COMO CONFIGURAR CÂMERA PARA VISTA TOP

Por: FelipeFrancisco  

Em: 21/03/2014 18:15

Marco você pode colocar uma foto das configurações da câmera padrão do Max que você usa pra criar imagens dessa maneira?
Vá para a vista Top. Enquadre a cena (planta baixa e deixe apenas um pouco de margem.
digite \"P\", a vista top passa a ser uma perspectiva (que pode ser transformada em camera).
Vá em View, create camera from view. Pronto, já virou uma camera mas está em perspectiva.
No canto superior esquerdo da viewport, depois do sinal +, aparece camera001 (pode ser mais...). Clique com o botão direito neste texto (camera 001), desça até selecionar camera (veja na imagem).
No painel modificar aparecem as configurações da camera. Basta ativar o modo \"ortho\", para tirar o ponto de fuga.
Não precisa fazer mais nada a não ser afastar ou aproximar a camera para melhor enquadrar...
Ative o safe frame para visualizar o quadro.
Recomendo que mova a camera no eixo Z de uma das vistas laterais ou frontal, deixe tudo como quer ver... ative F10, configure as dimnesões da imagem final.
Mas a grande configuração que vai precisar fazer é em Environement, digite 8, em exposure control, ative a opção Vray exposure control... é aí que vc vai ajustar pra ficar com os mesmos parametros da camera vray. Não é na camera.
Ou vc usa a opção From Vray camera Caso já tenha uma camera na cena) ou Photographic, como eu marquei na segunda imagem.
Esta cena que estou usando, estava com materiais mental ray... Acabei de renderizar maquete importada do Revit. Por isso usei mental ray.
Mas fiz uma simulação só pra te mostrar... Usei só uma Dome light multiplicador =1, com Vray Sky em textures. Tudo padrão, ok?
Bom dia FelipeFrancisco, não li nada do posto...só dei uma lida por cima...Vamos la...
Cara 3d max e vray não é difícil mas oque pega mesmo é a confusão... as pessoas na hora de criar tutoriais etc etc etc...as vezes tem duvidas e os que assistem o tutorial permanecem com duvida e muitas vezes coisas bobas...o max e o vray é cheio de defeitos isso é inegável...mas fique tranquilo...que todos os defeitos tem solução...rsrs
Indo a sua duvida....faça o seguinte ....crie uma câmera na vista left ou right...o esquema é o seguinte... para a câmera ficar ortogonal...esqueça vrayphisicalcam...não funciona...use a câmera standard target...para ficar ortogonal ligue a opção ortographic que se encontra nas configurações da standard camera...e agora alinhe o target exatamente com a camera...uma forma fácil de fazer isso é selecionar a camere \"w\" no teclado (Gizmo de movimento) da no canto inferior direito tem as cordenadas x,y,z...copie ela (pode ser em um bloco de notas) da depois você cola ela nas cordenadas do target da câmera....menos a cordenada de \"z\" pois, ela é relacionada a altura que a camera vai ficar ou o target...proto vai estar alinhado...pode usar as cordenadas \"Y=0\" \"X=0\" na câmera e target...só para alinhar depois da pra posicionar na planta...agora para você posicionar na planta deve selecionar cuidadosamente o target e a câmera lembrando que o target da camera é aquela caixinha pequena na ponta da linha que sai da câmera....e lembrando que para selecionar usa \"q\" do teclado...pois, assim evita a movimentação acidental de algum obejeto...com os dois selecionados use \"w\" do teclado e mova da direção x e y o gizmo (gizmo é oque roseta que tem x y z em verde amarelo e vermelho se não me engano...pegue uma viewport qualquer e seleciona a câmera para que ela possa mostrar como esta ficando....o branco que acontece...já aconteceu comigo...e sofri muito com isso...não posso precisar se o problema é o mesmo...mas oque acontecia comigo é que na hora de eu criar o vraysun (sol do vray) eu colocava o sol na linha do horizonte e isso da problema...vc tem que puxar o sol bem pra cima....mas fora isso pode ser exposição, sky...etc etc etc. não vo ficar corrigindo o meu texto...talvez ajude


abraço
obrigado marco, perdao pela demora da resposta, achei que ja tinha respondido rsrsrs... consegui do jeito que você me mostrou, obrigado mesmo...
obrigado a todos que me ajudaram
Galera, eu tive esta mesma dúvida do Felipe, e me ajudou muito para resolver. Segui
as dicas do Marco Rocha. Porém obtive outro problema ao renderizar. Alguns blocos vray prox ficaram translúcidos depois do ajuste da câmera. Olhem na imagem.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707885.

Total de membros registrados: 135439

Últimos membros registrados: [email protected], De Souza Neto, Jilbs, docearquitetura, Be@Treezy, efepe, Pedro Torres, tdsakbva.

Usuário(s) on-line na última hora: 485, sendo 24 membro(s) e 461 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Pedro Juliato, TadeuB79, Ronaldo Junior, Anderson Miguel, [email protected], magster, gilson antunes, Sergio1987, Adalberto Rocha, Fabio Catelleno, Le_Andro, Augusto Peixoto, JMDesign, Baldo, Victor Mendonça, Hot, gago, Vladis, nandao, Osvaldo Arquiteto, Reinaldo Silva, Daniel Monteiro, Lucas Reis, mixel.amorim.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.