Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Bona Studio 3D   Jaraguá do Sul/SC - Brazil - SC
kiwikiaka   São Paulo
Rafa Gare   São Paulo
Alexandro   Cascavel - PR
Bona Studio 3D   Jaraguá do Sul/SC - Brazil - SC

Portfólios Ver Mais

arnaldoricardo   Sinop - MT - AC
santos.1408   Cruz, Ceará, Brasil - AC
Matheus Santana   campinas sp - SP
Marlon aguiar   Rio de Janeiro - AC

Planta de autocad - Asustadora, como começar?

Por: CarloZ!  

Em: 23/07/2012 20:05

Galera, tinha dado uma pausa nos estudos e to vortando agora,
to quereno a ajuda de vocês nessa planta que peguei aki na 3D1
pra treinar, eu ateh entendo um poko da interpretação da planta
mais essa ai tah cabulosa, por onde que eu começaria nessa planta?

Pelas curvas de nivel, e como que eu interpretaria ela ali pra fazer
as elevações?

grato por quem me der esse help! abrçss

link daki do site pelo qual baixei ela:

http://www.tresd1.com.br/recursos/busca/predio+residencial

Cara a melhor maneira é fazer em partes (como diria o esquartejador rsrsr) vc pode separar por exemplo a torre do entorno pra não acabar se confundindo com tanta informação, segundo passo é limpar a prancha para importar pro max (contudo lembre-se de salvar-la num arquivo diferente, para não perder as informações complementares (que por acaso serão fundamentais p a compreensão total do projeto)... para a modelagem da torre por exemplo vc vai precisar da planta do pavimento térreo, da planta do pavimento tipo (pavimento que se repete na maior parte do edifício) e da planta do terraço, limpe tudo deixando apenas as informações de alvenaria e esquadrias, o que vc precisa é da casca do edifício (até mesmo pra que sua modelagem fique mais leve).. as paredes internas, divisões de quarto, etc vc pode deixar pra um segundo momento e modela-las de forma simplificada (tipo traçando um spiline e dando extrude depois), dificilmente vc terá de se preocupar com as portas internas, a não ser que elas fiquem em evidência (ou no caso de vc ser ultra detalhista)... Fora as plantas baixas vc vai precisar das elevações ou vistas das fachadas, no caso dessas pranchas só vejo 1 vista de fachada (falta de informação é muito comum em desenhos técnicos e por muitas vezes vc deve realizar um trabalho de detetive e tentar deduzir aquilo que falta)... depois de gerar um novo arquivo limpo, que contenha só essas informações citadas vc deve importar pro max, uma maneira de importar-la de forma mais organizada é deixando os componentes de cada desenho no mesmo layer (pelo menos pra mim fica mais fácil), exemplo: no desenho da vista frontal vc coloca todas as linhas no layer 1, no desenho da planta do térreo vc coloca todo o desenho no layer 2. Enfim depois é só importar se atentando a escala (pra não perder a proporção correta). Já no max o segredo é modelar um pavimento por vez (pelo menos pra mim, dessa maneira, fica mais difícil de se cometer erros)... coloque a planta do pavimento que será modelado alinhada a sua área correspondente da elevação (pra ter a informação das alturas e de onde começa um parapeito e onde acontece o fim de uma janela ou porta por exemplo). Enfim é mais fácil seguir um tutorial, a 3d1 oferece um dvd com o curso de modelagem, tentar explicar passo a passo, através de um texto no fórum é complicado e de difícil compreensão. Enfim segue a dica.. abraço..
O PROJETO PARECE SER MUITO SIMPLES E FACIL DE FAZER, TALVEZ O TERRENO CONFUNDA UM POUCO MAIS É BEM TRANQUILO LOGO QUE COMEÇAR VAI VER QUE É UM PROEJTO BM SIMPLES
É como o juliano disse realmente é bem fácil mesmo, muitas vezes um predio desses chega ser mais fácil do q uma casa terreá.
Blog 3dsonicmaquetes.blogspot.com
Johnnybise: vlw meu amigo por todas atenção ao seu comentário, tudin anotado! mt obrigado!

Galera a minha duvida principal eh de como eu vo fazer aquele morro,
que informações na planta eu tenho que me basear para fazer as elevações
do morro onde o predio vai estar? o predio eu sei que eh mais sussa!

Pq se eu pegar uma planta desse porte, eu tenho que fazer tudo 100% fiel ao
que estah na planta?

Então cara tudo depende do que será mostrado e do nível de realismo que vc quer dar.. uma câmera ao longe onde apareça enquadrada boa parte do morro é interessante que seja dado uma atenção maior aos detalhes do mesmo se as câmeras não forem contemplar tal ângulo então talvez uma representação mais simplificada seguindo o perfil do morro representado no corte A-A seja o suficiente, pra modelar esse morro eu conheço 2 técnicas, surface ou o terrain dê uma estudada nelas, de qualquer forma se vc olhar a planta verá que junto a cada linha da curva de nível vem uma informação da altura desse nível então vc terá de colocar os segmentos de cada nível na sua respectiva altura. Espero ter ajudado. Abç..
Pelo q eu entendi não é difícil o terreno, a inclinação frontão é aquela q vc mais vai usar, aquele declínio maior q é visto apenas no corte, fica a traz da obra, com certeza a câmera nem vai pegar ele só se vc pegar uma câmera por traz da obra.
É só vc fazer uma inclinação boa apartir daquele ponto q esta no corte na parte de traz só.
o resto do terreno e o mais importante é como esta na fachada.
Espero ter ajudado, abraço.

Blog 3dsonicmaquetes.blogspot.com
Johnnybise, entaum nessa parte das tecnicas de como gerar a malha apartir das
curvas eu ateh ja to ciente... o problema eh ali na planta, as curvas que eu to na duvida se ali tem ou não a medida da altura de cada curva de nivel... veija
vc se vc consegue identificar se tem ou não,!? axo que tah faltando né?

Sonic, pois é cara, eu tenho quase certeza que nessa parte da curva de nivel
tah faltando essa info da altura das linhas da curva de nivel, entaum vo me
basia pela sua dica de me guia pela parte frontal!
Tá faltando não cara oh:
Entaum, eu ateh reparei nesses numeros, mais como vi, meio que em seguência, tipow 107, 108, 109, 110, 111 e tbm num tinha a unidade de medida do lado, se eh em metros ou em centimentros e tals... achei que fosse soh uma numeração para as linhas!

No caso ali eu tenho que por o q? por exemplo na linha ond esta 110, eu tenho
que por ela pra cima 110 metros, ou 1 metro e 10 centimetros??

Desculpa a ignorância, é que to perdido msm nessa parte do desenho!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711221.

Total de membros registrados: 138746

Últimos membros registrados: hosixi4, [email protected], meduslim, nowslimhöhlederlöwendeal, Dreamzy7208, Manhoodplusdk, olimpic, MitolynAustraliaReview.

Usuário(s) on-line na última hora: 676, sendo 13 membro(s) e 663 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Victor Mendonça, JMDesign, Leonardo, gilson antunes, Vladis, Rodrigo, Willmitnick, Thiago Couto, Adalberto Rocha, Antonio Neosmar P Silva, Hot, Felipe Duarte, Fabio Catelleno.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.