Units Setup

Por: aacoliveira  

Em: 10/05/2014 23:39

Boa noite! Peço desculpas se o assunto for recorrente mas eu pesquisei aqui e em outros lugares e não encontrei uma resposta que resolvesse a questão, espero que alguém possa me orientar.

Até hoje não havia tido nenhum problema com meu units setup, mas de uma hora para outra ele desconfigurou e não sei o que fiz de errado.

O caso é que a configuração é exatamente a mesma nas duas imagens. Na imagem correta, a metragem entra normalmente (3,0m) retornando uma imagem visual adequada, entretanto, na segunda, quando insiro (3,0m) ele me retorna uma imagem irreal. Para que seja compatível com a visualização, eu tenho que inserir (0,3m).

Alguém já teve esse problema?
Não dá para ler, pode postar com mais detalhe? Pode descrever melhor o que acontece?
essas imagens aí estão pequenas dimais. Não dá pra ver nenhum valor nelas com esse tamanho.

poste imagens em resolução grande aí.
Melhorou? Eu reduzi porque estava excedente e não postava e não reparei na qualidade que ficou. Então, resumindo o sistema units é o mesmo, porém todos os novos arquivos salvaram com alguma desconfiguração em que o mesmo valor de três metros retorna visualmente num tamanho irreal do que nos projetos anteriores. Rabisquei uma casota no arquivo com valores visualmente normais para que possam ter uma idéia.

Basicamente um arquivo constrói uma casa com 3 metros e o outro constrói uma jamanta com o mesmo valor. Se alguém souber agradeço eternamente!! [:)]
O display de unidades está sendo usado sempre com metros? as unidades internas do sistema em ambos os casos está igual? Não entendi ainda qual o problema mas, em geral não se muda as unidades do sistema necessáriamente. Só o display. Se mudar a unidade do sistema será necessário reiniciar o Max, sem nada modelado. Vc informará ao sistema que 1 unidade do sistema equivale a tal fração de metro. Sendo que não pode fazer isso se já tiver modelado algo, como a casa que vejo na imagem 2, pq esta estará fora de escala... O que o Max faz na verdade é usar a unidade interna (em polegadas originalmente) escalonada de acordo com o valor em unidades do sistema.
Já no display, apenas usa esta unidade interna mas traduz em outra unidade de acordo com a necessidade do usuário, então uma polegada será lida como 2,54 cm, ou 0,025 m.
A vantagem de não mudar as unidades do sistema é que vários parametros já pré configurados de iluminação, cameras, etc, não precisam ser ajustados depois.
Oi Marco! Obrigada por responder, resolvido aqui! Vou rever esse conceito que me foi ensinado sobre o units!! [:)]
somente resumindo o que o Marco disse:

se tu mudar de unidade apenas no DISPLAY UNIT SCALE para metros:
1\" passará a ser mostrado como 0,0254m (ou 2,54cm)

mas se tu mudar de unidade no SYSTEM UNIT SCALE para metros:
1\" passará a ser 1m (ou 100cm)

veja aí a diferença.

No primeiro caso, apesar de ter mudado de unidade as dimensões permanecerem, pois 1 polegada = 2,54cm

Já no segundo caso tudo o que estava como 1 polegada passa agora a ser como 1m (100cm)

por isso é bom sempre trabalhar com uma escala única no SYSTEM UNITS SETUP para não ocorrer problemas do tipo.
Saiu nas noticias da 3d1 faz uns dias, fica ai o link.

http://www.tresd1.com.br/noticia/62951

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 716978.

Total de membros registrados: 143010

Últimos membros registrados: JMbecker, ErexivaCápsulas345, kamiladiniz, difavelaadesivos, CardivaCapsules45, epicoolerorg, tavinhomxpx, carlosspy.

Usuário(s) on-line na última hora: 572

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.