No caso do V-ray, é uma luz do V-ray com um objeto como sendo o emissor de luz... A única questão é que não se tenha interpenetração do model emissor de luz com o model do teto/gesso/etc uma vez que isso causaria artefatos estranhos..
No mental ray, consegui já com o material do tipo \'Architectural\', com a luminancia do material.. Vou ver se eu faço um rapidinho aqui e edito aqui com a imagem..
@edit: Com o mental ray (segunda imagem).. O granulado aí é pq usei o ambient occlusion, q tava meio ruim os cantos (não uso muito o mental ray, etc..).. Mas usei o material \'Architectural\', com a \'Luminancia\' subida, num mesh de \'lampada\' (basicamente um toroide ou linha ali) pra dar esse efeito aí no teto e tal.. No caso do V-ray, da primeira imagem, a luz está realmente iluminando aquela cena (só tem aquela luz na cena), no caso dessa do mental ray, tem uma luz omni bem fraquinha em baixo pra cancelar a iluminação standard do 3ds.. aí vc poria a skylight portal.. Dá pra deixar bem mais forte essa luz aí do material, mas pro caso já achei bom.. Ela não tem um falloff muito suave então preferí deixar assim o que já dá dando um efeito aceitavel.. No caso aí (do mentalray), é muito mais pra efeito do que pra iluminação de fato, apesar de que está iluminando (mas ilumina meio \'mal\', por isso usei o ambient occlusion pra marcar os cantos (mas legal q aprendi o ambient occlusion com mental ray XD.. apesar de eu praticamente nunca usar o mentalray mesmo..)..
Vou tentar com o light tracer do scanline q lembro q dá pra fazer uma coisa bem bonita quase igual.. Vou testar com a mesma cena aí edito aqui :)..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..