Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

mdpontes   Macapá - AP
Gustavo CGomes   fortaleza-ce - CE
Guilherme Galiciani   São Caetano do Sul - SP - SP
Alisson Braga   Maceió - AL - AC
Max Idalgo   são paulo - SP

Portfólios Ver Mais

Rodrigo   Santo André - SP
Maycondss   Parauapebas - AC
GARGAMEL   Maceio - AL
xandy   sao paulo

Projetos de móveis - Parametrização

Por: Serial  

Em: 26/01/2014 13:38

Olá à todos, como vão?

Gostaria de informações sobre a possibilidade de criar projetos de móveis no Revit.
Há outros programas que fazem projetos de móveis parametrizados, como o Promob, 2020, Domuscad e outros. Quero fazer o estudo da volumetria e orçamento num programa parecido (com relação de materiais, corte, etc) e depois finalizar a imagem no 3ds max.
Será possível fazer isso que estes programas fazem usando o Revit? Não conheço o Revit, mas imagino que seja possível colocar estas informações nas propriedades do objeto.
Alguém me ajuda com isso?
Always Outnumbered, never outgunned! 3daulas.wordpress.com - Em construção.
Oi Serial (...Killer?), é possível sim, o Revit, apesar de não ser específico para mobiliário, permite que vc use as Famílias (blocos 3D/2D parametrizados) de gabinetes, bancadas, etc,
Pode usar as existentes na biblioteca do Revit, criar novas ou baixar de sites específicos, como \"Revitcity.com\" entre outros.
Recentemente criei uma biblioteca de mobiliário urbano para play ground que está disponível para download, na \"Playverde.com.br\" (posso mencionar aqui?).
Dentro de um projeto vc ainda pode criar uma montagem (assembly), ou seja um subprojeto dentro de um projeto principal.
Oi Marco, obrigado pela prontidão em me ajudar com esta dúvida.

Acho que o ideal seria eu mesmo criar minha biblioteca. Como isso é um processo lento e trabalhoso, preciso ter a certeza de que dará certo.
Esse assembly seria, por exemplo, num caso prático:
Tenho um armário. Dentro deste armário, crio um assembly que me permite escolher outras opções/configurações internas do armário, tais como gavetas, cabides, etc.
É isso? Se for, seria ótimo.
Minha dúvida principal são as propriedades de cada item da biblioteca.
Ou seja, se eu criar um gaveteiro, o Revit me dará as medidas (metro quadrado, por exemplo) de cada material? Me dirá quantas gavetas tem em cada gaveteiro?
É esta informação que procuro. :)

A questão é a seguinte: seria um sonho ter um script ou plugin semelhante ao programa Promob, dentro do 3ds max! Fico pensando que muita gente já deve ter pensado nisso, mas deve ter esbarrado na dificuldade em pôr isso em prática.
Programas como o Promob, Domuscad e 2020 não têm uma boa interoperabilidade com o 3ds max. Quando você exporta o projeto e abre no 3ds max, a malha fica toda bagunçada, os layers são confusos, ou seja, dá mais trabalho arrumar do que fazer direto no 3ds max.
Preciso conciliar a parametrização destes programas (lista de materiais, custo, plano de corte, etc) e o poder do 3ds max. Penso que o Revit, por ser da mesma empresa e por usar a tecnologia BIM, poderia me ajudar nisso.
Sim, sei q no 3dsMax é bastante possivel, atravez da criação de Scripts..

Uma coisa q vc pode fazer, eu tinha feito a um tempo e percebi q as medidas não mudaram muito (as que mais diferenciam são determinadas profundidades nos modulos), é, caso seja pra fazer direto no 3ds um projeto desse, seria anotar as medidas de todos os modulos, e fazê-los um a um..

Outra solução interessante que eu testei um pouco e parece ter sido um pouco mais pratica no sentido de fazer rapidamente (ao invés de criar toda uma coleção completinha e/ou fazer um script) é vc criar um de cada modulo, e criar um rig pra eles, de maneira a q vc possa editar as medidas (e ver a medida, com um medidor rigado).. Dessa maneira vc pode criar os módulos idênticos bem facil tendo apenas um de cada tipo (1 modulo \'balcão\' de cozinha (rigado) pode fazer qualquer balcão de cozinha, de qualquer profundidade, altura e largura, e ainda com um rig bonzinho pra isso vc abre e fecha as portas e tal..) também...

