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dúvidas sobre renderização de cenas internas com vray

Por: Jin  

Em: 23/01/2013 20:54

Olá

Eu até crio alguns bons renders no vray, mas nenhum um deles da pra dar nota 10, na minha opinião ficaria entre 7 e 8 a qualidade.

Um dos problemas que encontro e em relação a materiais cromados, quando tem objetos por perto, beleza, aparece os reflexos numa boa, mas quando o objeto esta em algum lugar que não tem nada perto, ai o material fica sempre cinza, ou seja fica sem realidade, eu creio que tenha que usar uma imagem hdri mas não sei onde colocar se é no render, se é na luz etc.

Outro problema é que também não consigo acertar a iluminação, as vezes fica meio escuro a cena, e as vezes fica claro demais, e tambem não sei se a solução é aumentar ou diminuir a intensidade das luzes, se tem que fazer mai aberturas, janelas na paredes...

Como que eu configuro essas coisas?
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!! [:D]

Jin: oi Jin!! tudo bem?? SEJA BEM VINDO AO SITE DA 3D1, ESPERO QUE PARTICIPE BASTANTE CONOSCO E QUE GOSTE MUITO!! Sobre a sua pergunta não se preocupe que você não é o único a achar que suas cenas sempre tem o que melhorar.

Eu mesmo em meus projetos, em várias maquetes que faço, sempre acho que poderia fazer melhor. Sempre quando vou renderizar meus projetos, seja de Arquitetura, seja de Personagens, seja de design de produtos, logomarcas, logotipos, também gosto mas sei que poderia ter feito bem melhor.

Uma dica que posso te dar \"Jin\" é realmente olhar sites de Computação Gráfica estrangeiros, pois lá tem imagens super realistas que os artistas fazem e são uma verdadeira fonte de inspiração para todos nós.

Um destes artistas gráficos, um dos que mais admiro e gosto, é o mestre \"Alex Roman\". Ele é \"expert\" no render V-Ray e tem imagens belíssimas.

Olha só estes links para você ver, tudo bem?? =]

http://thirdseventh.cgsociety.org/gallery/487844/

http://thirdseventh.cgsociety.org/gallery/678570/

http://thirdseventh.cgsociety.org/gallery/708604/

http://thirdseventh.cgsociety.org/gallery/839671/

Ver imagens realistas como essa é uma verdadeira fonte de inspiração para nós, artistas gráficos.

Tem também imagens de brasileiros que são reais demais. Aqui mesmo na 3d1 tem vários amigos e colaboradores que mandam super bem e fazem imagens bastante realistas, ok??

Bender, Antonio Peres, Glauco Longhi, Ale Barbosa, Leo chung, SVA, frangao, MMaximuss, João Neto CG, Eduardoqf, Vynycius, Gutobocchi, Sandro Lopes, leo09, Heder Perdigão, Bruno Santi 3d, DPI Studio, godon2004, Netiquinho...etc.

Basta acessar aqui a galeria de trabalhos da 3d1 que tem imagens lindíssimas desses artistas gráficos e de muitos outros que não citei, para você se inspirar.

O segredo de obter uma imagem realista é olhar, observar com bastante atenção o mundo que nos rodeia. Olhar como a luz se comporta, como as sombras se projetam, observar a intensidade das sombras, pessoas caminhando nas ruas, carros, pássaros no céu, nuvens, árvores, brilho dos materiais...etc.

Uma ótima dica que posso te dar é você tentar pegar qualquer imagem do \"google images\" e tentar modelar igual a \"foto\", aplicar os mesmos materiais, iluminar o mais próximo possível e renderizar com a melhor qualidade.

Olha este site maravilhoso da Evermotion: tem lindas maquetes 3d que servem de uma inspiração tremenda para você realizar os seus trabalhos.

http://www.evermotion.org/vbulletin/showthread.php?t=94990 ( Site Evermotion- 3d )

Olha este link com os tutoriais da \"Evermotion\". Espero que o ajude de alguma forma a melhorar a qualidade das suas imagens.

http://www.evermotion.org/tutorials#main_14_sub_4 ( Tutoriais- Evermotion ).

A seguir vou enviar a você, algumas imagens de dois usuários muito feras da Evermotion para você ver o realismo e a qualidade das imagens deles, tudo bem??

Esta primeira imagem é do colaborador \"baominh.dtu\" da Evermotion. Esta imagem é dele e tem 100% dos direitos autorais dele, ok??



Estas outras imagens são do colaborador \"Essentium\" da Evermotion. Todas estas imagens abaixo são dele e tem 100% dos direitos autorais dele, ok??

















Sobre a sua outra pergunta com relação a materiais cromados, o mapa \"HDR\" deve ser colocado no canal \"Environment\" ou \"reflection\" do seu metal, mas isso quando não tiver nenhuma imagem HDR no environment do seu render, tudo bem??

Metal precisar ter algo para \"refletir\", por isso deve ser evitado ser colocado próximos a objetos de decoração com cor preta opaca ou semi-opaca ( sem brilho ).

Separei alguns links para você, tudo bem??

http://www.youtube.com/watch?v=bWS0rrzP_Jg ( Criando materiais básicos- render: V-Ray )

http://www.3dluistutorials.com/ ( Site de Computação Gráfica com informações sobre o render V-Ray )

http://www.3dluistutorials.com/youtube.html ( Tutoriais )

http://www.youtube.com/watch?v=zUUhbYMiIWs ( Materiais no render V-Ray )

Tutorial de cena interna usando o render V-Ray:

http://www.vray.us/vray_tutorials/rendering_vray_interior_tutorial.shtml

Site com alguns tutoriais do render V-Ray, segue o link:

http://www.aversis.be/

Espero ter ajudado de alguma forma.

Boa sorte.

Forte abraço e sucesso!!

________________________________
\"FORÇA & CORAGEM SEMPRE\"...









tenho essa cena que estou trabalhando, pois vou ter que fazer mais algumas nesse estilo,
é tudo focando apenas uma parede para mostrar os móveis, no caso, cozinhas, os móveis
serão todos na cor branco, com algum detalhe em outra cor, por isso preciso de uma iluminação que deixei a madeira branca mesmo, mas sem estourar.

fiz upload da cena iluminada, mas esta sem os materiais, se alguém puder baixar ela e dar uma melhorada na iluminação e posta novamente ficaria agradecido, assim me ajudaria e tbm ajudaria outras pessoas

http://www.mediafire.com/?btz6tu0cwfra78r

ela texturizada, tinha ficado assim, só que aqui eu ja tinha clareado um pouco no photoshop, e notem o que eu falei, os puxadores estavam com o mesmo material dos pés, só que eles ficam opacos.

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