Imagem real + ambiente 3D

Por: vanderabelo  

Em: 26/05/2014 09:15

Bom dia pessoal
Tenho visto muito por ai, estão usando foto real de produtos integradas com ambientes 3D, nesta imagem por ex o estofado é foto real e o ambiente é 3D, como seria feito esta integração?
Nao faço idéia disso mas vou acompanhar o tópico é bem interessante.
Pode fazer tanto com uma composição (PS/GIMP) ou usando materiais do tipo Matte/Shadow, etc..

Vê as duas ultimas imagens desse topico aqui:
http://www.tresd1.com.br/forum/imagens-e-animacoes/imagens-artisticas-variadas/91668/1.html#770833

Nessas duas ultimas tem um fundo de foto, e então uma sombra pra \'casar\' a imagem..

Alí o que eu fiz foi, primeiramente, por uma imagem como fundo da viewport (isso se faz com o alt+b) e então criei uma camera só pra viewport ficar parada mesmo.. Então criei um plane e nesse plane apliquei o material do tipo Matte/Shadow..

Vc posiciona o plane, ou o q vc quiser lá, certinho com o \'horizonte\' da imagem q tá de background na viewport.. (e, é claro, usa a mesma imagem como bg no render =D)..

Em outros renderizadores tem materiais proprios pra Matte shadow ou reflections, etc.. :).. isso é relativamente facil..

@edit: Teste com imagem q eu fiz bem rapidinho agora :)..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Mas foi ao contrário o que ele disse, não foi?!

Que no caso o ambiente é 3D e os objetos são foto. Certo?!

Tá meio confuso isso... [:p]
"Frase bonita, e impactante" - Eu
Ah é mesmo.. Eu fiquei um pouco na duvida tbm XD..

Se for uma cena 3d com um objeto de foto, primeiramente tem q encaixar o angulo, como no outro caso, e então dá pra fazer um objeto simples com a silhueta geral do objeto da foto, deixar esse objeto invisivel pra camera (só pra fabricar sombras), renderizar e então aplicar o elemento da foto por cima do render :)..

@edit: Ou, a depender do angulo, um \'cardboard\' já basta tbm :)..
Sim é isso mesmo ScreamingFox cena 3D com foto real...
Não entendi, aplico a foto em um plane (calunga)?
Eu acho que se tiver bem de frente, dá pra usar cardboard.. \'cardboard\' é um \'sprite\' (na verdade o sprite é a expressão maxima da tecnica de \'cardboard\'..).. é tipo um plane com a textura que é um objeto de uma foto, e com um mapa conveniente de opacidade..

Aí no caso de não ser de frente, é uma questão muito mais de composição, mas vc pode criar um objeto invisivel à camera, só pra gerar umas sombras macias de onde estaria o objeto, da foto, numa cena 3d.. E então, no Photoshop, adicionar o objeto à sua cena..Aí então nesse caso vc só vai usar o elemento fotografado na composição mesmo, na cena 3d só vai fazer um objeto de silhueta similar, só pra gerar sombras..

Mas numa dessas é muito mais a composição mesmo, essa questão de por um objeto invisivel só pra gerar sombra é se vc tiver tempo de sobra pra tirar outro render do 3ds.. Resumidamente, c tem q casar os angulos da sua cena 3d pra foto, e então compor isso aí, com layers no PS..

@edit: Ah, é claro, vc poderia também usar as tecnicas de \'Matte Painting\', Camera Mapping, etc.. Mas acho que não viria ao caso... Apesar de que pode ser um bom treino pra uma coisa dessa (pode ser mais complexo que uma paisagem XD..)

@edit: Exemplo com cardboard e aviãozinho q eu to fazendo XD..

@edit: (Acho que o ambiente, na primeira imagem, era gráfico..)
E vou fazer o teste, com este mesmo estofado vou recortar ele no PS e vou inseri-lo em outra cena 3D, bora ver...
Então, uma coisa q acho q confundiu, até pra entender a pergunta, é a questão da imagem inicial lá.. Tem coisinhas tanto no sofá quanto na sala que sugerem bastante que os 2 sejam 3d. A capa do sofá tá com um shader de muito pouca naturalidade e parece que foi usada uma textura baseada num noise do PS, tá com \'highlights\' tipo \'oren-nayar\' o q deixa com aparencia meio de render mesmo, tipo o material de veludo de um tutorial meio conhecido de v-ray.. E o ambiente é renderizado com uma iluminação tipicamente de noturna interna, mas se percebe que é dia pelas janelas, então acaba ficando uma composição meio estranha... Enfim, acho que pode ter sido tudo no mesmo render mesmo, e o sofá e o ambiente serem 3d no caso..

