Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

goecking   Belo Horizonte
Gui Silva   cotia - SP
Fireworks   Jaraguá do Sul - SC
Ali   Caxias do Sul - RS - RS

Portfólios Ver Mais

Gilberto Martin   São José do Rio Preto, SP
IgorPamplona   Curitiba - PR
Bremer   Recife - PE
Daniel Almeyda   João Pessoa - Paraíba - PB

LÂMPADAS FLUORESCENTES: iluminação realista

Por: volt  

Em: 11/09/2014 15:43

Legal, vou continuar os testes aqui.
Com Scanline :)..

Dá pra fazer uma textura de \'mofo/bolor\' bem legal com esse Light Tracer..

@edit: To falando não que eu faria um render pra \'produção\' assim com Light Tracer até pq o Light Tracer vai ficar melhor com luz solar e tal... Mas pra renderizar um \'mofo\' com os parametros de qualidade mais baixas com light tracer e depois um de ambient occlusion pra fazer um \'dirt\' bem legal xd.. Vou ver se eu faço um templinho low usando essas coisas aí xd..

(Imagem 2): Outra com o Scanline.. na primeira já tinha aquele outro cubo só que ele tava sem o material pra emitir.. Neste tem um bounce a mais e mais samples, mas estranhamente demorou menos que o primeiro..

A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Então,

esse foi o resultado que eu consegui usando luzes (varios pontos alinhados) Photometric com distribuição \"web\" do tipo \"retangular_industrial_fluorescente_dual_T-8_32W_1782cd_www.3d1.com.br.IES\" que eu baixei daqui do 3D1, emitindo luz a partir de um shape \"line\" com comprimento de 1,25 m. Mas ainda não ficou realista como eu gostaria...
Se voce usa IES com frequencia da uma olhada nesse link abaixo, tem muita coisa la, voce pode ver o resultado de cada uma das IES antecipadamente. Na pagina la embaixo tem DESIGN DATA, ali voce pode baixar a IES relacionada, na vega pelo site que tem muita coisa, muito modelos gratuitos.

http://www.erco.com/products/indoor/swf-3circuit/stella-128/en/
É que as IES são feitas pensando nas lampadas delas (o IES é uma \'descrição luminotecnica\' de uma lampada)..

As luzes nas sancas ficaram legais até, mas talvez fique melhor com o material emissivo (até pra vc poder fazer com o formato q vc quiser, etc..)..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Muito boa dica JoãoFreitas! O site tem inclusive várias luminárias com a respectiva luz em MAX para baixar.

Concordo ScreamingFox. Vou tentar e posto o resultado aqui qdo tiver.
As luzes nos quadrados brancos são daquele tipo que fica \'por tras\' (por dentro etc..) de um plastico branco um pouco translucente? Se for, talez fique melhor com materiais tbm.. Aí então por baixo delas eu colocaria uma \'skyportal\'..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Tem sim muito coisa interessante, inclusive demonstraçao das luzes.
Uma luminaria boa, já com as IES dela e com materiais, é um asset q, pra mim valeria no minimo uns 200 conto cada um mas no minimo mesmo... :).. Vou ver esse site tbm, vlw João =D..


@edit: Mas, é.. Pensei agora mesmo e tal... Vc tá emitindo a luz a partir de uma linha, e, de fato, não existe luz de gas brilhante (essas de tubo, q tem um gas mágico q brilha branco quando eletrizadas) com os tubos curvos (a não ser os neons mesmo, etc.. ou luzes específicas mesmo).. Aliás até que existem mas são pouco praticadas.. Então.. Pra um caso desse típo aí no render, sua solução já tá ótima mesmo.. O ultimo render tá bem bonito quanto a essa luz na \'sanca\'.. Sugiro até q vc publique um tutorial ou making of do efeito e tal, etc.. :)..

Isso (essa questão, no render), vai passar também por uma questão do cliente, q vai ser essa questão luminotecnica realmente... Caso não sejam usados as luzes com tubos encurvados ou tecnologias como os \'fios led\' (fios de uma tecnologia de parceria brasil-italia-israel, esses fios ou tubos (versão mais grossa e forte (no sentido de força da luz)) emitem luz do proprio cabo (não são aqueles fios toscos com leds embutidos.. nesse caso, o proprio fio brilha.. etc..), ou seja, luzes retas mesmo, no seu render já tá o correto realmente.. :)..