Mas, pro caso de gerar com orçamento, aí é o caso de um script mesmo, sendo então os modulos calculados recorte por recorte de madeira e então usando um dado \'valor\' pra determinar o valor de produção com as peças e ferragens, etc.. Acho q com um plugin ou script dá sim...

Eu ia mencionar o link lá daquele tópico da coleção de espadas, mas tinha sido vc a enviar o link àquela duvida.. xd..

No caso, quando eu tinha feito a coleçãozinha, eu peguei as medidas dos moveis das duas industrias principais do sul e a principal daqui de SP.. No caso das do sul, elas tem cada uma 3 \'linhas\' (a de alto padrão, a \'segunda linha\' e a \'terceira linha\' (jeito carinhoso de dizer q é uma marca criada pra ser pior que a outra, de maneira a ser possivel elevar o preço da primeira sem aumentar a qualidade)).. Peguei essas mais ou menos 7 marcas e dividí primeiramente por \'familias\' de profundidades.. Percebi que o que mais diferencia uma marca das outras são as profundidades especificas e maximas dos modulos...

Então eu criei um diretório pra cada profundidade.. Em cada diretório de cada profundidade, criei um diretório pra cada altura, e em cada um desses criei um diretório pra cada largura. Com o nome também do que seria o modulo (balcão, balcão suspenso, armario, avento, etc..)..

Pra criar, tendo em mente que a medida do modulo é a medida do modulo completo (todo o corpo, menos a profundidade da porta), eu crio o primeiro daquela profundidade, já com as \'ferragens\' bonitinhas e tal (são as mesmas pra todas), e depois crio boxes com as novas larguras e alturas e edito o modulo pra ficar com as medidas certinhas com snaps.. No caso de cada modulo, eu deixo tudo como 1 só objeto (cada modulo) com material do tipo multi-sub e faço o Physique (precursor do Skin)o que também deixa mais facil de editar..

A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Oi Serial, a montagem ou Assembly, é um tipo de grupo, especial para sub projetos, uso muito para fazer piscinas e lareiras, assim posso orçar em separado. O Assembly permite que vc crie pranchas e vistas somente do(s) modelo(s) em questão, cote, etc... Para ter uma ficha técnica, ter quantitativos e informações paramétricas, tanto no modelo individual, como no conjunto (assembly), o procedimento é o mesmo. Vc não precisa, necessáriamente fazer um assembly, à não ser que esteja num projeto e queira fazer um subprojeto, entende? Por exemplo, o projeto é a cozinha ou a casa inteira para arquitetura, o Assembly será somente do mobiliário de cozinha.
Fiz para aquele site que citei acima vários componentes de parques e jardins em eucalipto, pinus e plástico. Alguns conjuntos eram compostos de vários componentes... por exemplo: Play mega tem uma plataforma, uma ponte, outra plataforma, uma casa de tarzan, redes de escalada, escorrega e balanço duplo, entre outros.
Para criar um modelo destes não precisei fazer assembly, criei como uma Família com outras famílias dentro (seria como uma cozinha com vários componentes dentro... bancada, gaveteiros etc... Cada componente destes tem seus parametros de configuração individuais.
Quando vc carrega estas famílias no projeto da casa para compor sua cozinha, pode ter quantitativos, tabelas, etc além de criar uma assembly específico do mesmo.
Deu para entender?
No vídeo curso de Revit explico tudo isso, detalhadamente.
Obrigado pelas respostas!

Vou experimentar o Revit e fazer um teste. Se der certo, posso tentar usá-lo.

Também vou experimentar esta ideia de usar Rig para os parâmetros dos móveis.
Pode ser bem interessante e nem tinha me lembrado disso...

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711103.

Total de membros registrados: 138591

Últimos membros registrados: cardioton, lumileanukprice, iqblastpro, NowSlimKapselnRezensionDE, holdybeech, Arthursgifford, Drive, xenoprostactive2025.

Usuário(s) on-line na última hora: 717, sendo 9 membro(s) e 708 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Le_Andro, RAULRAMOS26, Ronaldo, JMDesign, Jucartoon, Roberto Movanni, Nicole_felix15, klogg, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.