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Colocar pessoas, animais e plantas na pós?

Por: Evaldop  

Em: 24/08/2014 14:14

Em algumas maquetes, percebo que as pessoas foram colocadas depois e não na hora do render, (que, ao meu ver da uma entonação mais artística). Como fazer com que a imagem com alfa se encaixe perfeitamente na cena?
Tem q pegar imagens de personagens cujo angulo da camera seja similar ao da sua cena, e então, depois de encaixar os personagens tem q dar um minimo de \'neblina\' por cima de tudo pra parecer o mesmo ambiente, e depois corrigir essa \'neblina\' com contraste e correção de cor..

Mas, se vc puser como um plano na cena mesmo, acho que fica melhor..(por questões de sombra, etc..)
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Olá pessoal da 3d1... bom dia a todos!!

Evaldorp: oi Evaldo!! tudo bem?? Para se colocar pessoas no Photoshop, você tem que se atentar muito bem para a questão da angulação da câmera 3d.

Só dá para colocar pessoas ( 2d billboards ) como imagens, se as mesmas estiverem obrigatoriamente na mesma posição e perspectiva da câmera 3d, tudo bem? Tem que tomar cuidado com uma série de fatores. Vou listar os principais aqui:

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1.0- Um dos primeiros fatores a se preocupar quando inserir pessoas ( 2d billboards ) como imagens, é com relação a angulação da sua câmera 3d.

A maioria das imagens de pessoas com canal alpha, prontas para serem recortadas e inseridas na sua cena 3d, estão numa posição que geralmente é com a lente da câmera 3d a mais ou menos 1,70 m de altura ( como se a câmera tivesse um tripé em que ela estaria apoiada, e a distância padrão do chão até a câmera seria de mais ou menos 1,70 m de altura )

** OBS.: Se fosse numa vista superior, teria que pegar pessoas ( 2d billboards ) como imagens vistas de cima, vista superior.

2.0- Quando inserir pessoas ( 2d billboards ) como imagens em uma maquete 3d, tome muito cuidado com a direção da luz do sol e das sombras.

Observe por onde as sombras estão sendo projetadas e faça as sombras das pessoas ( 2d billboards ) inseridas pelo Photoshop ou Gimp na mesma posição das outras sombras formadas por objetos 3d.

3.0- Outro cuidado que tem que ter, é quando as pessoas ( 2d billboards ) inseridas pelo Photoshop estão na frente de estruturas de vidro; tem que fazer o reflexo delas nos vidros.

Nesse item 3.0 é o \"item\" mais complexo digamos assim, porque se fosse uma pessoa 3d sido inserida direto numa cena 3d, não teria o menor problema o reflexo dessa pessoa 3d em frente a uma superfície com vidro, porque o renderizador já geraria o reflexo exato dessa pessoa 3d em frente à superfícies com vidro.

Ao passo que se fosse uma pessoa ( 2d billboards ) inserida como imagem ( com canal alpha ), daria problemas fazer o reflexo delas em frente a superfícies com vidro.

** Porque se a pessoa estivesse de costas pra vista principal da câmera 3d, obviamente teria que aparecer a frente dela em uma superfície de vidro que estivesse na frente dessa pessoa 2d.

É ai aonde acontece o maior problema em inserir imagens de pessoas 2d, porque para fazer o reflexo certo/ correto dessa pessoa em frente à superfícies envidraçadas, teria que ter a imagem dessa pessoa 2d ( 2d billboards ) de frente, lateral e de costas, em todos os ângulos para fazer o reflexo da pessoa 2d em frentes a superfícies envidraçadas.

Pensando neste tipo de problema, algumas empresas fabricaram pessoas ( 2d billboards ) em todas as vistas: frente, lateral e costas para exatamente fazer estes tipos de reflexos em frente à superfícies envidraçadas. ^^

4.0- Para colocar a mesma iluminação da pessoa ( 2d billboards ) da cena 3d, você tem que usar o recurso de \"match color\" do Photoshop, que é ótimo para este tipo de finalidade.

4.1- Este simples tutorial mostra um pouco como fazer isso:

https://www.youtube.com/watch?v=7je4T2dkRyQ ( Photoshop - Match Color )

ATENÇÃO.: Uma questão importante também que o nosso amigo e colaborador \"ScreamingFox\" falou, é com relação a inserção dessas pessoas como imagens 2d, direto em softwares 3d.

É uma técnica interessante, apesar de bem antiga. Pode criar um simples plane no 3ds Max com as dimensões de uma pessoa ( homem ou mulher ), e colocar altura aproximadamente 1,70 m e largura 50-60 cm ( variável ).

Depois é só aplicar um material nesse plane com a imagem da pessoa 2d ( billboard 2d ) + canal alpha dela colocar no canal opacity, que o 3ds Max vai fazer o recorte automático da pessoa 2d.

Pode colocar um pouquinho de luz na pessoa 2d, arrastando a imagem dessa pessoa do canal diffuse pro self illumination, diminuindo muito o valor de \"self illumination\" para a pessoa não emitir luz própria. ^^

Aproveita e arrasta a imagem do canal diffuse pro canal \"bump\" da pessoa 2d, para dar mais volume a pessoa.

Pronto! Na hora de renderizar a sombra da pessoa 2d já sai automática e certa de acordo com a posição do sol.

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Espero ter ajudado de alguma forma, Evaldo.

Boa sorte.

Abraços e sucesso.

________________________________
\"FORÇA & CORAGEM SEMPRE\"...
Valeu!

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