Não véio.. O tamanho da sua textura não tem muito a ver não com o tamanho q o seu render vai ser (entendi isso na sua penultima mensagem).. Pode fazer uma textura com o tamanho q vc se sentir mais confortavel de praticar.. Aí é questão de um pouco de bom senso, se o objeto sempre vai estar muito longe no render, não compensa muito ter uma textura de alta resolução pra ele, aí vc vai pesando esse tipo de coisa pra decidir o tamanho da sua textura..
Mas é verdade o que o amigo falou logo acima, a textura com numero par é mais facil de ser processada, e o ideal para o processamento é o uso dos valores \'notaveis\' pra isso (256, 512, 1024, etc..), q são uma função em especifico do \'2\' q eu não lembro exatamente pra explicar com mais profundidade.. Mas é mais em games q isso vai te dar um impacto realmente sensível..
Teve um render uma vez.. q eu tinha 200 DVDs e eu tinha a capa de todos eles em alta resolução (cada capa era 10 mega parece, uma coisa assim.. hehehehe), só q lá no render só aparece de fato o lado (onde tem o nome escrito e tal..) da capa, e, alem disso, não ficavam muito proximas da camera.. então isso acabou gerando um uso demasiado grande de memória e processamento, sem necessidade e ganho estético algum (demora absurda para renderizar é um dos sintomas disso, por exemplo)... Então, esse é um exemplo de uma má pratica no que tange ao tamanho da textura na sua relação direta com o tamanho do render.. Imagino q tenha dado pra entender..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..