Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

robson cardoso   Londrina/PR - AC
resident11   Piracicaba - SP
J.F.Verissimo   Recife - AC
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
Bona Studio 3D   Jaraguá do Sul/SC - Brazil - SC

Portfólios Ver Mais

Kamus   Petrolina PE - PE
crishave   Brasil - AC
Guil Designer   Brasil - SP
SilvioNunes   Fortaleza - AC

Problema com sombra e vidro em banheiro (Mental Ray)

Por: pauloprrm  

Em: 19/06/2012 08:48

Cara! O tópico não achei, mas a resposta do André foi exatamente esta (nem mais e nem menos):

\"Você está configurando a iluminação com GI (Photons) e Final Gather?
Pois o Final Gather calcula apenas o que é visto pela câmera e não reflete, portanto, a área refletida pelo espelho não recebeu suavização do Final Gather e criou as manchas.
Configurando a iluminação com GI, como é o correto em cenas internas, os Photons serão emitidos por toda a cena obtendo um resultado melhor e mais preciso.

Se deseja configurar apenas com Final Gather, primeiro deve virar a câmera ao contrário, para focar a parte que reflete no espelho, calcular o Final Gather e salvar o mapa usando a opção Incrementally Add FG Points to Map Files, assim, quando renderizar normalmente na vista da imagem acima, o Final Gather do reflexo já estará calculado e não apresentará as manchas.
\"

As vezes guardo algumas respostas pra mim, que julgo necessitar algum dia. HE!HE!
po valeu pelas dicas ai eu vou deixar esta noite renderizando aqui no trabalho com essas informações e amanhã posto o resultado. Será que se eu por a camera animada para primeiro renderizar a vista do espelho com esta função ligada e depois a camera que eu quero vai funcionar?????
Não sei se câmera animada seria uma boa idéia, mesmo porque se em um render só tá levando este tempo todo de render, imagina uma animação. de qualquer forma acho esse temo de render absurdamente alto. Tu fez as configurações conforme o que eu lhe passei ali logo em cima? Aquela sua configuração tava um absurdo.

Esqueci de passar a do AA (antialising) que fica na aba renderer da janela do Mental Ray

Minimum: 1/4 (ou 1 caso necessário) filter
Maximum: 16 type: mitchell ou lanczoz

Spacial Contrast
RGBA: 0,02
a configuração de render já está toda certinha eu ja tinha posto antes o que vc falou. O AA esta em 1 por 16 em mitchell e o render não está mais demorando muita coisa está algo por volta de 3 a 5 horas só que eu deixo renderizando a noite no trabalho pois não tenho paciência de chegar em casa e ficar sem pc para renderizar :p é a minha única diversão pós faculdade e trabalho hehe. E a animação que eu falei era só de 2 frames 1 para pegar o reflexo e outro o render da câmera que eu quero... Valeu ai pelas dicas pessoal assim que eu tiver o render em mãos se der certo (espero que de) posto para vocês verem caso contrario continuamos tentando resolver. :p
Que bom que deu certo, depois posta o resultado ae

Abraço
Olá pessoal. Vou dar uma dica que espero possa ser útil

A maioria dos problemas é por causa de setagem de material.
Se não domina bem setagem de render, use apenas o FG.
Use as setagens padrão ao máximo. Elas costumam ser suficientes.
Estude para que serve cada coisa. Evite pegar cena pronta e achar que é receita de bolo.

abraços!
acabei de fazer o render aqui mas o problema ainda continua... Estou me arrependendo de ter colocado este espelho enorme hehe. Alguma ideia a mais do que pode ter sido???

se quiser passar essa cena aí pra mim dar uma olhada...
Olá Paulo,

Agora vi com mais calma o problema. É o seguinte: instala o script render optimizer e habilita a opção \"reflection prerejection\" na aba FG. Esse tipo de artefato é muito comum em imagens espelhadas. Habilitando esta opção vc diz para o MR não usar FG nas reflexões e o problema é resolvido.

http://www.infinity-vision.de/blog/render_optimizer

aqui o link

Aproveita e explora outras opções como o unifield que faz o modo de AA \"rasterizer\" funcionar de forma adaptativa. Tem tbm a opção de render progressivo que faz o MR funcionar como o \"arnold\" render. Enfim.. Esse script é item básico de sobrevivência.

outra coisa. Seta sua cena com o básico. Usa os photons no automático. Economiza os recursos que fica mais fácil e melhor. a imagem acima é um exemplo do que eu estou falando. Usei 45mil photons no geral e 64 rays no FG com 0,2 no density e olha como ficou suave e sem manchas.

abraço!
po muito bom vou baixar este script cara valeu caso ainda de problemas ai eu passo a cena para vocês verem o que pode ser ok!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711221.

Total de membros registrados: 138746

Últimos membros registrados: hosixi4, [email protected], meduslim, nowslimhöhlederlöwendeal, Dreamzy7208, Manhoodplusdk, olimpic, MitolynAustraliaReview.

Usuário(s) on-line na última hora: 745, sendo 1 membro(s) e 744 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: RogerBalboa.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.