RAMPA inclinada e encurvada?

Por: sungmack  

Em: 18/12/2004 16:24

Olá pessoal! Estou com muita dificuldade em conseguir fazer um tipo de rampa. Ela é ondulada em planta e dá uma meia volta, mas possui um desnível de 1,50m. É uma rampa para pedestres. Já tentei com o LOFT, mas a rampa sai errada, pois ela acaba inclinando as secções e o pedestre não conseguiria ficar em pé! Dá o mesmo efeito quando extrudo por caminho no CAD. Já tentei usar o terrain depois de criar 49 secções retangulares verticais enfileiradas acompanhando o caminho da rampa, que estariam corretas tecnicamente, mas o terrain não conseguiu ligar nenhuma. Alguém tem alguma solução? Que ferramenta posso usar para este tipo de situação?
Olá, Naum consegui visualizar sua rampa ondulada, como ela seria? Vc pode fazer algum desenho e posta-lo aki Obrigado Aguardando resposta
-- -- Rodrigo Dias :):):):):) --
OI sungmack!! Eu faço isso no cad da seguinte maneira: Toco a ucs para ficar no plano da rampa. Ou seja inclinado. Depois desenho a rampa e extrudo. Depois volto para a Ucs W. Ou vc pode extrudar na UCs normal e depois levar para o max e transformar em edit poly e levantar os vertex mudando sua cota z. []'s Espero que ajude
Oi gente, tudo bem? Não é difícil, só não acho boa idéia ficar misturando as coisas, ou faz no Max ou faz no AutoCAD, ou faz no Rhinoceros, que seria um ótimo caso para o Rhinoceros, já que o Cad é fraco nesse tipo de coisa, e o Max não é para desenho de precisão. Mas pode fazer no CAD numa boa, mas teria que ter uma imagem para te responder melhor. Se é o que eu estou pensando, pode fazer uma planta da rampa e extrudir com mais do que a altura que ela precisa ter, depois coloca o UCS na lateral dela e deseja a linha inclinada que vai "cortar" a rampa, fecha essa linha passando por fora de toda a rampa, na parte que vai ser excluida, faz um extrude maior que a rampa e usa o Subtract para cortar, se a rampa for em dois níveis, corte por partes, primeiro um nível e depois o outro. É quase o mesmo processo do Loft do 3ds max, pode pensar da mesma forma. E ainda poderia fazer com surface, criando a curva da rampa, dando um offset e criando uma Surface entre as duas. Depois pode fechar o resto com Face 3D. No Rhinoceros poderia fazer facilmente em 2 minutos, com toda a precisão, em Nurbs. Abraços
Olá gente! Lí as mensagens de ajuda só hoje! Mas consegui fazer a rampa usando primeiro o CAD para localizar os pontos que formariam a rampa. Depois exportei para o MAX e terminei a rampa usando NURBS. Esta experiencia foi muito boa, pois entendi que para coisas impossíveis, a técnica NURBS trabalha muito bem para resolver estas situações! Obrigado a todos que tentaram me ajudar!
Oi Sungmack, tudo bem? Você teve a conclusão certa no programa errado. Por isso que sempre falo aqui sobre o Rhinoceros para o pessoal que trabalha com o AutoCAD. Eu acho o AutoCAD fantástico, foi meu primeiro programa de CG, tenho um carinho especial por ele, mas é fraco em modelagem 3D. Dá para fazer tudo que é normal, mas em casos mais "orgânicos", mais redondos, mais curvados, o AutoCAD começa a mostrar suas limitações. O Rhinoceros é um programa de CAD também, quem desenha no AutoCAD sai desenhando no Rhino em menos de 1 hora, porque é tudo idêntico, até a maioria dos atalhos. Como o Rhino é um programa de CAD ele tem toda a precisão necessária e permite fazer qualquer coisa, pois trabalha em Nurbs, uma das tecnologias de modelagem mais novas e mais flexíveis. O sistema de Nurbs do Max é um lixo perto do Rhinoceros, e perto de outros progamas também, de todos os programas que trabalham com Nurbs que conheço, o Max é o pior. No Rhino poderia modelar como se estivesse no AutoCAD, sem gambiarra de fazer metade um programa de CAD e metade num Free Form Modeler, teria muito menos trabalho, e faria em 5 minutos no máximo. Pegando as manhas do Rhino, faz tudo que imaginar nele, é um dos melhores modeladores Nurbs rodando em Windows. Dá uma olhada na galeria dele para você ver, faz jóias, carros, barcos, eletrodomésticos, e até roupas, tudo com precisão para manufatura. http://www.rhino3d.com Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707769.

Total de membros registrados: 135357

Últimos membros registrados: JEFFERSONLUIZ, bobenick09@, ergerfgerg01, jorgefrancener, dicardochardson, Reynoldspablo, Otsuki026, wsakhrta.

Usuário(s) on-line na última hora: 774, sendo 26 membro(s) e 748 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: magster, marcola, Daniel Monteiro, Vladis, renaz, Willmitnick, Osvaldo Arquiteto, emersonforentin, Junior, Celso Borttoloto, Abilio, Hot, Reinaldo Silva, Eber.Silva, gago, Pedro Juliato, Geraldo Nunes, nandao, Felipe Duarte, Gabriel, jotasoares, Sergio1987, robisonfalco, marcio.alain, Fernando Cunha, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.