Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Daniel   Rio Grande do Sul - AC
DavidToledo   Rio de Janeiro - AC
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
ilmoreira   são paulo
bernardojl   rio de janeiro

Portfólios Ver Mais

KikoGarcia   São Paulo - AC
tiagoizaltino   Limeira, Int. de SP - AC
johnnybise   São Paulo - AC
prata   Brasil - SP

Duvida sobre minha setagem

Por: carlosrox  

Em: 30/03/2011 14:52

Olá,venho vendo alguns posts e percebi que quando os cara postam uma imagem e dai falam que o render demorou 10 horas 12 horas etc,o pessoal acha um absurdo.. Minha duvida é a seguinte aonde eu estou errando na minha setagem pra ela estar demorando mais de 43 horas? A maioria das minhas imagens demoram mais de 25 horas por ai.. Uso vray 2.0 + max 11... Meu computador: Corel I7 8GB de RAM placa de video: NVIDIA GEFORCE 9800 GT Segue abaixo a imagem e minha setagem usada nela...
Eu nem abri a imagem, mas o noise threshold do DMC em 0,001 é realmente pra matar o tempo de render... junta com o DMC com minimo de 5 (!), não tem nada de estranho no teu render demorar mais de 43 horas... o minimo do DMC deve ficar em quase todas as situações em 1, só precisa subir quando vc tiver detalhes muito finos como fios por exemplo, mas em geral ele resolve bem onde precisa de mais detalhes. E outra: os presets do irradiance são para uma imagem de 640x480! Tua imagem de 4600 pixels de altura, pode colocar o min/max do irradiance em -4/-2 por exemplo, mas tem que ir testando, ainda mais que vc tem o light cache calculado primeiro que de certa forma ajuda no calculo do irradiance. E por último, não sei se é o caso, mas use sempre as vrayIES no lugar das photometric.
Nossa cara, de cara ja peguei uma parada muito alta na sua configuracao. Provavelmente o Flad3D vai te dar umas dicas melhores. Mas como ja aprendi com ele é o seguinte. Adptive Image DMC sampler - Vc nao alterar o valor Min Subd, isso vai aumentar muito o tempo de render sem ser necessário. Usa sempre 1. o max , vc tem q ir testanto ate chegar em um ponto bom, recomendo usar o REGION RENDEr pra isso.. Vai testando: 1-4 . 1-8, 1-16, por ai vai. NO vray DMC sapler. o noise tresh, nao precisa colocar de cara : 0,001, testa 0,005 primeiro e veja se resolve, as vezes o Image Sampler resolve melhor ate com menos. quanto menor o valor do noise mais demorado o render. testa tambem com 0,008. O color mappaing seu ta uma bagunça. deixa tudo com 1,0 e no gamma usa 2.2, ms isso dfepende do seu gamma, pesquisa como trablhar com linerar workflow, gamma em 2,2 no vray. acho que vc nao precisa mecher nas configuracoes do IR, se for interna eh soh melhorar o Light cache e no maximo mecher no inter. samplers., mas nao mto, coloca 30, 40.
como eu disse, aprendi mta coisa com o FLA! =D
Olá Fla3d,como sempre você me ajudando muito.. Obrigado mesmo pela colocação,mas fikei com algumas duvidas...Bom vamos lá,o certo é colocar DMC 0,005 por ai? e quando você fala do minimo do DMC de 5 é lá em min. subdiv ou em DMC sample min.samples???qual o maximo que devo deixar?? quanto ao min/max do irradiance como faço para muda-lo?? pois ele fica como impossibilitado de mexer,veja na imagem... ah quanto a light,sim eu usei VrayIES.. Muito obrigado desde já fla3d,me ajudou muito!
ah, la n Vray : System O Render Region Division tem o X:64 Pode colocar uns 30, pra min melhorar alguma coisa tb.
Dneo: Muito obrigado pela ajuda,ajudou e muito..vlw poisé estou sempre aprendendo mais com o mestre Fla3d tambem hehe
Desculpe, lendo de novo o que eu escrevi eu vi que ficou realmente confuso, vamos lá: No image sampler > Adaptive DMC: esse é que o minimo dificilmente precisa passar de 1 e o máximo também tem que testar, mas acho que 50 é muito, começa com o default em 1 e 4 e vai subindo o max se vc ver aliasing. Ele também é relacionado com a resolução, nessa imagem de 4000 pixels eu chuto que 1 e 3 deve ser suficiente, tem vários settings que podem ser reduzidos quando vc aumenta a resolução do render, esse é um deles. No system > DMC Sampler: esse é o "coracão" do vray, todos os parametros se relacionam com ele, mexer ali mexe com tudo. O default costuma funcionar bem para a maioria das situações, com o noise threshold em 0,01, só altere se tiver algum problema cronico de ruido na cena e aumentando o subdivis do causador do ruido não resolver. No system > dynamic memory limit: em geral o melhor conselho pra esse valor é metade da memória RAM, valores muito altos pode deixar o render lento pq ele vai paginar memória no HD. Agora eu não alteraria o tamanho do bucket (ali no Render Region Division), o vray sempre usa o dobro de sampling nas bordas dos buckets pra evitar diferença entre cada bucket, ou seja, bucket pequeno a principio aumenta o tempo de render. Eu só diminuo em imagens pequenas ou maquinas com 8 ou mais processadores/cores quando um bucket as vezes fica parado em uma área e o resto terminou o trabalho, mas ainda assim para uma imagem de 4000 pixels não precisa ter um bucket menor que 64, deixe ele como está. O color mapping é uma questão de preferencia, eu sempre prefiro deixar a imagem toda linear e fazer esse trabalho na pós, mas aí vai de cada um.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711230.

Total de membros registrados: 138761

Últimos membros registrados: lack francisco, Joselito.silva, dan_df, alan_espessato, kellylops, Figurol696, artizynt, Varney.

Usuário(s) on-line na última hora: 837, sendo 13 membro(s) e 824 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Osvaldo Arquiteto, Vladis, Adalberto Rocha, Fabio Catelleno, Ronaldo Junior, Leonardo, JMDesign, Victor Mendonça, magster, Eduardo Ramos, Rodrigo, wilsimar, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.