Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

JokerJp   Rio de Janeiro - RJ
Uilian   Santa Maria
Joao Mendes   Rio de Janeiro - AC
Heder Perdigão   Belo Horizonte - AC
Paulo Fernando   Parnaíba-Pi - PI

Portfólios Ver Mais

Frenetic   Rio de Janeiro
ZomignaniVA   itupeva - SP
Fellipe_jf   Brasil - AC
001   são paulo

Glitch viewport

Por: Rafael Coelho  

Em: 07/06/2013 02:20

Alguem sabe como resolver esse probleminha na viewport ? tava sem querer trabalhando numa escala menor, dei scale, fiz o reset do xform para poder exportar na escala real, fiz tudo o que manda a regra, max atualizado, atualização de drivers videos, etc. Fica esse carnaval de flicks e glitches nos poligonos.
www.rafaelcoelho3d.com.br
e aí!

será que num seriam faces sobrepostas não?

Eu já tive problemas do tipo. As vezes, sem querer,acabava copiando algum objeto mantendo-o no mesmo local.
Não são, eu sempre tomo esse cuidado, o mais estranho disso tudo que acontece quando fiz o re scale do objeto, tava trabalhando dessa forma, 2,00 cm era = 2 metros, estava tudo perfeito, nada desses glith e flicks que o software se perdeu em identificar qual item no espaço 3D está a frente ou atrás, dae quando terminei a modelagem básica do empreendimento, o software que iria receber o arquivo FBX necessita do arquivo em dimensão \"real\", precisei dar SCALE para colocar na medida perfeita, dar o reset form e tratar os objetos agora na medida de metros mesmo 200 cm ou 2,00 metros.

Caso é que poderia sim trabalhar no arquivo anterior a isso, mas teria todo trabalho para ficar dando scale para alterar visual em algumas modificações que o cliente pede, tremendo atraso.
Descobri o motivo por trás desse embaralhamento e a possível correção caso aconteça :

1 - Jamais tente suar SCALE em uma larga quantidade de objetos, em um ambiente quilométrico, no meu caso foi uma seleção de mais de 200 objetos numa soma superior a 1,5 milhão de poligonos, as faces dos objetos não se perdem no calculo de qual está a frente de outra, é o problema de um objeto não ter dado scale junto com as outras, mesmo demonstrando visualmente que está, mesmo utilizando o reset xform, não representa que funcione 100%.

Alcancei essa conclusão quando criei uma cena nova, modificando todos os atributos do menu UNITS SETUP para uma totalmente diferente da qual utilizei para modelar, quando dei merge no arquivo do .MAX ou mesmo quando solicito para abrir o arquivo ele abre o dialogo pedindo para transformar a escala dos objetos ou manter a escala e somente adotar as novas medidas. Usando a primeira opção fico visível que alguns modelos permaneceram em miniatura e outros na escala \"real\" em metros que precisava.

2 - Possível solução para corrigir cenas ou modelos 3D com esse glitch ou flicks das faces, selecione toda a cena, export em FBX colocando a medida em que gostaria de trabalhar a modelagem.

Acredito que no momento da exportação o algoritmo utilizando pelo programa reseta todos os modelos para o tamanho, com o caminho das texturas e UVs intactos sem embaralhar.

Basta importar o FBX e abrir com o preset \"Media e entertainment\" colocar na aba \"advanced options >> units\" a unidade métrica igual a exportada, se deixar automático os modelos vem com os problemas anteriores, faces dando o glitch e nada muda.

BEM, espero que isso ajude pessoas como eu que já tiveram ou ainda terão esse tipo de dificuldade, visitei vários foruns e comunidades 3D, várias pessoas passaram pela mesma situação, nenhum forum com a solução do problema, nem o help desk da própria autodesk conseguiu me oferecer uma solução para o problema, só um grande sujeito largo essa \"Nunca de SCALE\" e fico no branco e as duvidas do porque, bom projeto a todos ^_^
Nao sei porque insistem em modelar em metros no max hsuahsuahsu kara usa sempre cm no Display e as unidade deixa padrao que fica tudo certo
Eita! Valew por ter postado aí a solução do seu problema. Foi uma pena não poder ajudar.
Juliano realmente não entendi o seu comentário.
Não sei se foi uma critica a quem usa escala de medidas em metros, km, pés, etc que você tá citando que em \"cm\" nunca ocorrerá erros, porque acho esse argumento totalmente inválido, já que as vezes recebo arquivos nos padrão americanos, de gringos ou europeus, que eles fazem tudo por polegadas ou \"pés\" e nunca teve arquivo com problemas, sendo fácil só trocar unidades por cm que é a que gosto de trabalhar. Mesmo isso, não justifica sempre trabalhar com o max cetado em cm, ele funciona 100% em qualquer medida adotada pelo artista.

Não sei também se foi uma critica ao meu problema, que se eu tivesse modelado tudo dentro de CM a cena nunca teria dado problema, não foi o caso, o caso foi que tava fazendo dentro de uma escala, que para render nenhum vai gerar problema dentro do 3dsmax, o problema surgiu em ter que colocar na escala solicitada pelo cliente pra importar em um programa que não sei qual é, se era uma impressora 3D, software 3D diferenciado, o que for, veio a reclamação que o tamanho da cena veio minúscula e tive que dar o SCALE multiplicado por 1000 para entrar na escala \"real\" que o cliente pediu, momento que deu todo o problema, não para o cliente que recebeu o FBX perfeito, mas sim na minha cena 3D.

Exemplo do problema relacionado ao meu, encontrei no forum da autodesk:

http://forums.autodesk.com/t5/Installation-Licensing/Viewport-problems-jitter-and-glitching-3d-max-design-2012/td-p/3227650

http://b3d.frechi.de/3D/cube.JPG

Mesmo problema, sem explicação ou solução, simplesmente acontece em raras exceções. Já tinha visto acontecer no 3dsmax 8, 1 vez e agora a segunda vez no 2013.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711160.

Total de membros registrados: 138667

Últimos membros registrados: Bricar Empreendimento, lazarolacerd, BRUNOSAMPAIO, sophiacar, gakol, cardilax, GoliathXL10, manyoloimprovements.

Usuário(s) on-line na última hora: 657, sendo 8 membro(s) e 649 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Geraldo Nunes, Max Idalgo, Bricar Empreendimento, Pedroalcantara, klogg, JMDesign, Baldo, Alexandre Longo.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.