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Cortar a parede com a camera

Por: rodolfohanauer  

Em: 11/08/2013 23:26

Olá,

estou iniciando no 3ds max e estou com uma dúvida, queria afastar mais a camera de dentro de um ambiente para pegar um angulo melhor, queria saber como fazer para a camera ficar fora do ambiente e tornar a parede \"invisivel\"
Bom dia rodolfohanauer sejabem vindo ao forum!
Nao sei se existe essa possibilidade, quando quero afastar a camera ou uso as opcoes de zoom da camera ou afasto a parede, mas vamo aguardar se alguem conhece uma solucao melhor.
Vc pode fazer apenas a parede interna sem expessura, assim a backface vai ficar virada pra camera e ela e invisivel.
Essa opção chama-se clipping, você ativa ela e vai aumentando o valor até ficar do jeito que deseja.

Na câmera do max chama clipping planes, fica nos parâmetros, logo no começo. Na câmera do Vray fica lá no final.

Flw!!
Valeu Caue,
Sinceramente ja tinha visto isso no curso de Maquete daqui mas nunca experimentei essa opcao, vou ja colocar em pratica hehe.
Eu prefiro usar o backface como o prata disse, lembrando que para habilitar o backface cull vai em propriedades do objeto na parte display properties e/ou no material editor na aba advanced rendering options, o clip plane as vezes da zica, fica meio complicado de usar dependendo do angulo ou objetos que tem na frente da camera.

abrass


as opções que tem são:
1 - usar o Clipping da camera
2 - deixar a parede sem espessura e virada para dentro. Habilitar o Backface no material. Assim, estando o Backface virada para a camera, a parede não irá aparecer.
3 - deixar a parede por trás da camera, porém vai amentar o ambiente e o calculo de GI da cena poderá ser maior.
4 - excluir a parede. Isso poderá causar diferença no GI da cena.
O backface culling tb pode dar problemas, por exemplo, se tiver 1 parede em L ou em U, voce teria que ficar detachando todos elementos que estivessem voltados pra camera e rotaciona-los, ou to viajando? é que nunca usei ele. Mas em casos simples funciona bem sim.
Não entendi, como assim ter que detachar? Uma sala cubica nada mais é do que um cubo visto por dentro, salas com formas diferente também são forma geometricas vista por dentro. Se vc criar um cuo e dar flip nas faces, tea uam sala cubica e assim por diante, não tem mistério!
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