Oi Skiter, tudo bem?
Leia o artigo novamente com atenção porque você deixou passar coisas muito importantes.
Logo no início do artigo da DD 68, onde começei a explicar GI no Mental Ray, eu já falo sobre isso.
Apenas objetos criados dentro do 3ds max são habilitados para gerar GI, e só objetos criados a partir do Max 3, porque se for criado no Max 2.5 ou inferior também não tem essa habilitação.
Qualquer objeto criado em qualquer outro programa não vem habilitado para gerar GI, deve habilitar clicando com o botão direito sobre ele, escolhendo Properties, acessando a ficha Mental Ray e marcando a opção Generate e Recieve GI.
Quanto ao comentário do Roger, não dá problema nenhum usar 3DS, pois os defeitos que acontecem não são problemas, são apenas diferenças das Normals que é facilmente corrigido aplicando um modify Smooth. Não o Mesh Smooth, apenas o Smooth!!
E todo material aplicado nestes objetos devem ter 2-side habilitado, durante anos eu importei arquivos 3DS do CAD para o Max e nunca tive problemas!!!
Mas é claro que agora nas últimas versões do soft, ou seja CAD 2005 e Max 7, vale mais a pena usar DWG, porque agora a compatibilidade com DWG é maior que com 3DS, mas ainda pode usar 3DS da mesma forma que sempre foi usado no passado.
Abraços