Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!! [:D]
dadorrodrigues: oi dadorrodrigues!! tudo bem?? sobre o seu comentário que pena que você não pegou este serviço, seria uma coisa bem interessante de modelar, até porque é uma forma orgânica bem gostosa de se modelar e também bem desafiadora.
Mas nós artistas gráficos somos movidos a desafios, mesmo que você não tenha pego o serviço, infelizmente, você pode modelar este vaso nas suas horas vagas ou aproveitar algumas horas do seu final de semana, se você trabalhar a semana toda.
Para modelar esse vaso vc pode fazê-lo de inúmeras formas, de n-maneiras diferentes mas se você quiser uma modelagem fidedigna ao modelo desse vaso, com todas as características perfeitas, quando me refiro a perfeição me refiro a medidas \"milimétricas\", um dos mais robustos softwares para modelar detalhes, milimétricos é o \"Rhinoceros 3d\".
Mas o seu vaso, esse modelo que está na foto pode ser modelado tranquilamente no 3ds Max sem problemas porque no 3ds Max você tem todas as ferramentas de modelagem poligonal avançadíssimas para isso e fazem perfeitamente e com maestria o que você quer/ deseja.
O que daria mais trabalho para você modelar seria a alça posterior desse vaso porque ela é bem orgânica, mas se no futuro você for animar esse vaso com o uso de controladores avançados de animação, então acho que modelar a alça do vaso posterior ( mais parece um intestino mesmo ) com um outro objeto externo para dar a forma das alças não seria muito interessante.
Uma ideia ótima para ti, modéstia parte, é você contornar as suas \"edges\" de acordo com a forma das alças posteriores deste vaso sanitário. A primeira imagem que você postou é exatamente a melhor que poderá te ajudar a modelar essas alças com perfeição.
Depois que as suas \"edges\" seguirem o caminho curvo, tortuoso e sinuoso, isso você faz na mão mesmo,editando cada edge manualmente, confluindo as edges para que tenham a mesma organicidade da forma curva e ondulada das alças deste vaso.
Para fazer a parte \"convexa\" das alças ( que avolumam para fora ) você pode selecionar o sub-object face do editable poly, aplicar um extrude em cada face curva e sinuosa das alças do vaso com um valor positivo e deixar as bordas com quinas vivas, retas depois da extrusão, para na hora que você aplicar um modificador de suavização \"meshsmooth\" ou \"turbosmooth\" eles vão subdividir a sua malha e deixá-la convexa ( com a barriga para fora ).
Você precisa deixar as quinas vivas depois da extrusão que é para o meshsmooth e o turbosmooth não segurar a força das bordas e a parte modelada e extrudada pra fora ficar com um aspecto de convexo, mas popularmente conhecido como \"abarrigado\".
Se der um pequeno defeito na malha depois de aplicar o meshsmooth ou o turbosmooth nas alças do vaso, você aplicar um chamfer bem pequeno mesmo nas edges que contornam as alças curvas e sinuosas deste vaso.
Uma outra dica interessante pra ti Dado, é você usar as ferramentas de modelagem do Graphite tools do 3ds Max principalmente os das edges, pois somente com as ferramentas do Graphite do 3ds Max é que você poderá aplicar as \"edge loops\" perfeitas mantendo o que é mais importante em uma malha 3d: a sua organização e principalmente fluidez.
Espero ter te dado um pouco de luz, tudo bem??
Boa sorte e qualquer coisa estamos aqui sempre!!
Forte abraço e sucesso!!
ps: Ah, já ia me esquecendo, Parabéns ao nosso amigo e colaborador \"new\" pelas ótimas linhas feitas na mão para simular as \"edges loops\". Ficaram simplesmente perfeitas \"new\".
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\"FORÇA & CORAGEM SEMPRE\"...