Então, uma coisa q acho q confundiu, até pra entender a pergunta, é a questão da imagem inicial lá.. Tem coisinhas tanto no sofá quanto na sala que sugerem bastante que os 2 sejam 3d. A capa do sofá tá com um shader de muito pouca naturalidade e parece que foi usada uma textura baseada num noise do PS, tá com \'highlights\' tipo \'oren-nayar\' o q deixa com aparencia meio de render mesmo, tipo o material de veludo de um tutorial meio conhecido de v-ray.. E o ambiente é renderizado com uma iluminação tipicamente de noturna interna, mas se percebe que é dia pelas janelas, então acaba ficando uma composição meio estranha... Enfim, acho que pode ter sido tudo no mesmo render mesmo, e o sofá e o ambiente serem 3d no caso..
Não sei até onde iria compensar proceder dessa maneira aí pra um sofá.. Acho q se o cara é bom de composição (PS) e \'camera matching\' (vc igualar o ângulo relativo da camera q tirou a foto, o objeto da foto, e o angulo da câmera na cena 3d..) dá até pra fazer isso mas não é algo a se ter como paradigma, creio eu.. Eu recomendaria modelar mesmo o sofá..
O \'grosso\' desse tipo de composição vai ser no PS mesmo.. no caso a tecnica de cardboard ali que eu mostrei vai ser bastante insuficiente e ineficaz nesse caso..(na primeira imagem tá dando certo devido à um angulo fortuito entre camera/raposinha/luz, e na segunda o menininho tá num lugar sombreado o que favoreceu bastante a composição..).. Inclusive, na segunda tem bastante arvores de cardboard, mas estão meio escondidas.. Por um cardboard de foreground (deixar algo de cardboard numa situação de primeiro plano da cena) é uma coisa estranha mesmo..
Eu acho que o melhor mesmo seria modelar o sofá, que não é dificil.. Mas, se quiser tentar fazer dessa maneira, seria uma coisa similar ao Matte Painting tradicional (no Matte Painting, o pessoal do cinema põe um vidro pintado de maneira excelente, na frente da câmera, pra compor cenários de filmes, como cenarios \'épicos\' ou \'mágicos\' inobteníveis de maneira puramente natural..)..
.. Vc pega esse sofá recortado com alpha ou mapa de opacidade, etc, e aplica num plane, esse plane vc deixa com a mesma proporção exata da imagem (aspect ratio, vc divide a largura pela altura e aplica a mesma proporção no plane), e faz o seguinte, pega esse plane e linka à camera, na distancia visual lá q vc iria renderizar ela.. Isso vai equivaler de maneira bastante eficaz com um Matte Painting.. Com esse \"Matte-Painting\" preso a camera, veja criteriosamente a orientação e angulo da camera, já olhando a imagem pra ajudar, pra \'casar\' o angulo da sua camera com o angulo do elemento na foto (q estaria ali linkada na sua camera)..
Então vc tem q criar um objeto low, pra criar sombras macias, onde o sofá estaria a emitir essas sombras.. Cria algo que lembre a silhueta do sofá, use um material fosco do tipo Oren-Nayar ou #!@%*# do Vray com cinza escuro, e clique com o segundo botão do mouse nesse objeto e vá em \'Object Properties\' e lá des-tique \'Visible to Camera\', e então o objeto não será visivel à câmera, mas continuará a projetar sombra..
Aí então, pra finalizar, vc poderia renderizar a camera com esse \"Matte Painting\", mas acho q ficaria ruim.. O que ficaria melhor seria vc renderizar sem o plane (com a foto de textura), mas com aquela sombra, e no PS adicionar o sofá..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..