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Iluminação Vray

Por: Juliano Kloss  

Em: 08/03/2013 08:32

Bom dia pessoal, começei a estuda Vray e nao consigo de forma alguma iluminar externa e interna com o vray, segui varios tutorias e todos ficam estourados a iluminação, tentei usar a camera do vray, exposição e nada, ou render preto ou render banco totalmente estourado... é preciso antes de renderiza ajustar algo no vray ou no max para que a iluminação fique correta? sei no que mr usamos correçao de gamma e controle de exposição, no vray existe alguma regra parecida?

3Ds Max 2012x64
Vray 2.30

Abraço
fala Juliuano.

Negocio eh usar a gamma simm, depois de configurar o max vc coloca o gamma la no color mapping do Vray.

sempre habilita o Gi na aba la pra liberar as configuracoes. configuracao vc pega em qualquer lugar.

quando usa interna use vray lights. externo vraysun.

qndo usar daylight coloca vraysun na primeira aba la, e na outra deixa sem nada. qndo usar essas configuracoes de SUn ai, vc precisa usar vraycam. por padrao ela ja vai ta configurada, ideal eh soh trocar o filtro de branco e vignet as vezes.
da pra regular ela soh no sutter speed.

qualqu coisa fala ai.
E ai Juliano, eu trabalhava com o MR e comecei a trabalhar com o Vray e tive esse problema para entender essa parte de iluminação. Vou complementar o que o nosso amigo Diego comentou:

* Se você usar o a vraycam você altera a iluminação no shutter speed, ai você troca o filtro da vraycam para neutro e altera os valores no shutter speed. Ela vem configurada com 200. Se você colocar um vray sun na cena eu tenho costume de usar esse valor so shutter speed em 35 a 50.

* Se você utilizar o frame buffer do vray, na correção de gamma você pode deixar com 1,0 devido que o frame buffer ele já corrige para 2,2. se você colocar em 2,2 antes de renderizar você vai perceber que a sua cena depois que você renderizar ela ira ficar escura.

Tem outros parametros que podem ser alterados e se você tiver duvida é so falar

Espero ter ajudado.

o galera valeu, semana toda peliando e até agora saiu nada kkkk uma duvida, no max deixo tudo 2,2 no gamma? e marco tambem as opções Affect Color Selectors e Affect Material Editor
Bom dia Juliano,

Não sou bom de passar muita coisa, mas se vc quiser eu posso lhe enviar um arquivo já configurado e vc pode usá-lo para estudo.
Caso queira me envie um e-mail e respondo ele com o arquivo.
[email protected]

abs
o galera valeu, semana toda peliando e até agora saiu nada kkkk uma duvida, no max deixo tudo 2,2 no gamma? e marco tambem as opções Affect Color Selectors e Affect Material Editor


Então Juliano, você pode marcar essas duas opções mas tem que tomar cuidado o seguinte, se você habilitar o frame buffer, o seu gama de entrada tem que ser 2,2 e de saida 1,0 devido que o frame buffer corrige o arquivo de saída.

se você colocar a entrada e saida com 2,2 renderizando com o frame buffer a sua imagem na tela depois que renderizada estara muito boa mas depois quando você salva e abre no explorer ela ficará escura
Valeu pessoal as dicas, chegando em casa vou testar
Abraçao
E aí Julianno!

Cara! O controle de exposição do vray fica na camera física (me parece haver opção no Environment do 3ds max também).

sobre o gamma no vry, isto poderá ajudar:
http://www.tresd1.com.br/forum/tira-duvidas/perguntas-de-computacao-grafica/84978
http://www.tresd1.com.br/forum/tira-duvidas/perguntas-de-computacao-grafica/82572

e isto sobre iluminação externa:
http://emersondesigner-design.blogspot.com.br/2012/12/vraysun-e-vraysky-parameters.html
http://emersondesigner-design.blogspot.com.br/2012/12/vraysun-e-vraysky-vraysun-2.html
http://emersondesigner-design.blogspot.com.br/2012/12/vraysun-e-vraysky-vraysky-3.html
http://emersondesigner-design.blogspot.com.br/2012/12/vraysun-e-vraysky-vraysky-4.html
http://emersondesigner-design.blogspot.com.br/2013/02/v-ray-environment.html

aqui há mais links de tutoriais para iluminação no vray:
http://www.tresd1.com.br/forum/tira-duvidas/perguntas-de-maquete-eletronica/82878


Pois new segui esse tutorias e nenhum deu certo rsrs mais vou reve-lo novamente
Abraço
Acho que deve ser questão do controle de exposição da camera física e o color mapping.
no color mapping define o contraste da cena e na camera física a exposição da luz.

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