No caso dos renders-estudo q eu fiz aí no tópico, vc vê q todos eles são com a sanca curvada.. No caso de uma sanca quadrada, a sua solução já tá bastante (pra mim até que plenamente) praticavel :).




@edit: Exemplo da tecnologia lá de fio (o proprio fio) emissor de luz.. Os mais grossos geralmente não tem mais que 3 metros e são bem mais caros.. Mas gastam muito pouco e emitem bastante luz e alem disso são muito \'amigaveis\' pra se por um dimmer (pra regular a intensidade de luz, etc..)..

Link (de produto, com a fotinha pra exemplificar... no caso é um cabo fininho.)
http://portuguese.alibaba.com/product-gs/hot-hot-high-brightness-neon-wire-flexible-neon-led-wire-for-decorate-672601961.html


A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Olá Volt, tudo bem?

Trabalho com o mentalray e quando preciso fazer uma sanca com luz embutida utilizo a técnica que vou mostrar a seguir.

A primeira coisa que devemos considerar é que independentemente do renderizador que você estiver utilizando, procure resolver a iluminação do seu ambiente sem considerar a luz da sanca. Iluminação de sanca, bem como spots com IES, no meu ver são efeitos de luz e se tentar se apoiar nisso para resolver sua iluminação o resultado dependerá de uma setagem muito alta de FG para ficar bom e nem sempre fica bom.

Modelei um ambiente parecido com o seu. Fechei todo para poder usar photons, apliquei um material borrado no piso, vidros e branco no teto e parede. Fiz também um material de placa de gesso acústico.

Otimizei a setagem do render usando o AA clássico e FG conforme as imagens. Sabemos que está indo tudo bem quando com setagens modestas não aparecem manchas nem artefatos. Observe que mudei para 32bits na aba renderer. É importante isso quando temos materiais com self ilumination. Quando clicamos com o botão direito sobre os pontos luminosos no frame buffer temos a quantidade de luz. O ideal é que um material auto-iluminado não ultrapasse muito o valor 1 senão acontecem os artefatos de granulado super brilhante em superfícies reflexivas.

Comecei minha iluminação com luzes área sob as sancas e nos lugares com iluminação embutida. Utilizei sombra com shape retangular e desliguei o specular de todas as luzes. Uma vez que teremos materiais self ilumination nas luzes o specular dela poderia causar um efeito duplicado.

Coloquei mais luzes como reforço para facilitar o trabalho do FG. Perceba que a setagem do self ilumination ficou bem fraca, mas o suficiente para obter iluminância pouco maior que 1. Não mudei nada a não ser o ev do exposure. E o teste de render ficou com uma iluminação bem distribuída. Para a sanca eu fiz um primeiro teste apenas com self ilumination, porém não fica como na foto que vc mandou como referência.

Para fazer iluminação de sanca como a sua referência no mentalray uma boa é usar várias luzes com shape em line e sem sombra. Assim vc pode colocar várias e não pesa muito no render. Tem que desligar o specular delas e utilizar valores bem modestos. Depois que eu terminei é que percebi que poderia ter reduzido pela metade as luzes, mas esse foi um teste rápido.

O bom desta técnica é que o resultado final chega sem uso de ies, você tem controle sobre a quantidade de luz (apenas observando o excesso no frame buffer) e as setagens de fg podem permanecer super modestas.

Se precisar usar AO, desliga do material Self ilumination. Nesta cena não usei AO, nem GI. Apenas FG. Com GI O render fica ainda mais rápido, mas leva um pouco mais de tempo para configurar.

abraços



Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707635.

Total de membros registrados: 135247

Últimos membros registrados: erickjapa, kadsanbva, moretzrence, Nahra026, Helgaella99, Girleide, glauciapaiva, OtavioOG.

Usuário(s) on-line na última hora: 585, sendo 21 membro(s) e 564 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Carla Franco, Fabio Amorim, pinart, Pedro Juliato, Nuno, Hot, Willmitnick, Roberto Trevelin, Allen Anderson, Paulo Rodrigues Lima, Gabriel.C, Thiago Couto, rodolfosantos3d, vanderabelo, Eber.Silva, erickjapa, rafa.carvalho, Reinaldo Silva, Le_Andro, Ronaldo Junior, Henrique Ribeiro.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.