Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!!
Felix: oi Felix!! tudo bem?? sobre a sua dúvida você pode estar usando o 3ds Max mas fazer uma cascata realista com os próprios recursos do 3ds Max até que dá mas são mais limitados e para ficar perfeito tem que usar outros softwares, somente os recursos padrões do 3ds Max vão de certa forma te \"limitar\" principalmente com relação ao realismo e animação da água escorrendo, tudo bem??
Para fazer este efeito com cascata escorrendo pela parede você pode usar claro, o 3ds Max usando o blob mesh, ou então um plug-in externo o Glu-3d da 3d-Aliens, tudo bem??
Mas mesmo assim vão te limitar de certa forma, não tem jeito. Claro que em Computação Gráfica existe n-maneiras diferentes de fazer um mesmo efeito mas nesse seu caso, em específico, para fazer realista e muito bem feito mesmo, principalmente se a câmera der um \"close\" bem de perto nessa sua parede, como está mostrando essa imagem que você postou pra gente, então não tem jeito, sua melhor opção mesmo é usar o robusto Real Flow mesclando o poder dele com o Krakatoa do 3ds Max.
Ou então pode usar o \"Naiad 0.6\" da Exotic Matter que está disponível para plataforma S.O Windows e Linux.
Alguns links do Naiad:
http://www.exoticmatter.com/naiad-training-videos/ ( Vídeos de treinamento do Naiad )
Você pode fazer o download do Naiad Buddy for 3ds Max na versão [ Beta ], vale a pena, é só clicar no botão \"download\".
http://www.exoticmatter.com/download-naiad/ ( Link para download do Naiad ).
No site FxGuide.com os autores mostram um pouco como usaram o Naiad durante a produção do filme que revolucionou o mundo da Computação Gráfica, Avatar.
http://www.fxguide.com/featured/The_Tech_Behind_the_Tools_of_Avatar_Part_2_Naiad/ ( Link do Naiad usando em Avatar ).
Mas se você não quiser usar o Naiad, você pode estar usando o Real Flow e o Krakatoa para fazer uma bela cascata bem realista e com tudo o que você tem direito e muito mais.
Segue o link de um vídeo do Youtube postado pelo mestre André Vieira aonde o autor mostra em 59:22, ou seja, quase 1 hora de vídeo aula como se faz uma cascata usando o Real Flow, 3ds Max e Krakatoa. Segue o link:
http://www.youtube.com/watch?v=BoZSlvjrByw&feature=player_embedded ( Como criar uma cachoeira com partículas no Real Flow para importar no 3ds max e renderizar com realismo usando o Plug-in Krakatoa.)
Para o efeito da água ir para cima ao invés de descer, aplique uma força da gravidade e a coloque ao contrário, apontando para cima que o fluxo de água muda e irá subir ao invés de descer.
http://www.youtube.com/watch?v=sY1IQQk-KIo&feature=player_embedded ( Resultado final )
Espero ter lhe ajudado de alguma forma.
Boa sorte e conte conosco caso você sinta outras dificuldades.
Forte abraço e sucesso!!
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\"FORÇA & CORAGEM SEMPRE\"...