Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!! [:D]
Vicente Projetos: oi Vicente Projetos!! tudo bem?? Para fazer esta
fita de led na cor azul é bem simples, os nossos amigos e colaboradores já te responderam super bem.
Você pode modelá-la usando primitivas de qualquer software 3d:
Maya, 3ds Max, SoftImage, Cinema 4D, Blender, LightWave 3d, Luxology Modo, Topogun, Silo...etc.
Costumo modelar no meu
\"pipeline\" atual direto no
Maya e gosto de renderizar ou no
Maya, ou no 3ds Max ( preferência ) ou pelo
Z-Brush também.
Para modelar esta fita de led azul que é enrolada, você pode fazer de varias formas: Ou com uma shape de uma helix ( linha em espiral ) e usar a \"tecnologia loft\" para deixá-la com um perfil de fio ou cabo.
Pode somente criar uma shape direto no 3ds Max e habilitar no painel
Modify >> menu Rendering >> opções \"enable in renderer\" ( sair o cabo de led azul no render ) e \"enable in viewport\" ( aparecer o cabo de led azul na viewport do seu software 3d ).
Ou então você cria uma shape de uma \"helix\" para dar a forma curva e espiral do cabo de led azul, tudo bem??
Modelei um cabo pra você rapidamente no
Maya 2013 usando algumas ferramentas de modelagem, que são idênticas as do 3ds Max, porém no Maya toda as ferramentas de modelagem é pra
malha \"mesh\", pois o
Maya não faz distinção de malha \"mesh\" e nem de malha \"poly\", porque tudo é
\"mesh\" no final das contas.
A seguir te passo a sequência de imagens que explica um pequeno making of que montei e acabei criando pra facilitar a sua vida e o seu trabalho, tudo bem?? =]
1.0- Modelagem dos cabos de led azul -->> Maya 2013.Criei uma shape de uma helix proveniente de uma primitiva já pronta do Maya na shelf \"Polygon\".
Depois que criei a
Helix, eu acessei o painel lateral do
channel box e alterei os valores do campo marcado com o número 02 em vermelho, pra que a primitiva da helix ( hélice ) ficasse de acordo com o tamanho e a forma que eu queria. Observe a imagem abaixo:
Uma outra forma de se fazer a
fita de led azul que não seja redonda e sim retangular, seria você acessar o painel superior do Maya clicando no menu Superior >> Create >> Ep Curve tool que nada mais é do que a criação de uma linha ( shape 2D ) com linhas bezier, bezier corner...etc.
O resultado depois de criar uma linha
\"Ep curve tool\" é o da imagem abaixo:
** Observe com atenção pela imagem que você postou ai dessa fita de led, que o formato dela ( fita de led ) é retangular e muito fina ( espessura bem pequena ).
Para fazer a espessura da
fita de led azul, é simples: Ou usa as ferramentas de loft de qualquer
software 3d high-end, ou usa o extrude do
\"Menu superior\" >> Surfaces.Acompanhe o raciocínio comigo:
Use o
\"scale tool\" ( tecla de atalho- \"R\" ) para re-escalonar o quadrado e deixá-lo bem pequeno, pois toda a forma de curva helicoidal da \"Ep curve tool\" precisa ter uma espessura bem pequena.
A
\"EP curve tool\" vai servir como caminho e o retângulo pequeno que foi re-escalonado vai servir como guia ( perfil retangular fino ).
Acompanhe o processo de acordo com a imagem abaixo:
Selecione primeiro a forma curva e espiral, depois selecione as quatro linhas do retângulo menor, clique em
F4 ( shelf superior- Surfaces ), depois clique no menu superior
\"Surface\" >> Extrude e depois clique na caixinha depois do nome
\"Extrude\".
Abrirá uma caixa de
\"Extrude options\" e escolha as opções:
1- Tube, 2- At path, 3- Complete, 4- Polygons, 5- Quad e 6- Standard fit e depois clica em \"Extrude\" ou \"Apply\" para finalizar o processo.
Automaticamente é criado uma forma nova de uma fita de led com uma espessura pequena que respeita a forma da curva helicoidal criada pela
\"Ep curve tool\".Rotacionei
-90 graus no plano \"X\" e posicionei a \"fita de led\" para começar a modelagem da fita de led na cor azul.
Para aplicar um
\"smooth\" ou
\"meshsmooth\" no
Maya basta teclar
\"3\":
** Criei um
toróide ( primitiva de revolução ) no Maya, depois deletei metade do toróide pra modelar a parte central usando a ferramenta
\"bridge\" da shelf superior >> Polygon. Acompanhe as imagens abaixo:
Depois cliquei na aba superior
Edit >> Duplicate Special e cliquei no quadradinho menor do lado do nome
\"Duplicate special\".** Edit >> Delet by typ >> History. ( Deletado todo o histórico do objeto 3d para deixá-lo mais leve ).
Criei esferas pra simbolizar as
luzes dos leds, fiz alguns sulcos na modelagem da
fita de led.Na parte dos
materiais segue a imagem abaixo:
Coloquei esferas pra simular as luzes do LED azul, apliquei material metálico preto na fita de led e no piso, coloquei uma luz do Maya:
\"Arealight\", mudei o
Intensity pra 0.10 ( multiplier no 3ds Max ).
Exportei a cena do Maya pro 3ds Max para renderizar, mas tanto faz, poderia ter renderizado diretamente pelo Maya sem o menor problema, usando o Mental Ray do Maya.
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OBS:. Exportando a cena pelo
File >> Send to 3ds Max, as luzes criadas no Maya não vão pro 3ds Max, a não ser que a cena seja exportada com o formato .FBX que a Autodesk transformou em padrão mundial de exportação de arquivos e interoperabilidade.
No
3ds Max criei as
luzes photometrics em cada led de luz azul, coloquei
\"Fluorescent ( Cool white )\", pois as luzes azuis são frias e passam esse tipo de sensação.
Configurei o render
Mental Ray do
3ds Max 2013, fiz uns testes de render e aqui estão os resultados.
Claro que dava pra fazer bem melhor do que essas imagens, mas são apenas
TESTES de render algumas imagens somente. Aproveitei e coloquei uma imagem .HDR no environment do 3ds Max para deixar a cena bem mais realista e não usei o \"Exposure control\", pro glow ( brilho ) e o glare ( halo luminoso ) saírem normalmente no render.
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** WIREFRAME DA FITA DE LED NA COR AZUL:1.0- Maya 2013:2.0- 3ds Max 2013:--------------------------------------------------------------------------------------
** RENDERS TESTE:** RENDERS FINAIS:Espero ter ajudado de alguma forma.
Forte abraço e sucesso!!
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\"FORÇA & CORAGEM SEMPRE\"...