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Dúvida linear workflow - mental ray

Por: Aquilesbp  

Em: 27/09/2012 02:32

Pessoal, estou começando a usar linear workflow em minhas imagens mas não estou conseguindo deixar minhas imagens claras, não sei se alguem já passou por esse tipo de problema, ou talvez eu só não esteja configurando da forma correta. Segue as minhas configurações

sem alteração de gamma
http://imageshack.us/a/img716/518/gammasem0.jpg
http://imageshack.us/a/img171/6017/gammasem.jpg

com alteração de gamma
http://imageshack.us/a/img404/4247/gammacom0.jpg
http://imageshack.us/a/img39/6017/gammacom.jpg
na caixa output, deixei o valor 1 e apliquei o de-gamma da textura do piso com o shader \"gamma & gain\".

Já procurei na net mas não achei nada referente a isso.
Agradeço a ajuda


INPUT ta errado, tem q ta 2,2 tb. senao nao faz sentido.
Costumo deixa tudo 2,2 em preferences>Gamma and LUT
no MENTAL RAY é assim:

GAMMA: 2,2
INPUT GAMMA: 2,2
OUTPUT GAMMA: 2,2

deixe marcado as opções AFFECT MATERIAL SELECTORS e AFFECT MATERIAL EDITOR
Alterei o valor do input para 2,2 mas o problema continua. Pode ser um bug do max?

http://imageshack.us/a/img833/3920/gammainput2.jpg

Isso acontece apenas quando uso o \"mr exposure control\".
Fiz um teste aqui sem controle de exposição e deu certo. Parece ser algum erro ao combinar o gamma 2,2 com o mr exposure. Alguém já teve esse problema?
Na verdade, parece que a cena está escura não por causa do gamma incorreto, mas pelo fato de a luz ser muito pouca para o ambiente. Faça assim:

desligue os photons do GI e somente com o fg ligado deixe o diffuse bounces com valor 4 e renderize (normalmente este valor dá o mesmo resultado que usando os photons do gi), e poste o resultado aqui para vermos.
Diego Dneo, Juliano Kloss, new - Coloquei o input com valor 1, para então modificar o gamma apenas nas texturas da cena, se colocar no input o valor 2.2, não devo usar o shader \"gamma & gain\" para o de-gamma, correto?

new - Sei que essa cena não esta com uma iluminação boa, fiz propositalmente para analisar a diferença de gamma. Esta mesma cena, sem o controle de exposição mostraram alteração de gamma, mas como gosto de trabalhar com o mr exposure e achei que a técnica de linear workflow faria alguma modificação nas imagens, e parece que somente o fato de habilitar o mr exposure, já ativa algum gamma \"próprio\" para 2,2, sem a necessidade de ativar na aba Customize - Preferences - Gamma and LUT. Fiz o que sugeriu, a imagem com alteração do gamma ficou mais escura por causa da correção da textura do piso, mas o aspecto é praticamente igual.
Sim, o mr photographic exposure aplic uma correção se o gamma do max não estiver ligado, aí o chão fica assim por dar double gamma ja que toda imagem de cor difusa possui uma correção.
O help do max explica isso em destaque logo no começo:
http://download.autodesk.com/us/3dsmax/2012help/index.html?url=files/GUID-DE2AE0F7-219A-4738-AA48-4E2F0E0CEEA-2405.htm,topicNumber=d28e472332
Fla3dMadness - valeu pelo esclarecimento.
Isso quer dizer que o uso de linear workflow com mr exposure será somente para corrigir o gama das texturas?

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