Não sei até onde iria compensar proceder dessa maneira aí pra um sofá.. Acho q se o cara é bom de composição (PS) e \'camera matching\' (vc igualar o ângulo relativo da camera q tirou a foto, o objeto da foto, e o angulo da câmera na cena 3d..) dá até pra fazer isso mas não é algo a se ter como paradigma, creio eu.. Eu recomendaria modelar mesmo o sofá..

O \'grosso\' desse tipo de composição vai ser no PS mesmo.. no caso a tecnica de cardboard ali que eu mostrei vai ser bastante insuficiente e ineficaz nesse caso..(na primeira imagem tá dando certo devido à um angulo fortuito entre camera/raposinha/luz, e na segunda o menininho tá num lugar sombreado o que favoreceu bastante a composição..).. Inclusive, na segunda tem bastante arvores de cardboard, mas estão meio escondidas.. Por um cardboard de foreground (deixar algo de cardboard numa situação de primeiro plano da cena) é uma coisa estranha mesmo..

Eu acho que o melhor mesmo seria modelar o sofá, que não é dificil.. Mas, se quiser tentar fazer dessa maneira, seria uma coisa similar ao Matte Painting tradicional (no Matte Painting, o pessoal do cinema põe um vidro pintado de maneira excelente, na frente da câmera, pra compor cenários de filmes, como cenarios \'épicos\' ou \'mágicos\' inobteníveis de maneira puramente natural..)..
.. Vc pega esse sofá recortado com alpha ou mapa de opacidade, etc, e aplica num plane, esse plane vc deixa com a mesma proporção exata da imagem (aspect ratio, vc divide a largura pela altura e aplica a mesma proporção no plane), e faz o seguinte, pega esse plane e linka à camera, na distancia visual lá q vc iria renderizar ela.. Isso vai equivaler de maneira bastante eficaz com um Matte Painting.. Com esse \"Matte-Painting\" preso a camera, veja criteriosamente a orientação e angulo da camera, já olhando a imagem pra ajudar, pra \'casar\' o angulo da sua camera com o angulo do elemento na foto (q estaria ali linkada na sua camera)..

Então vc tem q criar um objeto low, pra criar sombras macias, onde o sofá estaria a emitir essas sombras.. Cria algo que lembre a silhueta do sofá, use um material fosco do tipo Oren-Nayar ou #!@%*# do Vray com cinza escuro, e clique com o segundo botão do mouse nesse objeto e vá em \'Object Properties\' e lá des-tique \'Visible to Camera\', e então o objeto não será visivel à câmera, mas continuará a projetar sombra..

Aí então, pra finalizar, vc poderia renderizar a camera com esse \"Matte Painting\", mas acho q ficaria ruim.. O que ficaria melhor seria vc renderizar sem o plane (com a foto de textura), mas com aquela sombra, e no PS adicionar o sofá..

então cara, pra ti falar a verdade eu to achando meio gambiarra isso ai de colocar foto real em ambiente 3D, a minha curiosidade surgiu quando ofereci meu trabalho (100% 3D) a uma pessoa e esta mesma me disse que já tinha quem o fazia, pedi para ver o trabalho e me deparei com este tipo de imagem, perguntei como era feito o trabalho ai o camada não soube me dizer muita coisa, mas disse que os produtos eram fotografados por profissional da área. Veja mais algumas imagens, veja as imperfeições dos estafados, estão muito \"perfeitas\" para ser um modelo 3D, apesar de saber que tem jeito de ficar assim, mas acho totalmente inviável fazer todos estes detalhes...

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 716978.

Total de membros registrados: 143010

Últimos membros registrados: JMbecker, ErexivaCápsulas345, kamiladiniz, difavelaadesivos, CardivaCapsules45, epicoolerorg, tavinhomxpx, carlosspy.

Usuário(s) on-line na última hora: 552

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.