LWF Max 2014 + Vray 2.4

Por: julin01  

Em: 15/10/2013 13:02

Fala pessoal, tudo bem?

Estou com uma dúvida:

- Instalei o max 2014 + V-ray 2.4 aqui mas não consegui deixar da maneira correta o gamma em 2,2. A cena esta ficando muito lavada... (reparei ao refazer um render que criei no max 2012).

Minha pergunta é: Qual a maneira correta de usar o gamma 2,2 no max 2014 (Já que não tem a opção de Bitmap Input/Output).

Ouvi dizer que é preciso um script, alguém confirma?

Abraços!

acho que, por padrão no max 2014, quando habilita o Gamma para 2,2 todos os demais parametros ficam também em 2,2. Se este pensamento estiver correto, e acho que tá, pois usava no Mental Ray e ficava certo na hora de salvar a imagem (agora não posso confirmar porque não tenho mais o max 2014 instalado aqui), vc só precisa configurar no Color Mapping e Frame Buffer do Vray.

obs: fiz bem em ter guardado essas imagens do Fla3DMadness. hehe!

Opa, muito obrigado new pela resposta!

Como não vi o Bitmap Files Input/Output fiquei meio confuso...

Só mais uma pergunta:

Se ele muda o Bitmap Files Input e Output para 2.2 automaticamente eu não devo usar o color mapping em 2.2 e sim usar o SRGB no Vray frame buffer? Digo isso pois fiz o teste com a configuração da imagem e continua lavada a cena...
Cara!

Me desculpe! Esqueci desse detalhe. Olha só: é meio dificil vc conseguir uma imagem renderizada com gama em 2,2 e não ficar lavado. Vc pode até conseguir melhorar o contraste no render mesmo, porém é muito mais fácil se fizer isso na pós-produção.
Entendi!!

Então já que o MAX 2014 muda sozinho tudo para 2,2 devo usar 1,0 no Color Mapping e ativar o SRGB certo?? só estou confuso nisso...
Brother!

faça testes aí em cenas simples. Além da teoria tem que testar também.

tenta primeiro do jeito que tá ali conforme as imagens logo acima.

Gamma do 3ds Max com 2,2
Color Mapping com Gamma 2,2 e Don\'t Affect Color habilitado.

no Frame Buffer sRGB habilitado

Salve a imagem com opção Use System Default Gamma.

tem que testar aí pra ver. Teste formas diferentes também.
e só renderizo com gamma 2,2 e não fica lavasdo, pelo contrario com gamma 1.0 que fica escuro demais
Linear Workflow é Gamma 1.0.

Bastante coisas nos materiais e na iluminação/gi são um tanto diferentes se fazendo em \'linear workflow\'... Como um jpg não suporta uma dinamica alta, se salvar como jpg vai simplesmente dar uma imagem escura, mas se fosse em hdr daria pra aumentar coisas como exposição, etc..

@Prata: Vc tem q salvar como uma extensão de dinâmica alta (ex: HDR).. Combinando o linear workflow com GI ou fakeosities, dá pra criar imagens muito boas mesmo, com uma sensação estética bastante diferenciada.. Vc q tá explorando bastante o Scanline, nele mesmo já muda bastante coisa... E a iluminação pensando em linear workflow é um pouco diferente mesmo, é um pouco de pratica apenas..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
linear workflow não é gamma 1.0, linear workflow é trabalhar o gamma de todos os elementos em conjunyo. se eu estiver usando gamma 2,2 nas texturas, no render e etc, estou trabalhando em linear workflow.

como já disse com gamma 1.0 a imagem fica muito escura, eu nãi gosto., e se usar gamma 2,2 ela fica lavada, mas se usar gamma 2,2 em linear workflow a imagem fica perfeita, e pode salvar em jpg sem problema

edit: no max 2014 o lwf já vem pronto, não precisa fazer nada
@Julin: Se vc já deixou o input com correção de 2,2 ; seu output não vai necessitar correção, ou seja, seu output deve ser 1.0. (senão c tá corrigindo 2 vezes..).

@Prata: Sim, prata, vai sair, linearmente, com a correção em 2,2 (que é uma curva). N sei se vc entendeu a diferença. (Sim, o Gamma encurvado é o comum de um JPG, uma vez q tem a dinamica baixa ((necessitaria 24bits ou mais), deve ter essa curva).

(o espaço da cor vai ser entendido de maneira linear, não é q é \'linear\' pq todos os parametros estão iguais =D)

(se é jpg, pra mim não é Linear Workflow, uma vez q todos os JPG tem como padrão a correção)

Desse jeito q vc falou, vc só vai estar trabalhando de \'linear workflow\' se TODAS as suas texturas forem HDR. Se vc tiver usando outros formatos, sem ser HDR (com menos dinâmica, por exemplo 8 bits, um jpeg como textura, etc..) vc vai ter q corrigir o input (pra 2,2).. Mas, pra salvar a imagem e trabalhar nela como linear workflow, o output vai ser 1, ou seja, sem correção, que equivale a dizer \'sem a curva\' ou \'compressão\' na dinâmica.

Ja expliquei de maneira muito detalhada essa questão da dinâmica.
(é diferente do normal, pelo menos pra mim, o Gamma ser linear quando diferente de 1.0)

Dá uma olhada nisso aqui acho q vai te clarear um pouco..:
http://www.cgarena.com/freestuff/tutorials/max/linear-workflow/linear-gamma.html

@edit: Achei tão \"David Lynch\" q até dei uma pesquisada só pra desencargo de consciencia.. É.. eu to certo mesmo =D..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 716984.

Total de membros registrados: 143011

Últimos membros registrados: SX66Kapseln466, JMbecker, ErexivaCápsulas345, kamiladiniz, difavelaadesivos, CardivaCapsules45, epicoolerorg, tavinhomxpx.

Usuário(s) on-line na última hora: 895

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.