o global ilumination, já fica tudo preto. O que acontece ? Me pareceu q esse sistema de luz natural solar não é compatível com o global ilumination...
use material arch design e habilite o ambient occlusion (AO) e também Exact AO para melhorar as sombras. Vai aumentando o max distance conforme a necessidade e o samples para tirar o granulado caso houver. Use sempre sombras ray traced na configuração das luzes Te aconselho a usar material aerch design em todos os objetos de sua cena daylight é totalmente compativel com global ilumination 1º quando vc habilita o sistema de daylight, verifique se as luses estão em mr sun e mu sky, depois altere o valor das duas no intensity para em torno de 0,03 (as luzes do sistema daylight são muito fortes, por isso deve-se abaixar muito a intensidfade) 2º o final ghader deve estar habilitado para que a luz mr sky funcione , do contrá rio irá gerar sombra totalmente preta da luz mr sun. 3º poste imagens da sua cena pra vermos melhor o que está acontecendo. 4º há pesssoas que quando vai fazer uma cena interna costuma fazer as paredes e o teto com planes mesmos. Com isso , vamos supor que a pessoa vire a normal desses planes para o lado interno, pois o que se deseja ver é o lado interna do ambiente (sala, quarto, etc), mas aí há as luzes do daylight do lado de fora, e quando se usa global ilumination na cena vai dar erro e o render sairá sem o gi ou tudo fica preto. Isso acontece porque os photons do gi que estão refletindo a partir das luzes do daylight vão rebatendo no lado oposto das paredes (planes) e é justamente o que não pode acontecer. Nesse caso vs deve fazer as paredes e o teto com box ou com hall (que é mais adequado), pois como já tem espessura, a normal vai estar virada tanto pro lado de dentro como para o lado de fora da cena e o problema de gi e normal não irá mais ocorrer. Não sei se é o seu problema, mas não custa nada verificar isso.
Rodrigo segue as dicas do New e seu trabalho ja vai melhorar bastante, esse tutorial é excelente da uma estudada nele também. http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=53867
Resultado sepois das alterações ... ambient occlusion nos materiais arch design, ray traced shadows nas luzes...
substituí o plane q estava servindo de laje por uma box, coloquei uma janela, e criei um daylight system, diminuí a intensidade do mr sun e mr sky pra 0,03, habilitei o final gather, e a renderização ficou toda preta... daí pra consertar,excluí o daylight system, deletei a janela e continua tudo preto na renderização... se eu não mudei as luzes internas, porque não fica normal de novo? parece q perdi a cena...
aumenta os samples do AO do arch & design para 128, senao 256 para tirar o granulado nas paredes
Cara! tenho que corrigir uma coisa que lhe falei! Vou editar na própria postagem e depois colocarei aqui também. A parte incorreta da postagem é esta: " Nesse caso vc deve habilitar o 2-sided do material das paredes (no caso do Arch design já vem por padrão habilitado esta opção). Não sei se é o seu problema, mas não custa nada verificar isso." E o correto é: Nesse caso vs deve fazer as paredes e o teto com box ou com hall (que é mais adequado), pois como já tem espessura, a normal vai estar virada tanto pro lado de dentro como para o lado de fora da cena e o problema de gi e normal não irá mais ocorrer. Não sei se é o seu problema, mas não custa nada verificar isso. O caso do 2-sided é valido para quando vc quer que seja visto os dois lados de um plane (por exemplo) sem a necessidade de ter espessura.
em render setup (F10) na parte de baixo , do lado de Render, tem preset e view. Verifique se o cadeado do view está habilitado (ele trava a vista pra que o render ocorra somente nela). o cadeado tem que ficar desabilitado pra vc poder conseguir renderizar por qualquer vista. Já a vista pode ser escolhida nessa lista onde tem a palavra "view", ou clicando na propria viewport. o final gather e o global iluminartion trabalha em cima de luzes, ou seja, dependem da internsidade da luz para ocorrer seu efeito mais forte ou mais fraco. Se for uma cena interna e não tiver uma luz inserida tiretamente nessa parte da cena, haverá mais dificuldade para a intensidade do fg e gi (isso se pelo menos houver uma luxz no lado externo passando sua iluminação por uma janela ou porta, se não tiver nem uma externa passando por uma abertura tudo ficará preto) Postei essa parte só para relembrar, pois, pelo que vc postou, percebi que já tem noção disso. mas aí? posta uma imagem em wire (F3) dessa cena que tá tudo preto, e também as configurações do fg e gi, se possivel, também das luzes que está usando (apesar de , na maioria das vezes, não ser nessessario esta ultima, a não ser que ainda não saiba direito o funcionamento de cada parametro das luzers)

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711230.

Total de membros registrados: 138761

Últimos membros registrados: lack francisco, Joselito.silva, dan_df, alan_espessato, kellylops, Figurol696, artizynt, Varney.

Usuário(s) on-line na última hora: 499, sendo nenhum membro e 499 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Nenhum.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.