Tente começando com uma luz vinda de fora, simulando uma luz solar..
Se for uma cena puramente interna e noturna, use as luzes de acordo com o projeto luminotecnico. De preferencia use luzes IES, senão, luzes típicas do renderizador q vc usar..
Reparei no aspecto arquitetônico no model e tal, é interessante a questão das aberturas pequenas e teto excessivamente baixo (compondo um ambiente um tanto \'fechado\' ou claustrofóbico (principalmente na Bahia, onde imagino fazer calor)), e das cadeiras individuais (e, parecendo ser em número maior do que o ambiente comportaria normalmente, ou as cadeiras estão em uma proporção equivocada (tente sempre fazer as coisas com as medidas reais, isso vai favorecer também a iluminação)).. Isso geralmente não se usa em igrejas, sendo o mais praticado os bancos largos onde as pessoas se sentam lado a lado (o que reforça os aspectos comunitários da igreja) e as aberturas amplas nas janelas, orientadas à norte e sul e sendo a frente orientada à leste o que favorece a entrada de luz matinal.. Inclusive muitas igrejas com a arquitetura sacra muito favoravel fazem com que a luz atinja à tribuna sacerdotal no horario das missas matinais..
Mas enfim, conseguir iluminar uma tentativa tão vã ou infantil de projeto arquitetônico eu tenho plena certeza q vc consegue (não me entenda mal, prefiro ver esse model aí a ver esse projeto em uso.. O model já tá melhor q o real, principalmente vazio assim).. O meu medo é vc fazer um tipo de trampo desse e não querer ou ser levado a não querer cobrar.. Sei que o pessoal de algumas lideranças desse típo de prática religiosa muitas vezes dizem que as pessoas não tem o \'direito teológico\' de cobrar.. Ou q se vc cobrasse deles seria atacado por demônios (alguns desses aí dão mais medo com esse papo que o \'toninho do diabo\'), etc.. (um arquiteto cobraria pelo projeto, por exemplo.. por isso a \'igreja\' é assim XD)
Mas, caso seja pra treinar, faz esse aí q vc faz rapidinho mesmo, e aí tenta uma igreja mais clássica, tem até umas catedrais legais pra baixar e tal aí vc treina iluminação e materiais. Igrejas (as de arquitetura relevante) são bem legais pra treinar iluminação, uma vez que esse é um aspecto primordial desse tipo de construção.
Talvez eu tenha sido um pouco agressivo quanto a ser uma igreja do tipo \'culto evangélico\'.. Não é que eu seja contra as pessoas que dão o pouco/muito/etc que tem pro pastor, isso é um problema psicológico delas e de caráter, no pastor.. A razão de eu não ser favoravel à esse tipo de seita é que essas seitas são contra a liberdade religiosa e o Estado Laico, e, sendo a liberdade religiosa e a laicidade do Estado derivados do Livre Arbitrio, são contra.. bem.. são contra um amigo meu :).
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..