Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Ale   Joinville SC - AC
J.F.Verissimo   Recife - AC
dami   João Pessoa pb - AC
resident11   Piracicaba - SP

Portfólios Ver Mais

Antonio   São Paulo - AC
Leodesenhos   Pacatuba - AC
decaptor   Florianópolis
Rhankorr   Carapicuíba

Ambient Occlusion MentalRay

Por: rguelfi  

Em: 09/08/2012 13:11

esqueci de falar... se eu usar um material mentalray com AO no material override funciona porém sem texturas.

Requelf blz, quando vc usa o material mental-ray com AO no override, é normal
não vir com as texturas, pq ele vai gerar um render em preto em branco, ele
serve pra vc aplicar o AO fora do 3Ds max, normalmente em um programa de composição como o photoshop, serve pra vc ter um poco mais de controle!
Basta vc pegar o render que vc fez da sua cena normal com as texturas e tals
junto com esse render em P&B que vc gero no override, para dentro do PS, lah
vc vai colocar a imagem em P&B acima do da imagem do render, e trocar o modo
de blend de normal para multiply, ele vai sumir com as partes brancas e deixar
as partes pretas que eh o sombreamente, e dai vc consegue regular a intesidade dele, pela opacidade!

Agora se vc quiser que o AO saia jah junto com o render final, vc pode usar o
AO do Arch & Design, na Aba Special Effects vc vai encontrar lah a opção AO
para habilitar!

então simplesmente criei um teapot em cima de um plane a atribui um material arch&design nos 2 e liguei o AO no material, o problema é q akele sombreamento que deveria aparecer principalmente nos cantos não aparece, a cena é renderizada sem nenhum efeito, to achando q é zica do meu Max.

Provavelmente vc não está conseguindo notar o AO pq tah renderizando sem inserir
luz alguma na cena, tah renderizando com a luz padrão do max! Coloca uma skylight, que vc jah vai consegui ver a diferença!

Obrigado uNai você me ajudou muito mas se não for abusar, como eu faço para simular uma skylight em um ambiente interno ou usar o material override em ambiente interno.

Ultima dúvida: o mentalray gera efeito de AO mesmo se eu não usar uma skylight? Por exemplo: se eu colocar uma única mr_omni em um ambiente fechado.

Me desculpem a ignorância mas preciso mesmo aprender a usar este recurso.

Obrigado!

Obrigado uNai você me ajudou muito mas se não for abusar, como eu faço para simular uma skylight em um ambiente interno ou usar o material override em ambiente interno.

Vc pode colocar uma luz skylight em qualquer parte da cena, ela vai servir
para simular a luz do céu, e para ajudar a levar essa luz do céu de forma
mais eficiente para dentro do ambiente interno vc coloca luzes mr_skyportals
na janelas!

Ultima dúvida: o mentalray gera efeito de AO mesmo se eu não usar uma skylight? Por exemplo: se eu colocar uma única mr_omni em um ambiente fechado.

Me desculpem a ignorância mas preciso mesmo aprender a usar este recurso.

Obrigado!

Para gerar o render de AO no override, basta colocar o material lah como vc jah sabe e desligar todas as luzes, desligar o FG, desligar o exposure control e o
mapa de enviroment caso esteijem habilitados, e mandar renderizar! nesse caso
não precisa ter luzes!

Agora se vc ligar o AO no material Arch e Design, para o AO sair junto com a cena
sim ele vai funcionar, com qualquer luz, ali quando falei da skylight foi soh um
exemplo msm!

Dah uma lida no tutorial que o New posto ai pra vc, tu vai entender melhor sobre
o AO! flws!

ola com bastante atenção esses 2 tutorias que vai aprender a cria o efeito de Ambient Oclusion com o mentalray usando os shaders Arcg&Design
http://www.tresd1.com.br/tutoriais/tutoriais-3dsmax/tutoriais-dos-usuarios/iluminacao-externa-no-mental-ray
http://www.tresd1.com.br/tutoriais/tutoriais-3dsmax/tutoriais-dos-usuarios/ambient-oclusion-archdesign
Obrigado pessoal, vocês acabaram com as minha dúvidas de Ambient Oclusion, agora quero saber sobre os shaders do mentalray mas isso é para outro tópico, valeww!!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711221.

Total de membros registrados: 138746

Últimos membros registrados: hosixi4, [email protected], meduslim, nowslimhöhlederlöwendeal, Dreamzy7208, Manhoodplusdk, olimpic, MitolynAustraliaReview.

Usuário(s) on-line na última hora: 643, sendo 12 membro(s) e 631 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Victor Mendonça, JMDesign, gilson antunes, Vladis, Rodrigo, Willmitnick, Thiago Couto, Adalberto Rocha, Antonio Neosmar P Silva, Hot, Felipe Duarte, Fabio Catelleno.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.