Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

luis martins   Viana do Castelo Portugal - AC
gilson antunes   Curitiba - Brasil - PR
tagtm   Rio de Janeiro - RJ
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ

Portfólios Ver Mais

claudioinacio   Rio de Janeiro - AC
Alexei   Jaraguá do Sul

LÂMPADAS FLUORESCENTES: iluminação realista

Por: volt  

Em: 11/09/2014 15:43

Fiz uma outra usando agora GI e aumentando a intensidade das luzes da sanca de 15 para 30. Poderia até aumentar um pouco mais mas tem que ficar de olho no valor dos brilhos e principalmente na resposta dos reflexos para não criar aqueles \"fireflys\" indesejados. Eu deveria ter subido um pouco tbm o EV do exposure. Ficou mais clara que a com FG apenas. Isso é normal quando usamos GI. Mas enfim... com mais alguns ajustes daria pra chegar num resultado perfeito.

abrs!
Interessante essa técnica aí de \'cauda\' de luzes... Acho q daria pra fazer um script pra vc criar uma linha e ele por luzes a cada \'espaço\' da linha, etc.. Ou vc já fez isso? Ou criou as luzes e foi as movendo pros lugares corretos?

A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Olá ScreamingFox ,

Esse tópico está sendo bom pra fazer alguns testes e aprimorar. Na verdade sempre fiz sanca usando um monte de luzes com shape em \"point\". Daí a necessidade de criar muitas luzes. Com shape em point quase não muda o tempo de render. Mudando o shape para line, temos a distribuição mais uniforme comparada com qualquer outro modo ou luz do mentalray, mas o tempo de render aumenta. A skyportal responde de forma muito mais circular, concentrando mais luz no centro. No modo line a distribuição ocorre praticamente de maneira uniforme. Veja o quadro comparativo acima.

Isso me fez perceber que seria possível reduzir drasticamente o tempo de render. Uma vez que com uma luz photometric em modo de distribuição em \"line\" no shape, eu poderia utilizar uma quantidade bem menor de luzes para cobrir a área em questão.

A limitação do uso das luzes no mentalray corresponde à mesma limitação que temos no mundo real. Não dá para cobrir uma área de 10 metros, por exemplo, usando uma luz apenas. Não existe luz fluorescente com 10 metros de comprimento. Por isso limitei nesse teste ao tamanho de 1m para o shape de cada luz.

As luzes foram colocadas manualmente mesmo e copiadas como instância. Não leva muito tempo pra fazer tudo.

Depois de alguns testes, percebi que usando o modo difuse, com shape \"line\" e posicionando as luzes na sanca iluminando de baixo para cima, exatamente como faria uma lâmpada fluorescente posicionada no local onde normalmente é colocada tornou o resultado mais realista. Perceba que apesar do \"glow\", como eu ajustei os valores para não ultrapassar muito o valor 1 nos brancos de real pixels, não fica serrilhado como aconteceria se o valor dos brancos fosse muito alto.

A única coisa que usei como \"extra\" foi o cálculo de \"reflection prerejection\" do render optimizer que baixei no infinyty vision .de do thorsten hartmann. Em situações assim, com sancas e reflexos nos vidros se não usar esse cálculo aprimorado de FG os reflexos podem sair estranhos, com manchas.

É claro que numa situação de animação, usar apenas um material self ilumination e jogar um glare no render ou como pós também funciona, mas não tão realista como usando luzes e o resultado postado aqui é o render sem photoshop.

abraços


Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711085.

Total de membros registrados: 138572

Últimos membros registrados: Harmonycbdscare, Weyand, Timbos026, diaformula, PalamiteSa, GeraldoP, CINDY2024, Antonio Jorge.

Usuário(s) on-line na última hora: 923, sendo 1 membro(s) e 922 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Harmonycbdscare.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.