Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

WilliamSantos   Ribeirão Preto - SP
Antonio   SÃO PAULO/BRASIL - AC
colisa   Sao paulo - SP
Al3x Salles   Brasil - Barra do Garças - AC
marcelo de moraes   Osasco (SP) - AC

Portfólios Ver Mais

cheida   vila velha
Lucasp123   Londrina, Pr
troy   São Paulo - AC
Igor   Uberlândia - MG

LÂMPADAS FLUORESCENTES: iluminação realista

Por: volt  

Em: 11/09/2014 15:43

Caros Mestres,

alguém pode dar uma dica de como obter uma iluminação indireta, do tipo irradiado por lampadas fluorescentes de dentro de uma sanca de gesso - que tem o efeito contínuo que se vê na foto em anexo? Obs.: uso a versão 10 do MAX.
É.. tem certeza que é uma foto mesmo? XDD.. (pra mim isso aí é um render mesmo =D)..

Tem duas questões na sua pergunta, que negam um pouco às possibilidades plenas de respostas mais rápidas, por parte de quem saiba mais do assunto.. Primeira e mais evidentemente se ressalta a questão da humildade.. Artistas 3d brasileiros são muito humildes em comparação com outros, então \'evocar mestres\' talvez não seja a via mais ágil pra vc obter o conhecimento que deseja...

A outra questão, que impede a rápida resposta da sua dúvida, seria q vc se esqueceu de mencionar o renderizador q vc usa.. As tecnicas vão mudar um pouco de renderer pra renderer, assim como tecnicas favoraveis de modelagem são um pouco diferentes pra diferentes programas de modelagem 3d... Então, caso seja o renderizador que eu estou mais acostumado, vou responder essa sua duvida imediatamente, e de maneira a q vc perceba os conceitos atrelados a isso de uma maneira imediata também :)..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Volt, diga qual o renderizador que usa assim fica mais fácil te ajudar.
Olá Screamming,

Mestre me pareceu a forma mais respeitosa e consciente da minha inferioridade técnica ao solicitar assistência a artistas realmente talentosos como os que tem de sobra por aqui no 3d1.

Vejo que as vezes as explicações que são dadas de boa vontade pressupõe que quem pede ajuda esta quase no mesmo nível de desenvolvimento de quem responde. Achei prudente deixar claro que esse não é o meu caso.

Felizmente gente boa como vc e o JoaoFreitas respondem até a apelos equivocados como esse que eu fiz.

Então, se puderem ajudar, o renderizador que eu uso é a versão do Mental Ray que vem implantada no 3D Max 2010 64-bit.
Ja tentou com skyportal?
Sinceramente nunca fiz, ate gostaria de saber tambem, so estou palpitando, porque hoje mesmo vi uma imagem num grupo e alguem fez essa mesma pergunta, mas o cara usa vray e colocou uma vrayplane pra dar o efeito o que seria o equivalente a skyportal do mental-ray.
Conversando com meu amigo ele me disse que é isso mesmo, pega uma skyportal e direciona ela de acordo que da certo.

No caso do V-ray, é uma luz do V-ray com um objeto como sendo o emissor de luz... A única questão é que não se tenha interpenetração do model emissor de luz com o model do teto/gesso/etc uma vez que isso causaria artefatos estranhos..

No mental ray, consegui já com o material do tipo \'Architectural\', com a luminancia do material.. Vou ver se eu faço um rapidinho aqui e edito aqui com a imagem..

@edit: Com o mental ray (segunda imagem).. O granulado aí é pq usei o ambient occlusion, q tava meio ruim os cantos (não uso muito o mental ray, etc..).. Mas usei o material \'Architectural\', com a \'Luminancia\' subida, num mesh de \'lampada\' (basicamente um toroide ou linha ali) pra dar esse efeito aí no teto e tal.. No caso do V-ray, da primeira imagem, a luz está realmente iluminando aquela cena (só tem aquela luz na cena), no caso dessa do mental ray, tem uma luz omni bem fraquinha em baixo pra cancelar a iluminação standard do 3ds.. aí vc poria a skylight portal.. Dá pra deixar bem mais forte essa luz aí do material, mas pro caso já achei bom.. Ela não tem um falloff muito suave então preferí deixar assim o que já dá dando um efeito aceitavel.. No caso aí (do mentalray), é muito mais pra efeito do que pra iluminação de fato, apesar de que está iluminando (mas ilumina meio \'mal\', por isso usei o ambient occlusion pra marcar os cantos (mas legal q aprendi o ambient occlusion com mental ray XD.. apesar de eu praticamente nunca usar o mentalray mesmo..)..

Vou tentar com o light tracer do scanline q lembro q dá pra fazer uma coisa bem bonita quase igual.. Vou testar com a mesma cena aí edito aqui :)..
Entendi errado a explicação do meu amigo.
Ele não usa luz direta, so aplica um material Architectural: Self Ilumination no objeto que no caso seria uma linha (enable in renderer habilitado pra dar espessura) contornando o modelo no teto, fiz um teste aqui rapidinho e cheguei quase nesse resultado ai.
Ficou bom o do mental-ray Screaming. Que material voce usou?
A parede acho q foi um \'arch & design\', com o mapa de ambient occlusion no difuso, e a luz foi com o \'Architectural\', com a luminancia subida..

Eu tava fazendo com o Scanline e tava ficando até melhor q com o mentalray, q com o Scanline o objeto vai emitir luz mesmo, q nem no caso do Blender.. Mas deu crash aqui q deixei um parametro meio alto demais xd.. Vou abrir de novo aí depois posto uma dessa com o Scanline tbm..

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711081.

Total de membros registrados: 138565

Últimos membros registrados: Antonio Jorge, felipefariasss, rafacamposfp, slin, osteaction, NaturesGardenCBDKapselnde, hetherfley, Ankusi026.

Usuário(s) on-line na última hora: 1119, sendo 12 membro(s) e 1107 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: felipefariasss, rafacamposfp, jessicatorres, Jhio Design, SERPA, Luana Chen, Antonio Jorge, Rodrigo, JMDesign, marcio.alain, Alexandre Longo, Vlady.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.