Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!!
le0jarjar: oi le0jarjar!! tudo bem?? O nosso amigo e colaborador \"JoaoFreitas\" realmente deu uma resposta muito interessante que eu não tinha pensado à respeito...rsrs.
As configurações da sua máquina estão boas \"le0jarjar\", então é realmente estranho que a sua cena esteja encontrando lentidão pra rodar no espaço em 3d.
O que pode ter acontecido também que eu não tinha imaginado ainda, e o nosso amigo e colaborador \"JoaoFreitas\" falou, é que realmente o problema pode estar não na sua máquina, mas sim na sua cena específica 3d.
Quando se tem uma cena 3d com models ( bibliotecas 3d ) de vegetações 3d, por exemplo, muito pesadas e bem \"high polys\" e em grande quantidade, é natural que a cena 3d fique muito pesada, pois você terá que ter recursos na placa de vídeo e memória RAM também pra visualizar em shade com boa resolução e tornar veloz tudo o que se movimenta em 3d em tempo real.
Tenta dá uma \"otimizada\" na sua cena 3d, deixando-a mais leve. Se tiver muitas vegetações 3d na sua cena, tenta transformá-las em \"proxy\", assim você deixa a sua cena 3d mais leve tanto na viewport quanto no render.
Se estiver usando o 3ds Max como software 3d principal, procure utilizar alguns modificadores pra otimizar sua cena. Não deixe seus objetos 3d em \"editable mesh\", deixe-os em \"editable poly\", pois com editable poly sua cena 3d fica muito mais leve do que se fosse em \"editable mesh\".
Procure usar também o modificador \"optimize\" pra estar otimizando mais sua cena. Se estiver usando o render V-Ray, use somente os materiais nativos do V-Ray ( nada de Arch & design ), use também o \"vray fur\" ou \"vraydisplacementmod\", no lugar do hair and fur, apesar do V-Ray render aceitar o \"hair and fur\" normalmente.
Tome cuidado com configurações altas de samples de materias ou os subdivs. Deixe-os com valores no máximo até 64- 32 samples, mais do que isso é exagero.
Os samples das suas luzes, você pode deixar com valores médios ( algo em torno de 32 samples no máximo ), nunca use valores altos.
Quando for adicionar qualquer model ( biblioteca 3d ) na sua cena, sempre verifique o material deles para ver se não estão com setagens ( configurações ) muito altas.
Tomando todos esses cuidados e muitos outros, você evita de ter problemas na sua cena 3d e a deixa o mais leve possível. =]
É por isso que hoje em todos os meus trabalhos 3d, eu sempre tento modelar o máximo possível tudo de que preciso em 3d, porque modelo com a menor quantidade de polígonos possíveis , e sempre procuro os deixar o mais \"low poly\" ( leve ) possível.
As únicas coisas que realmente tenho que usar models ( bibliotecas 3d ) são as vegetações, pois já tem ótimos modelos e muito realistas de outras bibliotecas estrangeiras.
Espero ter ajudado você de alguma forma \"le0jarjar\".
Boa sorte.
Forte abraço e sucesso.