Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

EvandroGP   Paraná - PR
bender   Lajeado-RS - RS
Grasiano   Campo bom - RS - RS
A R K A I K O   Maringá - PR - AC
Juliano Kloss   Blumenau - SC - SC

Portfólios Ver Mais

waltergms   Belo Horizonte - MG
c3designer   Buriticupu-MA
andre.denzel   Sao Jose dos Campos

Duvida Material_vray_aspecto granulado no Slotmaterial

Por: th3one  

Em: 20/11/2012 12:52

este aspecto granulado é normal? isto acontece muito qd uso o Diffuse escuro..

e é normal o material aparecer cortado assim? novamente isto acontece qd uso material escuro...

obrigado :)
Esse granulado é o Reflect glossiness, quanto mais vc diminuir o valor, vai ficar mais granulado o reflexo.
sim mas este efeito granulado só acontece quando uso cores escuras..

e o efeito cortado ?
O efeito cortado é o cutoff que fica ali no options, deixa ele em zero que some.
O granulado só fica mais visivel em material escuro, mas ele ta presente, aumenta o subdivis do reflexo.
a medida que o material vai ficando com reflexo mais difuso, os granulados aumentam e é preciso aumetar o valor no subdivs para tirá-los. Os granulados aparecem mais em materiais escuros talves porque nesses materiais a reflexão é mais visível.
Como os amigos disseram ele sempre esta presente, mas quanto mais escuro mais fica perceptível na segunda imagem do material to vendo que tem um mapa ali no refract pode estar influenciando tbm
obrigado a todos! eu já tinha feito varias experiências e vocês confirmaram o que eu pensava.
realmente uso o cutoff quando aparece esse efeito mas esse efeito aparece ás vezes, não sei se repararam mas na primeira imagem também uso material escuro e ele não corta e usei o cutoff a 0,01 mas também meti o reflexo mais difuso...

cutoff - this parameter specifies a threshold for the light intensity, below which the light will not be computed. This can be useful in scenes with many lights, where you want to limit the effect of the lights to some distance around them. Larger values cut away more from the light; lower values make the light range larger. If you specify 0.0, the light will be calculated for all surfaces.

ou seja, quanto mais próximo da cor escuro, menos luz consegue captar. por isso que o material fica cortado.

tenho notado que o Max trabalha melhor em centímetros do que em metros...

duduuuh o material está desligado ;).

New e Fla3DMadness, boa dica! eu raramente uso o subdivs mas em materiais escuros é capaz de fazer sentido.
Sempre será necessário aumentar o valor do SUBDIVS para tirar os granulados em reflexos difusos. Ele está aí pra isso. O valor padrão (8) é muito baixo. Na maioria dos meus materiais deixo com valor 32 (se necessário aumeto para 64 ou até 92 em casos de materiais tipo metal inox que são muito reflexivos e difusos, ainda com brilho anisotropico - esticado - que deixa mais difuso ainda).
Sempre será necessário aumentar o valor do SUBDIVS para tirar os granulados em reflexos difusos. Ele está aí pra isso. O valor padrão (8) é muito baixo. Na maioria dos meus materiais deixo com valor 32 (se necessário aumeto para 64 ou até 92 em casos de materiais tipo metal inox que são muito reflexivos e difusos, ainda com brilho anisotropico - esticado - que deixa mais difuso ainda).

vou experimentar para aproxima...mas não consome muita memoria depois? valor 64 e 92 não é muito extremo?

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711211.

Total de membros registrados: 138739

Últimos membros registrados: MitolynAustraliaReview, yecow, Johnsonbettes, glucovixfortemx, Shang026, Tiago 3, Honorshirleys, martinezo_86.

Usuário(s) on-line na última hora: 492, sendo 4 membro(s) e 488 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: WFortunato3D, MitolynAustraliaReview, yecow, Johnsonbettes.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.