Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Antonio   SÃO PAULO/BRASIL - AC
Avs   Rio de janeiro Nova iguaçu - AC
Max Idalgo   são paulo - SP
Daniel   Rio Grande do Sul - AC

Portfólios Ver Mais

GIDEONY   SINOP MATO GROSSO - MT
Tiago Barrozzo   Fortaleza - CE
sidi   SergioCosta sidi
pfbobfilho   Florianópolis - SC - AC

Parede de pedra - problema com texturização

Por: Vinicius Paciello  

Em: 05/07/2013 14:02

Olá galera! estou modelando uma casa aqui... e tenho esse problema. Eu coloquei uma parede de pedra em uma parte da casa, mas como o segmento q une as duas faces não pega relevo com o bump, mesmo arrumando o uvw perfeitamente, fica reto. a textura é boa, mas fica ali o liso que não pode existir... queria saber se tem como mexer nisso! deixa uma parede de pedra mais perfeitinha, porque desse jeito tá bem esquisito!

Segue o caso em imagem! Obrigado desde já!
Cara eu conheço 2 soluções.

- Modela a parede em cima da textura.

- Cria um mapa de displace.

Abraços!

A maneira mais fácil de fazer isso é usar displacement do material. Mas primeiro vc deve fazer a textura para displacement. Há programas como o CRAZY BUMP que fazem textura de displacement, normal map, bump e reflection a partir de uma textura como esta da sua imagem. Normalmente esses programas são bem simples de se mexer.

é so carregar essa sua textura em um desses programas e lá vai ter opções para serem feitas as texturas conforme havia dito antes. Depois é só salvar. hehe

aí no material dessa parede, tu vai aplicar cada textura conforme o canal adequado.

textura de reflection no canal reflection
textura de displacement no canal displacement
textura de diffuse no canal diffuse (esta que vc está usando aí).

no canal bump do material tu vai inserir o mapa chamado normal bump. Nesse mapa vai ter um canal para textura de normal e outra para o bump)
textura de bump no canal bump
textura de normal map no canal normal map.

Mas se vc quer somente o relevo mesmo, abra sua textura em um editor de imagens e deixe-a com tonalidade de cinza. É só deixar a saturação em 0. Tente fazer um controle para que os vincos fiquem mais vivos (visíveis). Depois salve essa imagem e aplique no canal do displacement no material da parede.

obs: é preciso que a malha da parede possua uma certa quantidade de segmentos para que o displacement funcione melhor.

tá aqui um exemplo que fiz abrindo a textura no Gimp (editor de imagem gratuíto) e fazendo texturas para reflexão, bump e displacement.

veja que são exemplos bem simples e que fiz rapidamente só para lhe mostrar.

para textura de reflexão - menu Cores> Saturação e Matiz
para a textura de bump - menu Cores> Curvas de Cores
para textura de displacement - menu Cores> Curvas de Cores
Aqui usei o Arch Design, mas pode tranquilamente seguir a mesma ideia com o material do vray.
um pequeno exemplo que fiz sem a textura no diffuse para poder ver melhor o que ocorre com displacement.
Segue o New fez que fica ótimo! porem devido a resolução da malha eu colocaria 0,2 no Displacement e 3 no bumo ficara melhor
Segue o New fez que fica ótimo! porem devido a resolução da malha eu colocaria 0,2 no Displacement e 3 no bumo ficara melhor

2 concordo com o julinao e o New...
valeu new! vou dar uma olhada nisso aí pra ver se sai legal! valeu mesmo!

abraço!
Olá Vinicius.
O New já te deu a barbada para resolver o problema, mais quero acrescentar uma coisa. Você falou que o bump não pega no canto, e não vai pegar de nem com displace. Você precisa fazer um chanfer no canto o colocar alguns segmentos para ficar arredondado, se não. vai ficar ainda pior com displacement. Qualquer duvida sobre como criar os mapas é só falar.

Abraço

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711160.

Total de membros registrados: 138667

Últimos membros registrados: Bricar Empreendimento, lazarolacerd, BRUNOSAMPAIO, sophiacar, gakol, cardilax, GoliathXL10, manyoloimprovements.

Usuário(s) on-line na última hora: 616, sendo 10 membro(s) e 606 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: marcelo de moraes, Geraldo Nunes, Max Idalgo, Bricar Empreendimento, Pedroalcantara, JMDesign, AlexTerra, Baldo, Moura, CNC.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.