@Prata: Mas mano, c não tá entendendo.. É q nem eu falei véio, a imagem JPG não é de uma natureza q seja capaz de passar a Linearidade de cor.. Sabe quando se usa um compressor, num audio, pra se gravar uma musica numa midia mais compacta, então, é similar a se gravar um JPG, é uma imagem de dinâmica baixa.
No link q vc passou agora ele fala pra salvar em 16bit (TIFs, SGIs) ou 32bit (EXRs, DPX). Q são formatos de dinamica maior também (EXR equivale a um HDR praticamente)..
O cara fala quase o mesmo que eu, sobre JPGS, citando olha só:
\"Never use JPEGs for rendering as JPEG compression is optimised for nonlinear images and will throw away much of the data required for gamma translations to and from Linear space.\"
Imagine que, se vc salvar como se fosse pra HDR, EXR, só q em JPG, partes que seriam escuras, ficariam pretas, e partes que seriam claras, ficariam brancas..
O Linear Workflow em imagem equivale ao Uncompressed no som. Basicamente..
Ah, e não é q c vai precisar corrigir na pos, é q, se vc quiser, pode mexer em coisas como exposição, na pós (ou não, não é q precisa, é q a imagem fica amigavel pra ser trabalhada como uma foto de uma câmera de qualidade muito boa.).
Imagine uma imagem cuja diferença entre o mais claro e o mais escuro é de 8 \'casas\'.
e
Imagine uma imagem cuja diferença entre o mais claro e o mais escuro é de 32 \'casas\'.
Na imagem de 8 \'casas\', depois de determinado limiar, as partes claras simplesmente serão brancas, e o mesmo abaixo de determinado limiar, pro preto.. Já na imagem de 32 \'casas\', é possivel perceber nuances dos claros e escuros, de uma maneira cerca de 16 vezes (4 ao quadrado) mais eficaz.. É basicamente isso aí.. Por isso, num JPG, não vai dar pra fazer em Linear Workflow.. O q vc pode fazer é pode pegar uma imagem de dinâmica alta e criar um JPG aceitavel com ela.. Imagino que seja o que fique melhor..
Tente testar isso (questão dinamica do Linear Workflow), sem GI q o linear complementa muito o GI, acho q se testar sem GI (com \'fakeosities\') a diferença fica ainda mais dramática de perceber.. (é q, se fazendo com GI, pode-se pensar também q foi simplesmente o GI ficou muito bom.. ou o contrario o GI ficar bom e vc achar q foi em Linear Workflow hehehe, é uma coisa q confunde um pouco mesmo).
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..