Oi Luiz,
Mandei sua dúvida para o André e a resposta dele é essa abaixo tá.
Att, Elis
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Oi tudo bem?
Tem duas formas de renderizar em rede com o Mental Ray no 3ds max, uma é pelo Backburner, que oferece diversos recursos para gerenciar as renderizações e acho mais viável, principalmente para animação, que é a minha área.
A outra opção é pelo Distribuited Bucket Render, que em vez de enviar a cena para renderizar em cada máquina da rede, as máquinas da rede pegam os Buckets que faltam para renderizar na máquina mãe.
Com o Backburner os mapas de FG e Photons são calculados na máquina onde o Frame está sendo renderizado, no Distribuited Bucket Render os Buckets são renderizados na máquina mãe, então, o mapa de FG e de Photons é gerado apenas na máquina mãe e as outras máquinas usam o mesmo mapa para renderizar os Buckets que estão faltando, portanto, precisam transferir os mapas de FG e Photons pela rede para poder renderizar.
Normalmente o mapa de FG é menor que o de Photons e depende dele, já o mapa de Photons pode ficar grande e demorar na transferência pela rede, além de aumentar o mapa de FG, por isso que existe o Importons, ele pode ser usado no lugar dos Photons quando trabalha com Irradiance Particles, mas também pode ser usado para otimizar o mapa de Photons e facilitar a transferência pela rede.
O 3ds max tem na interface dos Photons a opção de Merge Nearby Photons que otimiza o mapa, mas o Importons é muito mais eficiente porque deleta os Photons que não estão sendo vistos, reduzindo bastante o mapa.
De qualquer forma, normalmente o que demora no render é justamente a renderização dos Buckets, pois tem que calcular o refinamento de todas as luzes e materiais, o passo de GI é super rápido e o de FG um pouco mais demorado, mas não se compara ao tempo de render dos Buckets, então, mesmo gerando os mapas em apenas uma máquina, o tempo de render cai muito quando usa o Distribuited Bucket Render, então, provavelmente vai melhorar mais o tempo se otimizar o mapa de Photons com o Importons e isso também vai diminuir o mapa do FG.
Você pode usar o recurso de Importons com o Script Render Optimizer do Thorsten Hartmann, baixe neste endereço http://www.infinity-vision.de/page/ro_menue
Além disso ele tem muitas outras utilidades interessantes.
Abração e tudo de bom.
André Vieira