É possível alterar o tamanho das portas que baixei da Evermotion?

Por: bulinga  

Em: 15/06/2014 18:45

Ola sou iniciante de maquete elêtronica e estou aprendendo a modelar pelo curso da 3D1, e por indicação do site consegui baixar uma biblioteca de porta e janelas da Evermotion Archmodels. Minha dúvida é se posso adequar o tamanho dessas portas e janelas aos vãos do meu projeto, será que isso da muito trabalho tipo tenho de converter em poly e mudar tudo manualmente?
Aperta o \'R\' e re-escale a porta.
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Olá Bulinga,
Qualquer modelo que voce inserir no projeto precisa estar na mesma unidade que está trabalhando, por exemplo metros, centimetros, etc..., caso contrário vai precisar reescalar o modelo e reescalar o modelo nem sempre fica bom, precisa converter em poly se ainda não estiver e editar pelos subobjects.
vc pode usar o SCALE para aumnetar ou diminuir no tamanho das portas, mas tome o cuidado para que sempre reescale nas 3 dimensões (XYZ) quando estiver com seleção em objeto. Do contrário pode lhe dar problemas quando for rotacionar o modelo, por exemplo.

para reescalar em somente uma ou duas dimensões (X,Y ou Z) use o modo de seleção sub-objeto.

obs: tenha em mente que quando tu usa o SCALE para alterar o tamanho do objeto, o 3ds max não entende que o objeto foi alterado em termos de unidade de medida, mas sim visualmente.

Um exemplo é vc inserir um BOX com 10 x 10 x 10cm e usar o escale para aumentar seu tamanho, nas unidades irá continuar com 10 x 10 x 10cm.

Há uma ferramenta no 3ds max que realmente ocorre essa alteração de escala em unidade de medida. Só não me lembro agora onde fica.

De qualquer forma, acho que na grande maioria dos casos tu nem precisa se preocupar com isso. Eu só comentei aqui para que tu tenha essa informação. Use e abuse do SCALE (só tome cuidado conforme os dois primeiros parágrafos que digitei).

Se depois de escalonar o tamanho da porta der problema com a rotação é só dar um reset xform que resolve todos os problemas. :)
Eu prefiro entrar no edit poly dela e mover os vertices, as vezes vc quer ajustar só a largura e não a altura por exemplo e escalonando somente num eixo vc deforma a porta, a maçaneta ou algun detalhe que tenha nela.
Eu prefiro entrar no edit poly dela e mover os vertices, as vezes vc quer ajustar só a largura e não a altura por exemplo e escalonando somente num eixo vc deforma a porta, a maçaneta ou algun detalhe que tenha nela.

eu também prefiro entrar em algum dos sub-objects do editable poly e fazer isso. Se tu escalonar um objeto sem estar em alguma das opções de subobjects, a textura aplicada nele, não costuma acompanhar a sua escala. hehe!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711082.

Total de membros registrados: 138569

Últimos membros registrados: diaformula, PalamiteSa, GeraldoP, CINDY2024, Antonio Jorge, felipefariasss, rafacamposfp, slin.

Usuário(s) on-line na última hora: 980, sendo 2 membro(s) e 978 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: diaformula, JesusEnzo .

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.