Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

MarcioBottega   Capão da Canoa-RS - RS
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
J.F.Verissimo   Recife - AC
kris_3d   austria

Portfólios Ver Mais

tiagoizaltino   Limeira, Int. de SP - AC
wilson medeiros   SÃO PAULO - SP
Igor   San Alberto Paraguay - AC
Peh   Santa Barbara D\'oeste - SP

Problema com sombra e vidro em banheiro (Mental Ray)

Por: pauloprrm  

Em: 19/06/2012 08:48

Galera eu estou tendo um problema aqui com o render de um banheiro que eu fiz que está me fazendo quebrar a cabeça para resolver. Eles se encontram nesta imagem circulados. No vidro ele está ficando com umas manchas esquisitas vistos através do espelho mas visto no cantinho do render aparentemente está perfeito. O outro problema é a sombra esquisita que está sendo gerada ao lado do armário da pia teria como alguem me dar uma luz ai sobre o que pode ser? Ja estou usando valores meio absurdos de GI para ver se era isso mas pelo visto acho que não é e ja setei ele para preencher a sena completa direitinho.

OBS: Este material de vidro fosco é o baixado aqui do site da 3D1.
Obrigado a todos!!!
PROCURA AQUI NO FORUM PERGUNTAS DO GENERO POR VIDRO MENTAL RAY.. JA VI OUTROS COM ESSE PROBLEMA MS NAO SEI COMO RESOLVERAM..
Meu Deus cara, você está usando valores realmente absurdos!!! haha
Eu deixo tudo no preset praticamente!!
Seu valor do GI está 4000X maior!!! huauhauhahua
Cara, que isso, deve ter demorado absurdos essa imagem!!
Primeira coisa, volte já com tudo para os presets.
Habilite \"slower gi\". Aumente os reflections para 5 e no máximo coloque o FG no low.

O que mais tem na sua cena? Luzes photometrics? Todos os materiais em A&D?
Ah, esse material de vidro fosco eu acho meio pesado, eu mesmo faço esse material, é só baixar o glossiness, fica mais leve.

Abraço
Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar.
Sim eu estou usando photometrics com materiais A&D e vou colocar estas configurações que você falou ai e tirar um render para ver como fica. valeu!
acabei de terminar o render e o problema continua.... setei a configuração de render agora do modo que você falou e por precaução aumentei a subdivisão dos objetos que estavam dando erro mas o problema persiste...
é, ficou pior.
na aba renderer aumente o anti-aliasing para tirar esse serrilhado e aumente o glossy reflections e refractions para 1,5, faça um teste e aumente de novo para 2. veja o que acontece
Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar.
E aí fiote! Não li muito o que os amigos aí escreveram, mas vi que vc usou valores extra absurdos no GI. Eita. Primeiro vou lhe dizer o que está ocorrendo com a cena aí. Numa cena interna, FG usamos para suavizar os photons do GI e também ter uma qualidade no sombreamento da cena. O que acontece é que o FG só suaviza geometria 3D e não reflexão. Esta mancha que está aparecendo é porque se trata de uma reflexão (pois é um espelho) de uma geometria 3d e não uma realmente. Se vc alterar o ângulo da câmera justamente para a geometria que está sendo refletida pelo espelho tu vai ver que não tem essas manchas. Isso porque o FG irá suavizar, pois é geometria mesmo e não apenas uma reflexão da mesma.

Uma vez vi o André dando uma resposta sobre isso. Não me lembro ao certo dos detalhes, mas basicamente era vc mudar o angulo da camera justamente para o lado que estava sendo refletido pelo espelho e que ocorria o problema das manchas, usar a opção incrementally add fg points to map files do FG, renderizar aquela parte, e retornar novamente com a camera para o seu angulo inicial (ou principal) e renderizar novamente. Mas havia um pequeno detalhe para ser feito que não me lembro no momento.

Já que vc usou configurações bem altas nos parametros aí do GI vou te passar umas configurações e vc testa aí.

FG

initial fg point density: 0,8 - de forma simples ajuda na suavização dos photons do GI e qualidade do sombreamento da cena
rays per fg point: 256 - suaviza os photons do GI
diffuse bounces: 0 - este aqui vc deve manter ele zerado porque faz, praticamente, a mesma coisa que os photons do GI, então não se usa ele juntamente com os photons do GI

max reflections: 5
max refractions: 5

Use radius interpolate method
(instead. of num. fg point
) - habilite esta opção juntamente com o radius e min. radius e desabilite o radi in pixel.
radius: 30cm
min. radius 3cm

GI

maximum num. photons per sample: 100 - este parametro só deve ser maior que isto quando não usamos o FG para suavizar os photons, pois este parametro faz a mesma coisa, mas com qualidade inferior
maximum sampling radius: 10cm - este é o tamanho do raio de cada photon. Se quiser pode manter com 18cm, mas faça um teste com o valor que te passei
average gi photons per light: 600.000 - esta será a quantidade de photons que serão emitidos por cada luz inserida na cena (e que esteja ativa). Se tiver 4 luzes ao todo, então serão 600.000 x 4 = 2.400.000 de photons na cena.

O outros parametros não coloquei aqui porque achei adequado para a cena.

Tbm acho os valores absurdos de FG e GI, e como esta o AA?
o AA do primeiro esta 4 e 16. A parte do GI eu estava utilizando uma configuração mais baixa como esta que vc colocou new mas conforme o problema persistia eu fui aumentado cada vez mais hehe. Faz ideia de onde posso achar essa parte de fazer um render com outra posição da câmera para depois passar para essa???? valeu pela ajuda galera! Já estou a 1 semana deixando essa cena renderizar a noite para acordar e ver que a falha persiste.
Cara! É um tópico do ano passado e que tem o título um pouco parecido com o seu. Vou ver se acho aqui e passo o link

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711221.

Total de membros registrados: 138746

Últimos membros registrados: hosixi4, [email protected], meduslim, nowslimhöhlederlöwendeal, Dreamzy7208, Manhoodplusdk, olimpic, MitolynAustraliaReview.

Usuário(s) on-line na última hora: 699, sendo 12 membro(s) e 687 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Eng Damasceno, Roberto Movanni, Leonardo, Sergio1987, Geraldo Nunes, Osvaldo Arquiteto, Luan, Celso Borttoloto, Augusto Peixoto, Frederico Wagner N. R., valdez, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.