Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

rb84   paraná - AC
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
luciano santo   Guarulhos - SP
Douglas Garcia   São Paulo - SP

Portfólios Ver Mais

RafaelMucio   Monte Alto - SP
Fontanetti   São Carlos - SP - SP
Fabianojf   Lages SC - AC
SilvioNunes   Fortaleza - AC

Alguém poderia me ajudar com um exercicio de maquete?

Por: prata  

Em: 28/06/2012 13:12

Eu baixei o arquivo de planta baixa casa07.dwg aqui da 3D1 para treinar modelagem de maquete, mas estou com dificuldade de entender como é o telhado dessa casa. Estou tentando criar os planes, mas não sei se as quedas que estou fazeno esta correto, o desenho é um pouco confuso pra mim!
e ai Prata blz!

kra essa planta é complicadinha mesmo.

O arranque da cobertura se dá nos estremos da casa. Na parte externa da parede do quarto até a parte externa da parede da A.S área de Serviço.

Vc faz o arranque apartir destes pontos com um plane inteiro por exemplo. ai depois que vc colocar as inclinações e recorta o telhado conforme a planta de cobertura.

Espero ter ajudado.
O que seria o \"arranque\"?

O que me confunde é que o telhado tem duas partes, uma sobre o qaunto e a sala e a outra sobre o resto da casa como a cozinha e a areade serviço. Sobre a cozinha são duas águas divididas ao meio, e sobre o quarto é uma água apenas, então na divisão de dua aguas para uma água só eu não sei qual delas deve ficar mais alta e qual altura delas.

Pelo que entendi no desenho da planta, a altura do meio das duas aguas é de 69cm e a altura do começo da de apenas uma agua é tb 69cm, mas com essas medidas o encontro delas fica estranho, vendo no sentido do quarto para a cozinha (de baixo para ciam no desenho) do lado esquero s duas aguas fia mais altas, deixano vc ver um vão para dentro da casa, mas ali tem a parede que divide a sala com a cozinha então da pra subir ela e tampar isso. Mas vendo na direção contraria, fica uam pontinha do tenhado de uma gaus acima do outro e não tem parede nenhuma ali pra dar uma ajeitada.

Não sei se expliquei direito minha duvida, mas sera que ninguem tem esse exerciio feito pra u ver como ficou o telhado?

O arranque é o ponto de partida do telhado!

Nesta planta baixa não consta a projeção da edificação abaixo do telhado isso esta confundindo vc, da uma olhada nos cortes, ali constam os beirais e suas dimensões.

os 69cm é a altura da cumeeira (ponto mais alto do telhado)

Me parece que na parte Frontal da casa há uma platibanda (que serve para esconder o telhado) ali vc consegue ver uma ponta do telhado que fica sobre a sala e o dormitório, que responde a sua pergunta.
O ponto mais alto é aquele sobre a sala e o dormitório, pois se trata de uma cobertura contínua.
Na junção das 2 cobertura haverá uma parede (entre copa e sala) esta que por sua vez irá fazer o acabamento (fechamento) da cobertura.
Amigo o telhado é muito suce, primeiro coisa que analizo em um telhado quando vou modelar é a inclinação dele, nesse caso é aproximadamente 25%, só dividir a altura da cumeeira pelo vao, sendo assim modela os planes normal, um a um depois usa o attach e anexa todos num plano só, em seguida seleciona todos os vertices e usa o weld para solda-los, agora ta facil!!! seciona a edege da cumeeira pega o vao do telhado e faz x25% e tem a algura, no caso é 69cm, faz o telhado em z em 0,00, ai vc seleciona a edege da cumeeira e coloca altura em z com 69 cm e boa, porem o telhado ta com escalonado para conversar de escala 1:200, o ideal sempre para modelar no max q esteja tudo 1:1! Enfim espero q tenha entendido, to meio apuradao aqui mais se der tempo modelo o telhado em casa e mostro como ficou, ok?

Abraço
Eu já reescalonei a projeção do telhado para 1:1 no max. Me tirem uma dúvida, a altura da cumeeria do telhado de uma água só é a mesma altura do outro telhado? Se for a inclinação muda, eu teria que manter a mesma inclinação nos dois?

Eu acredito que o correto do telhado seja isso, mas eu não sei oq fazer com aquele vão que ficou ali!

Parece estar certo e a inclinação sempre é a mesma!
Mas e aquele vão? Não tem nenhuam parede ali pra eu levantar e tampar ele! A parede que faz divisa da copa com a sala esta pra cá.
Por favor ajudem, eu ainda não ei oq eu faço com aquele vão!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711221.

Total de membros registrados: 138746

Últimos membros registrados: hosixi4, [email protected], meduslim, nowslimhöhlederlöwendeal, Dreamzy7208, Manhoodplusdk, olimpic, MitolynAustraliaReview.

Usuário(s) on-line na última hora: 739, sendo 1 membro(s) e 738 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: RogerBalboa.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.