Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Lucas   Campos dos goytacazes - RJ
Primo   Araçatuba-SP - SP
Antonio   SÃO PAULO/BRASIL - AC
MFZanela   Cafelândia - Paraná - PR
ardiarqui   Argentina Buenos Aires - AC

Portfólios Ver Mais

Ana   Foz do Iguaçu - PR
Paulo   GOIANIA
Marcelo Guarrata   Maringá - PR
Mandinha   Lisboa - Portugal - AC

Peso na cena e render

Por: César Augusto  

Em: 05/12/2012 12:23

Bom dia pessoal, estou com um problema e não vejo a quem recorrer a não ser vocês...
Estou com um projeto de um conjunto habitacional, um pouco grande, o problema é que estou chegando na modelagem final do projeto e meu render não quer nem sair do calculo de light cache... claro que a configuração de render conta muito, estou usando uma intermediária configuração, minha cena está com muitas residências o que também está influenciando no cálculo, uso VRAY E 3DSMAX2010...
Penso também nas esquadrias que modelei no projeto, estão meio high poly, com chanfer, borracha da janela e tudo mais... tenho o costume de modelar como se é, com detalhes mas já no final do projeto com quase tudo pronto, refazer todas as esquadrias, seria muito complicado, alguém teria idéia de como me ajuda?
Desde já agradeço !
Obrigado.
Opa César, boa tarde!
Kra, podem ter outras pessoas que possam te orientar aqui também, mas normalmente quando isso acontece comigo e mesmo assim eu não posso diminuir a qualidade do render, eu faço uma otimização.

Para alguns objetos muito repetitivos eu uso o Vray Proxy, e pra objetos secundários na cena, aqueles que quase aparecem, ou aparecem muito distantes, eu uso o ProOtimize, para ficar mais leve...

Lembrando que quanto mais refração ou reflexão na cena, também pesa bastante.

Abraçoss
Iai Thiago, obrigado pela presença e ajuda, eu vou tentar utilizar vray proxy, já que se trata de uma COHAB\', os prédios são repetitivos, e as casas também, nunca utilizei o vray proxy, mas tenho em mente que ele apenas optimizaria minha cena deixando-a mais leve em viewport ?
O time render continuária a mesma coisa ?
Sim minha cena está com texturas um pouco avançadas em shaders, refração e reflexão o que ajuda nessa demora de render, mas não era pra ser tão exagerado, tem poucas esquadrias...
Tenho algumas dúvidas sobre isso, se souber me responder para eu eu possa usar essa optimização eu agradeço!

Abraços
Olá Cesar!

Entendo bem o seu conceito de ser detalhista. Mas veja bem. Há muitos detalhes que nem aparecem, por isso não convem modelar, sem dizr que aumenta no peso da viewport e consumindo mais memoria na hora do render. Mas no seu caso modelar todo de novo sera meio incoveniente. O jeito é usar opções de otimização mesmo. Use o vray proxy nos objetos com maior quantidade de segmentos (árvores, plantas, ou qualquer outro com turbosmooth). Mas já vou dizendo, pode ser que seja necessario remodelar alguns modelos que estão em hight poly para deixá-los em low poly. Ah! Existe um script que volta o LITERATIONS do TURBOSMOOTH para 1 ou 0. Esqueci o nome dele, mas acho que na seção de scripts vc o encontra. Dê uma olhada lá. Poderá ajudar.
Iai New, obrigado cara, é as vezes tenho esse habito de ficar modelando o que eu consigo até um parafuso se torna alvo rs, é chato, mas eu acho bonito e a qualidade do trabalho fica boa, tenho que me desapegar... e agora se tratando de um projeto enorme ai está a realidade, deveria ter trabalhados com objetos lowpoly desde o início, o peso de minha viewport está ótima sem trave algum, o que trava é a renderização mesmo, vou tentar fazer este esquema de optimização que nosso amigo acima disse, e depois tentar achar este script que me disse, talves a remodelagem não seja trabalhosa já que estão em instances, mas deletar poly por poly será muito chato... valeu mesmo !
Obrigado.
abraçss
Cara acho bem difícil ter a necessidade de modelar esquadrias em high poly, mas seguem algumas dicas:

- Usar proxy principalmente em vegetações

- Cuidado para não samplear demais os materiais sem necessidade

- Cuidado para não abusar do anti-aliasing

- Nunca é necessário carregar numa setagem de uma cena externa (erro extremamente comum na maioria dos caras aqui do forum)

- Conhecer o limite máximo de poligonos que a sua placa suporta

- Sempre planejar o que se vai fazer!
cara quanto de memoria ram tem seu pc, e usa proxy q vai te ajudar de mais, eu tb tenho esse mesmo problema de colocar milhoes de detalhes eu estava fazendo uma fachada q e bem simples ate e a cena estava com 3 milhoes de poligonos dai fui ver oq estava acontecendo para ter toda essa quantidade de poligonos, e descobri q foi as janelas heeheh fiz os puxadores da janela com turboosmooth e tal, e o melhor de tudo eheheh q nem dava para velos do lado de fora do predio dai deletei e cai para 1 milhaum e meio de poligonos a cena ehehehe
portfólio: http://www.behance.net/rene123
Cara acho bem difícil ter a necessidade de modelar esquadrias em high poly, mas seguem algumas dicas:

- Usar proxy principalmente em vegetações

- Cuidado para não samplear demais os materiais sem necessidade

- Cuidado para não abusar do anti-aliasing

- Nunca é necessário carregar numa setagem de uma cena externa (erro extremamente comum na maioria dos caras aqui do forum)

- Conhecer o limite máximo de poligonos que a sua placa suporta

- Sempre planejar o que se vai fazer!

Opa, valeu a presença e ajuda amigo, obrigado pelas dicas irei segui-las da próxima pra não fazer cagada rsrsrs
é a primeira casa ficou show com todos os detalhes aparentes, esquadrias com cantinhos redondos... agora multiplica isso em mais 100 casas hahaha, mas eu dei um jeito e meu pc resolveu sem dar dor de cabeça, valeu as dicas obrigado!
abçs
cara quanto de memoria ram tem seu pc, e usa proxy q vai te ajudar de mais, eu tb tenho esse mesmo problema de colocar milhoes de detalhes eu estava fazendo uma fachada q e bem simples ate e a cena estava com 3 milhoes de poligonos dai fui ver oq estava acontecendo para ter toda essa quantidade de poligonos, e descobri q foi as janelas heeheh fiz os puxadores da janela com turboosmooth e tal, e o melhor de tudo eheheh q nem dava para velos do lado de fora do predio dai deletei e cai para 1 milhaum e meio de poligonos a cena ehehehe

tem poquinnn de memória mas tem uma placa de vídeo potente, preciso de mais memória nele =/ com o nível de trabalho avançado requer uma máquina mais avançada, da próxima eu não me ferro e trabalho com menos detalhamentos e mais proxy !
Obrigado abçs!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711206.

Total de membros registrados: 138734

Últimos membros registrados: Tiago 3, Honorshirleys, martinezo_86, Engcivil, Elyaquim, quelpo, ForeverHemp0125, Cowellronald.

Usuário(s) on-line na última hora: 544, sendo 11 membro(s) e 533 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: KATIAk, Joao Barreto, valdez, TadeuB79, AlexTerra, Celso Borttoloto, Daniel Monteiro, Osvaldo Arquiteto, Ronaldo, vanderabelo, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.