Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Henry Rietra   Brasil - Ceará
Alisson Braga   Maceió - AL - AC
Thiago Peitl   Marília/SP
clebercmds   Timbó - SC - SC
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ

Portfólios Ver Mais

JoaoLucas   Fortaleza, CE - AC
deluca   Rio de Janeiro-RJ - AC
stunlight   Campos dos Goytac - RJ - AC
Moudy   Rio de Janeiro

Duvidas sobre modelagem, sobre altura, comprimento, largura

Por: segundo  

Em: 03/11/2004 10:01

gostaria de saber se voces que sao mais feras do que eu no assunto, se eu qiuser modelar uma casa ou uma cadeira ou qualquer que seja o objeto se voces seguem o tamanho real do objeto sua largura, pois estou querendo fazer uma igreja no 3ds max e gostaria de saber se preciso fazer tudo com seus tamanhos reais ou nao
Não entendi direiro a sua pergunta... na verdade, o importante é que você mantenha as proporções. Tanto faz se é em mm, cm, mt etc.
Oi Segundo, tudo bem? Como sempre falo aqui, o Max não é um programa para modelagem técnica, usando medidas precisas, o Max é um programa artístico, para modelar artisticamente no olho. Um desenhista quando vai desenhar um rosto não precisa medir nada, apenas faz na proporção, e isso é o suficiente para qualquer um que ver identificar o desenho. O mesmo acontece no Max. Agora um arquiteto que vai desenhar uma planta baixa de uma casa não pode fazer no olho, depende de medidas exatas, porque é um projeto técnico, para este fim existem outros programas que oferecem todas as facilidades para desenhar e modelar baseado em medidas precisas, estes programas são chamados genericamente de CAD (Computer Aided Design), ou seja porjeto assistido por computador. Se precisa de medidas deve usar um programa de CAD para modelar, como o AutoCAD, o Rhinoceros 3D, o Catia. Abraços
Oi, segundo. Tu queres modelar para arquitetura ou é para um trabalho artistico, video, ilustração, etc...? Se for para um uma apresentação artisitica, seja ela animada ou não, por exemplo um cenario para um curta de animação, não vejo porque fazer em CAD! A Disney, fez animações fantasticas, como Branca de Neve, por exemplo, e os cenarios, palacio e casas, não foram dezenhadospor arquitetos, mas por desenhistas e animadores. Naquela época, anos 40, não tinha AutoCad... he he he... nem micro computadores. O que eu quero dizer é que pra fazer um trabalho artisitico, eu não preciso aprender CAD, já que não manjo nada disso, mas usando o "Tape" em helpers no Max dá para fazer uma casa ou igreja medida em metros e que fique na escala correta com os personagens e objetos que compõe a cena. Não estou discordando do André, mas acho que seria mais trabalhoso para quem não conhece CAD, modelar uma igreja, do que fazer isso no Max.
Luis Estrazulas
Porto Alegre - RS
Caro Estrazulas, pode até ser que voce modele bem no max, mas se voce dar uma olhada em algum programa cad, verá que é bem mais fácil e rápido a modelação, além de existir programas que ajutam muito, u exemplo é o Arq3D totalmente brasileiro. :lol:
Vamos que vamos....
Oi gente, tudo bem? Então o que o Estrazulas disse corrobora a minha primeira mesagem, se é um projeto arquitetônica tem que ser modelado num programa de CAD. Projeto é algo técnico e não uma mera ilustração, então tudo tem que estar nas medidas exatas, e não apenas aproximadas no olhometro, e o Max não oferece facilidades para fazer as coisas na medida, dá para fazer, só que leve 20 vezes mais tempo do que levaria num sistema de CAD. Por melhor que a pessoa seja no Max não tem como fazer mais rápido e melhor do que num sistema de CAD decente, nem sempre estou falando de AutoCAD quando falo de CAD, tem outros programas para este fim. Agora se é uma modelagem arquitetônica para uma cena artística, como os filmes da Disney que o Estrazulas citou, certamente não tem porque ir modelar num programa de CAD, vai fazer muito melhor e muito mais rápido no Max, não precisa de medida nenhuma para isso, basta fazer o modelo proporcionalmente no olho mesmo, como qualquer artista faz para desenhar a mão a fachada de um prédio, fica igual e não mediu nada, depois pode apenas escalonar o modelo para se adequar aos demais objetos da cena, nem precisa medir para fazer isso, numa cena artística o que importa é a composição e não as medidas. Ou seja, quem trabalha com projetos técnicos arquitetônicos tem que saber AutoCAD, se não é o mesmo que um mecânico que não sabe usar chave de fenda, se a pessoa trabalha com animações e ilustrações artísticas, não precisa do CAD para nada. É gambiarra quem quer fazer uma ilustração e vai modelar no CAD, e é gambiarra quem quer fazer maquete eletrônica e vai modelar no Max. Cada ano que passa o Max recebe mais funções para ajudar nessa área de precisão, que não é a praia dele e nunca vai ser, essas novas ferramentas ajudam muito, como o Dist por exemplo, que eu tanto usava para provar a diferença entre Max e CAD, agora não posso mais usar esse argumento porque o Max ganhou um Dist, é o Measure Distance está dentro do Tools a partir do Max 6, muito melhor que o Tape para medir, mas o Max ainda está a anos luz das facilidades que um programa de CAD oferece. Porque o Max foi feito para animação em vídeo, e não para criar projetos arquitetônicos, quem já viu o Arq3D que o Yanes disse vai entender o que eu estou falando, ele foi feito para isso, você dá o perímetro do telhado e o programa modela o telhado completo para você, com telhas e madeiramento, é incrível, e por melhor que a pessoa seja no Max nunca vai conseguir fazer um telhado daquele tão rápido e tão bom, só para dar um exemplo, sem falar na adição de portas e janelas, que basta um click de mouse, e pode mover elas pela parede depois ainda, é demais para essa área, o Max não tem esse tipo de facilidade. Abraços
Valeu andre! Oba! Consegui me fazer entender. Dá pra importar as maquetes do Arq3D para o Max? É facil?
Luis Estrazulas
Porto Alegre - RS
Oi Estrazulas!!! o Arq. é um aplicativo que roda no Autocad, ele salva em DWG, que pode ser importado no max com facilidade. Principalmente se tu fostes organizado na hora de desenhar. Eu sempre digo pra galera: "Se o teu desenho for uma bagunça, quando importar vai ficar uma Bagunça." []'s

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707745.

Total de membros registrados: 135338

Últimos membros registrados: zito felix, mgameszo, zuanon82, gssousa, cristianofigueredo, chrisdocs, GL ART, RICARDO CANÊDO.

Usuário(s) on-line na última hora: 447, sendo 15 membro(s) e 432 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Lucas Reis, Sergio1987, Archiviz, Hot, Duda, WinterPT, Pedro Juliato, rodolfosantos3d, Felipe Duarte, mbranco, Nuno, Roberto Movanni, JMDesign, Osvaldo Arquiteto, Abilio.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.