Oi gente, tudo bem?
Então o que o Estrazulas disse corrobora a minha primeira mesagem, se é um projeto arquitetônica tem que ser modelado num programa de CAD.
Projeto é algo técnico e não uma mera ilustração, então tudo tem que estar nas medidas exatas, e não apenas aproximadas no olhometro, e o Max não oferece facilidades para fazer as coisas na medida, dá para fazer, só que leve 20 vezes mais tempo do que levaria num sistema de CAD. Por melhor que a pessoa seja no Max não tem como fazer mais rápido e melhor do que num sistema de CAD decente, nem sempre estou falando de AutoCAD quando falo de CAD, tem outros programas para este fim.
Agora se é uma modelagem arquitetônica para uma cena artística, como os filmes da Disney que o Estrazulas citou, certamente não tem porque ir modelar num programa de CAD, vai fazer muito melhor e muito mais rápido no Max, não precisa de medida nenhuma para isso, basta fazer o modelo proporcionalmente no olho mesmo, como qualquer artista faz para desenhar a mão a fachada de um prédio, fica igual e não mediu nada, depois pode apenas escalonar o modelo para se adequar aos demais objetos da cena, nem precisa medir para fazer isso, numa cena artística o que importa é a composição e não as medidas.
Ou seja, quem trabalha com projetos técnicos arquitetônicos tem que saber AutoCAD, se não é o mesmo que um mecânico que não sabe usar chave de fenda, se a pessoa trabalha com animações e ilustrações artísticas, não precisa do CAD para nada.
É gambiarra quem quer fazer uma ilustração e vai modelar no CAD, e é gambiarra quem quer fazer maquete eletrônica e vai modelar no Max.
Cada ano que passa o Max recebe mais funções para ajudar nessa área de precisão, que não é a praia dele e nunca vai ser, essas novas ferramentas ajudam muito, como o Dist por exemplo, que eu tanto usava para provar a diferença entre Max e CAD, agora não posso mais usar esse argumento porque o Max ganhou um Dist, é o Measure Distance está dentro do Tools a partir do Max 6, muito melhor que o Tape para medir, mas o Max ainda está a anos luz das facilidades que um programa de CAD oferece.
Porque o Max foi feito para animação em vídeo, e não para criar projetos arquitetônicos, quem já viu o Arq3D que o Yanes disse vai entender o que eu estou falando, ele foi feito para isso, você dá o perímetro do telhado e o programa modela o telhado completo para você, com telhas e madeiramento, é incrível, e por melhor que a pessoa seja no Max nunca vai conseguir fazer um telhado daquele tão rápido e tão bom, só para dar um exemplo, sem falar na adição de portas e janelas, que basta um click de mouse, e pode mover elas pela parede depois ainda, é demais para essa área, o Max não tem esse tipo de facilidade.
Abraços