Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!! [:D]
SaavedraCG: oi SaavedraCG!! tudo bem?? A
luz direta como o próprio nome já diz, é aquela em que a
luz incide diretamente sobre uma superfície ou diretamente sobre
objetos de decoração. Spots, pendentes, luminárias de mesa e
abajures são os responsáveis por esse tipo de
iluminação direta.
Em um
projeto de um home office, sala de leitura e quarto, a
luz direta é
indispensável, pois facilita a leitura e o uso do computador pela pessoa.
A
luz direta também é muito usada para dar
destaque em algum item decorativo, mas pode ser
cansativa e dura, se usada em excesso, pois cria uma grande diferença com as sombras.
A
iluminação indireta é aquela em que a luz incide em uma determinada superfície para, então, ser refletida e atingir o ponto focal a ser iluminado.
Esse
tipo de efeito faz com que o ambiente fique mais aconchegante, é um tipo de iluminação menos óbvia e invasiva. O efeito criado é
agradável, tendo como resultado uma
iluminação bastante uniforme.
Arandelas ou
spots direcionados dão o efeito buscado pela iluminação indireta, que podem estar posicionados em detalhes do gesso no forro. É o mais usado para trazer um ar intimista ao ambiente.
A
luz plafon pode ser uma
luz fluorescente compacta, e a luminária pode ser redonda, quadrada 35 cm x 35 cm ou outras dimensões, fluorescente eletrônica compacta.
A
luz plafon nada mais é do que uma luz que pode ser direta e usada em tetos, em paredes para iluminar peças de decoração...etc.
Para você simular este efeito da
luz paflon indireta, que é o seu caso,
\"SaavedraCG\", basta modelar primeiro que tipo de
luminária plafon irá receber uma
luz fluorescente compacta.
A
luminária plafon, como falei anteriormente, pode ser redonda, quadrada, ovalar, elipsoidal, das formas mais variadas e dentro da luminária, você coloca uma
luz photométrica do 3ds Max, com o
preset de \"fluorescent\".
Coloca um arquivo IES dentro da
luz photométrica \"fluorescente\" e tenta simular o efeito da luz. Ou melhor do que usar uma luz photométrica, é você colocar uma
\"vraylight\" e com o tipo de iluminação >>
\"sphere\".Mas o tipo de iluminação da
\"vraylight\" vai depender muito do formato da luminária. Se o
formato da luminária for redondo, ai você seleciona a
vraylight e na opção
type >> escolha
\"sphere\". Na luminária, você pode colocar um
\"vraylightmatl\" ou então um
\"vray2sidedmatl\"; se for usar o
\"vraylightmatl\" habilite a opção
\"Emit light on backside\", para a luz ser emitida na face de trás da luminária.
E se for usar o
\"vray2sidedmatl\",
habilite estas opções de acordo com esta imagem abaixo:
** Um ótimo material pra você criar essa luminária seria o
\"vray2sidedmatl\", olha o teste de render com uma luminária que usa este tipo de material:
Espero ter ajudado de alguma forma,
\"SaavedraCG\".
Boa sorte.
Forte abraço e sucesso!!
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\"FORÇA & CORAGEM SEMPRE\"...